Clássicos High Tech Microsoft Windows

Você conhece o Windows 1.0 ? #Parte 1

Curso de Manutenção de Celulares

O Windows 1.0, como o próprio nome diz, foi a primeira versão final do Windows que na época foi vendida por $99 dólares. Este Windows na realidade não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface gráfica rudimentar que rodava sobre o ambiente DOS para o usuário.


Este sistema operacional, que foi lançado em 20 de Novembro de 1985, necessitava como recursos mínimos o MS-DOS versão 2.01 e incríveis 256 KB de RAM e claro um disco rígido. O MS-DOS conseguia suportar somente 1 MB de aplicações tentando mesmo assim criar um sistema gráfico multi tarefa.

Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.

Primariamente este Windows foi lançado em 4 disquetes de 360KB cada, contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controle, e o mais conhecido de todos, o Paint Brush, além de programas de comunicação.

Nesta altura ele já permitia a utilização do mouse, o sistema de janelas e de ícones. Como ainda era a versão 1.0 não suportava a sobreposição de janelas.

Uma coisa que ficou também na história, foi a publicidade feita para a TV por parte da Microsoft com Steve Ballmer, hoje o atual Presidente da Microsoft. (Quem diria hein?)

Artigos relacionados dos Clássicos escreveassim:

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

10 Comentários

  1. Renan disse:

    Olá, li sua matéria e gostei muito.
    #ficadica: Na frase onde fala sobre o lançamento do Windows, esta escrito "Primariamente" onde no caso deveria ser "Primeiramente".

  2. Christiano Augusto disse:

    Excelente postagem, e ainda reclamamos dos nossos computadores.Ninguém merece DOS!

  3. O Ruminante disse:

    Eu me lembro que quanto comecei a usar computador já estávamos no 3.11.

    Interessante o post!

  4. Você disse que "este Windows na realidade não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface gráfica rudimentar que rodava sobre o ambiente DOS para o usuário."

    E é assim até hoje…

  5. joao disse:

    Conseguía suportar somente 1 MB! Poxa! =S

  6. Rapaz e eu reclamando dos meus 320GB de HD oO !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.