Curiosidades High Tech Notícias

O mau uso da tecnologia na Educação

Curso de Manutenção de Celulares

Atualmente sabemos que a tecnologia é algo importante na sociedade. Com ela fazemos coisas que nem imaginávamos fazer em épocas atrás. Ironicamente o mais interessante de tudo isso é que em épocas atrás, também não existiam alguns problemas.

Um exemplo sucinto e altamente verídico e atual é dentro de escolas do ensino médio e principalmente em faculdades e universidades é que a tecnologia está em todos os lugares, independente de sua ação e reação.

Em temporada de provas, todo ser que já foi ou ainda é aluno, sabe que sempre existiu o fato de “colar”. Antigamente havia uma maior criatividade em relação a isso. Existiam casos de fazer aquela “colinha” escrevendo na mão, no braço, na borracha, na carteira, na parede e até mesmo no pequeno pedaço minúsculo de papel, esse que era o mais comum entre todos. Além daquela olhadinha básica no amigo da frente, de trás e dos lados, havia também casos com criatividade extrema ou até mesmo absurda. Uma de escrever  na região da coxa e depois dar só uma puxadinha na bermuda para copiar o texto inteiro escrito nas pernas.

Tudo bem  que hoje essas “avançadas” técnicas daquela época estão ultrapassadas, pois todos os professores  que também já foram alunos, já as conhecem bem e ficam em alerta.

Mas e a tecnologia? O que tem haver com isso?

É simples, com a tecnologia  a modernização de técnicas primitivas de colar, foram recriadas em métodos a prova de falhas. Hoje, um aluno pode estar com um celular fingindo estar fazendo alguma conta de matemática na hora da prova,  quando na verdade, está trocando SMS com outro aluno obtendo troca de informações.  Mas não é só isso, hoje tem-se a grande vantagem de tirar fotos com seu aparelho celular do seu caderno, livro ou apostila com os conteúdos  principais e depois dar aquela olhadinha para o benefício total de uma Boa nota. Há também casos de troca de mensagens instantâneas com o próprio MSN Messenger para celulares onde é aí que tudo vira uma festa. Outro meio parecido é o sistema de troca de mensagens via Bluetooth onde-se mantém os mesmos benefícios parecidos.

Já vi casos onde o minúsculo pedacinho de papel escrito, usado durante décadas foi substancialmente trocado por um outro minúsculo pedaço de papel impresso.  Tem as temíveis calculadoras científicas, que por serem grandes  são um ótimo armazenamento para estes papéis  impressos de cola.

Neste mundo atual, a tecnologia ajuda e muito, mas como podemos ver, também atrapalha e muito também. Alguns estudantes e usuários dessas tecnologias a aprovam com total comodidade e facilidade em consumo do seu benefício, mas seus professores não. Muitos destes professores ainda estão despreparados com essa avalanche de facilidades e suas  tecnologias. Alguns até podem achar tudo isso insignificante ou não são sistematicamente enérgicos em relação a isso. Talvez por falta de conhecimento do que a tecnologia pode ter e fazer dentro de uma sala de aula. No final das contas, o efeito será sempre o mesmo de quem usufrui de uma cola, usando tecnologia ou não.

O bom seria coibir o uso de celulares em sala de aula em dias de provas e exames, mas com calculadoras já seria mais muito difícil devido ao seu uso em determinadas matérias, o correto mesmo seria atuar de um modo preventivo contra  total ação nesses novos  métodos e artes  de colar.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.