Scroll Top

High Tech Redes Telecomunicações Tutoriais

Redes – Sabe o que são endereços lógicos e endereços físicos ?

Curso de Manutenção de Celulares

No mundo das redes de computadores existem uma variedade de termos e muitos conceitos. Ao longo de alguns post's que temos publicado aqui no escreveassim, temos tentado explicar alguns desses termos e conceitos de uma forma que nossos leitores fiquem mais agregados com a área de redes de voz e dados.

Hoje o desafio é tentar explicar o que são endereços físicos e o que são endereços lógicos.

Relativamente à questão colocada neste post, a resposta é bastante simples. Quando falamos em endereço físico estamo-nos referindo ao endereço MAC (Endereço determinado pelo fabricante e associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede).

Endereços físicos

endereço MAC (Media Access Control) é definido como sendo um endereço físico de uma placa de rede, e é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Os primeiros seis caracteres identificam o fabricante (ex. Intel, 3com, broadcom, etc)  e os seis restantes identificam a placa em si. O endereço MAC é único no mundo para cada placa de rede (apesar de existirem ferramentas que possibilitam a alteração do mesmo), e é mantido na memória ROM , sendo posteriormente essa informação copiada para a memória RAM aquando da inicialização da placa. Há várias formas de representar um endereço MAC:

00-22-18-FB-7A-12
0022.18FB.7A12
00:22:18:FB:7A:12

Para visualizar o MAC associado em nossa placa (no Windows) podemos acessar as propriedades da mesma e conferirem o campo Physical Address

Para quem pretender observar o MAC Address através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig /all ou getmac.

Resultado:

Endereço físico     Nome de transporte
=================== ==========================================================
00-1F-D0-F3-C0-B5   \Device\Tcpip_{25E6719A-189F-4F96-AFBD-A8894EBC0262},
\Device\NwlnkIpx
00-40-F4-F3-DD-C4   Mídia desconectada
00-FF-91-06-DE-46   Mídia desconectada


Endereços lógicos

Quando falamos em endereços na área das redes, é normal associarmos imediatamente o endereço IP configurado em uma placa de rede. O endereço IP é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede.

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.
Os endereços IP representam-se da seguinte forma:

192.168.10.1
2.83.6.2
10.10.10.1

Para visualizar o IP associado a nossa placa (no Windows) podem acessar as propriedades da placa e conferir o campo IPv4 Address ou já na versão 6 do protocolo IP IPv6 Address.

Para quem pretender observar o endereço IP através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig

O endereço IP funciona na camada 3 (camada de rede) no modelo OSI, enquanto o MacAddress funciona na camada 2 (camada de ligação), no modelo OSI. Para quem quiser saber mais sobre o modelo OSI pode dar uma vista de olhos no nosso artigo Sabe o que é o modelo OSI?

Em Resumo…

Aproveitando aquilo que já foi referido, quando falamos em endereços físicos estamos nos referindo ao endereço MAC. Por outro lado, o endereço lógico é o endereço IP configurado em uma placa de rede.

Há sim uma “relação” entre o endereço físico e o endereço lógico? Claro que Sim. Mas iremos analisar essa questão em um futuro Post! 😉

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. johann disse:

    qual o endereço físico para a seguinte situação:

    2304:758BH

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.