Scroll Top

Audio High Tech Video Web

Codec H.264 será gratuito para sempre!

Curso de Manutenção de Celulares

Conforme confirmação do consorcio MPEG-LA, responsável pelo codec padrão usado numa vasta maioria de dispositivos, como dispositivos móveis, leitores de blu-ray, video games, computadores, entre outros. O H.264 é um padrão para compressão de vídeo, baseado no MPEG-4 Part 10 ou AVC (Advanced Video Coding) que foi lançado dm Maio de 2003. O padrão foi desenvolvido pela ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) em conjunto com a ISO/IEC MPEG que formaram uma parceria conhecida por Joint Video Team (JVT). A versão final, formalmente chamada por ISO/IEC 14496-10).

Este consorcio havia indicado no passado que o codec seria livre de royalties até ao dia 31 de Dezembro de 2015, levantando muita controvérsia sobre o que aconteceria depois dessa data, mas veio agora confirmar e deixar claro que ele irá continuar livre de royalties mesmo após essa data, para todos os videos de Internet transmitidos gratuitamente.

Então, todos os utilizadores o poderão usar livremente sem ter que pagar taxas por isso, ficando estas única e exclusivamente a cargo das companhias que queiram fazer negócio com este formato codec que já é padrão há bastante tempo (usado não só em videos digitais como nos formatos físicos Blu-Ray Disc).

Esta é uma optima noticia dado que o H.264 (lançado em 2003) é já um dos codecs mais usados nos dispositivos em geral e seria a aposta mais adequada para o HTML5 Video, evitando assim o uso de outros formatos e re-compressões para quando quiséssemos transmitir algo via internet gravado directamente nos nossos smartphones (por ex). Quem poderá não ficar contente com esta noticia é a Google, que apostou recentemente no WebM para torna-lo a alternativa mais viável a este codec. Este anuncio poderá ter também um forte impacto a rápida migração do Video HTML5 em substituição dos videos em Flash, suportado pela vasta maioria de browsers assim como smartphones atuais.

MPEG-LA “News Release” em PDF.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.