High Tech Redes Telecomunicações Tutoriais

Redes – O funcionamento de um HUB

Curso de Manutenção de Celulares

Depois de recentemente termos apresentado uma matéria  sobre o modelo OSI (aqui), é hora de conhecermos o funcionamento dos principais equipamentos ativos dentro de uma rede. Para isso, vamos apresentar as principais especificações de um Hub e o modo de operar uma rede.

O HUB (ou concentrador de rede) é um equipamento que funciona na camada 1 do modelo OSI (camada física) Hub (do Inglês, "transmitir") ou Radiodifusão. É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. Sua principal funcionalidade a interligação entre computadores de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea. Quando recebe informação numa determinada porta, o HUB transmite esse informação por todas as outras portas, exceto por aquela que recebeu essa informação (flood), criando assim um único domínio de colisão e diminuindo a performance. Além disso, os Hubs apenas permitem comunicações em simultâneo entre dois pontos, isto é, se tivermos um PC A ligado a porta 1 e outro PC B a porta 2, e estiverem a comunicar entre eles via HUB, se o PC C ligado à porta 3 pretender comunicar com o PC D ligado a porta 4 terá de esperar que termine a ligação entre o PC A e o PC B (a comunicação é estabelecida por frações de tempo mediante o número de portas do HUB ativas).

Na ilustração abaixo mostra a diferença entre um Hub e Switch e sua segmentação dentre o domínio de Colisão.

Nesse sentido, alguns administradores designam o HUB de um equipamento burro uma vez que este não consegue e nem tem funcionalidades para guardar informação relativamente às máquinas (com base no Mac Address) que tem em cada porta, assim como acontece por exemplo nos switchs.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Eduardo F. disse:

    Apesar de ser "burro", o hub quebra um galho quando a utilidade é apenas compartilhar internet em casa, ou usar em pequenas empresas, para projetos maiores deve-se dispensar Hubs a qualquer custo, já que ele gera um tráfego intenso na rede.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.