Scroll Top

Clássicos High Tech Linux Redes Tecnologia

Redes – Lembra do Novell NetWare ?

Curso de Manutenção de Celulares

O Novell NetWare é um sistema operacional para servidores de arquivos, desenvolvido pela Novell. Foi o primeiro sistema operacional tipo NOS (Network Operacional System) e o primeiro a possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras de maneira confiável e fácil de gerenciar nos PCs. Em 1983, quando as primeiras versões do NetWare surgiram, todos os outros produtos concorrentes na época eram baseados no conceito de compartilhamento comum ao acesso direto ao disco.  E o NetWare veio com um novo conceito muito simples: O compartilhamento de arquivos em vez do compartilhamento de disco.

Já no início dos anos 90, a Novell liderava esse mercado mudialmente com folga, chegou até a ter 70% de participação no Brasil.
Ao longo do tempo, a Novell foi perdendo espaço para o Linux e principalmente para as versões de servidores da Microsoft, como o Windows NT.

O Netware por padrão utilizava nativamente os protocolos IPX/SPX  (Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange) era um protocolo proprietário desenvolvido pela Novell, uma variante do protocolo de rede "Xerox Network Systems" (XNS). Portanto uma rede Novell, poderia ser nomeada como uma rede IPX e não como uma rede IP.


NDS – Serviço de Diretório do NetWare

O Novell Directory Services ( Serviço de Diretório do NetWare ) foi o serviço de rede mais importante fornecido pelo NetWare. O NDS mantém um banco de dados de informações sobre todos os recursos da rede e processa as solicitações de recursos de seus clientes. Ele localiza o recurso na rede, verifica o cliente e conecta o cliente ao recurso. Cada recurso da rede possui uma entrada de diretório, assim o NetWare cria uma rede simples e unificada, fornece um único ponto para acesso e gerenciamento a todos os usuários dentro da rede. Ele centralizava os acessos e auxiliava de forma espetacular o gerenciamento de usuários. O gerenciamento do NDS era um papel fundamental para o administrador.
Na verdade o NDS era um banco de dados global, que fornecia o acesso centralizado e gerenciamento das informações, dos recursos e dos serviços da rede rapidamente. Possuia uma sólida organização lógica dos recursos da rede e o mapeamento dinâmico entre os objetos e o recursos.

Estrutura de arvore de diretório

Era uma estrutura hierárquica que armazenava e organizava objetos no diretório. Essa estrutura era semelhante a árvore de estrutura do DOS. Composta pelos objetos [Raiz] e container.

O NDS por ser um serviço extremamente excelente e importante, foi "tido como base" para a Microsoft "criar" o Active Directory, longos anos depois com seu Windows 2000.

Segurança da Rede Netware

O NetWare também fornecia diversas melhorias da segurança para proteger sua rede e seus valiosos recursos, tais como:

  • Segurança de Login.
  • Segurança do sistemas de arquivos.
  • Segurança de servidores.
  • Segurança de impressão de rede.
  • Segurança do NDS.
  • Backup's.
  • Restrições das contas de usuários.
  • Alta Disponibilidade.
  • Desligamento ou Reinicializaçao do sistema somente em casos de queda de energia.

Os Erros estratégicos da Novell

Em meio a estratégias erradas, jogadas de marketing falhas e uma administração irregular a Novell via sua fatia do mercado diminuir rapidamente. Em 1995 a internet se popularizava e não cabia mais ao Netware utilizar os protocolos IPX / SPX , pois ainda em uso nos servidores, eles estavam mal posicionados para tirar alguma vantagem da Internet. Isto custou caro ao Netware que foi completamente ignorado para serviços de roteamento e acesso à Internet, deixando espaço para a Microsoft com o Windows NT consumir grande fatia do mercado. E seus usuários descontentes com o momento obsoleto do Netware, migraram para a interface gráfica do Windows, que era muito mais amigável visivelmente.

A Novell até tentou com as novas versões do Netware, já baseadas no protocolo IP. Mas nunca obteve o mesmo sucesso do passado. Apesar do Netware ter sido um excelente Servidor de Rede, e além de ter entrado para a  história, foi descontinuado pela Novell, que nesta época já havia perdido praticamente todo o seu mercado para as versões do Windows Server da Microsoft que já reinavam absoluto.

A revolução chega com um novo nome…

 

E em 2004, a Novell deu um passo fundamental na consolidação de seu histórico ao concluir a aquisição da alemã SUSE Linux Ag, fornecedora do Suse Linux, Sistema Linux líder na Europa, como uma das mais importantes distribuições comerciais do mercado.

Com o SUSE Linux, a Novell oferecia uma linha completa de soluções Linux, de servidor à estação de trabalho, incorporando grandes funções de sucesso do Netware dentro do próprio Suse Linux. Chamando "Open Enterprise Server" e apresentado em abril de 2005, foi considerado o primeiro grande passo da Novell para a mudança do sistema operacional nativo do NetWare para o Linux.

Quem realmente conheceu o Netware, assim como eu, sabe bem o significado e o peso que este nome carrega. Talvez eu tenha escolhido o Suse Linux /OpenSuse como minha distribuição padrão de Linux, devido ao meu conhecimento e adoração ao falecido Netware. 😉

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

6 Comentários

  1. Everton disse:

    Parabéns pelo artigo, excelente!

  2. Hermes disse:

    Belo artigo.
    Trabalhei com Netware 3.2 e 4.11 e realmente nunca conheci nenhum sistema operacional que chegasse aos pés do Netware.Hoje estou aqui usando Win2003 e baixando todo dia uma montanha de correções.

  3. André L. Cervi disse:

    Trabalhei com o Netware desde a versão 2.2, o melhor sistema de servidor de arquivos que existiu. Os Windows e Linux (Samba) não chegam perto dos recursos do Netware. Cade o atributo de bloquear a cpoia mas permitir a execução, hoje em dia muito necessario para evitar que funcionarios anexem arquivos aos emails e por ai afora com as outras vantagens que os sistemas atuais não tem. E mais lamentavel é que a Novell fechou foi vendida acabando com um dos melhores produtos de redes que o mercado ja teve.

  4. Marcelo Matos disse:

    Concordo plenamento com o amigo Adnré. Durante longos anos administrei servidores de rede novell netware iniciando pelo 4.11 e chegando ao 6.5 e confesso ter muito mais confiança nessa plataforma do que nos servidores microsoft que apesar de reinar no mercado simplesmente pelo fato de ser mais fácil de gerenciar por ser ambiente gráfico. Continuo implantando servidores netware para arquivos e não vejo a necessidade de utilizar microsoft.

  5. André Leirias disse:

    "Quem realmente conheceu o Netware, assim como eu, sabe bem o significado e o peso que este nome carrega." Isso é tão verdadeiro que sinto uma tristeza, pois estou para desligar o último servidor novell que conheço. Essa máquina trabalha desde que chequei na emprea (6 anos se passaram), nunca soube a senha do administrador (teria sido um caos, se eu precisasse). O netware cumpriu seu papel até hoje.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.