Scroll Top

Clássicos Curiosidades High Tech Windows

Windows 2 – Esse você também não conhecia… #Parte 2

Curso de Manutenção de Celulares

Conforme eu havia feito uma matéria sobre o Windows 1.0 que você pode ver Aqui, continuo agora com a sua versão posterior, a versão 2.03. Lançada em 9 de Dezembro de 1987,  esta versão 2.03 do Windows prometia alguma inovações e um aspeto muito mais agradável que a primeira versão.


Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25 de 360 KB cada um. O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Destaque para o novo logotipo da Microsoft que ainda é o mesmo nos dias de Hoje. Rodando sobre MS-Dos, era um avanço tecnológico mas os computadores daquela época ainda eram muito lentos quando utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade.

Em relação com a versão anterior, esta foi uma versão bastante melhorada e superior que fez com que os computadores baseados em Windows se parecessem mais com um Mac.

Esta versão já tinha ícones para representar os programas e tipos de arquivos, e também já permitia a sobreposição de janelas (minimizar e maximizar), possuia também atalhos de teclado mais aprimorados e tinha um suporte superior para hardware de memória expandida.

Após a Apple ver estas melhorias significativas no Windows, e algumas delas muito semelhantes  ao seu Sistema Operacional, em 1988 a Apple abriu uma ação judicial contra a Microsoft alegando a quebra de um acordo de licenciamento feito anos antes em 1985.

A Microsoft, em sua defesa, alegou que foi esse próprio acordo de licenciamento que lhe deu o direito de usar recursos da Apple. Esse processo judicial arrastou-se durante 4 anos, deixando a  Microsoft vencedora contra esta ação. Wiki: Apple vs. Microsoft.

Além de todas as melhorias já comentadas, esta versão do Windows tornou-se viável para o desenvolvimento de outras aplicações, tais como o Excel e Word for Windows, Corel Draw, Ami, PageMaker, etc. E para as horas vagas, um super destaque para o jogo "Reversi".

As vendas do Windows 2.0 foram fortemente impulsionadas pelas versões do runtime (“Single Application Environment”), fornecidas na época por comerciantes independentes de software.

Existem três versões especiais do Windows 2.xx:

  • Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
  • Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386 que agora tinham a capacidade de processar simultaneamente várias aplicações do DOS na memória expandida.

Existe também uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, pouco conhecido e lançado em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers e suporte a Postscript.

Os requisitos deste sistema  operacional são:

  • MS-DOS 3.0
  • 512KB de memória RAM
  • Placa gráfica
  • Disquete de densidade dupla "5.25" ou disco rígido

Artigos relacionados dos Clássicos escreveassim:

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Luiz Fernando Segamarchi disse:

    Quando eu tive o meu primeiro computador, quem me vendeu perguntou se eu queria com ou sem mouse… Pouca gente conhecia o Windows…
    Estou saudoso daquele papel de parede de peças de xadrez. Você tem? Estou procurando na net, mas ainda não encontrei!
    Parabéns pelo site!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.