High Tech Redes Telecomunicações Tutoriais

Redes – Conheça a classe dos endereços IP

Curso de Manutenção de Celulares

Um endereço IPv4 é formado por 32 bits que é o mesmo que dissermos que possui quatro octetos representados na forma decimal (ex: 192.168.0.1). Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.

Com o objetivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP. Geralmente denominadas de Classes: A, B, C, D e E.

Originalmente, o espaço de endereçamento IP foi dividido em estruturas de tamanho fixo designadas  de "classes de endereço". As principais classes são a classe A, classe B e classe C. Com base nos primeiros bits (prefixo) de um endereço IP, conseguimos facilmente determinar rapidamente a qual a classe pertencente de um determinado endereço IP.

De forma resumida sobre as classes de redes IP, criei a seguinte tabela:

N = Network
H = Hosts

Analisando as três principais classes (A, B e C) podemos verificar o seguinte:

A classe A possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits N.H.H.H) de um endereço IP identifica  a rede e os restantes 3 octetos ( 24 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe A – 120.2.1.0

A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits N.N.H.H) de um endereço IP identificam  a rede e os restantes 2 octetos ( 16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe B – 152.13.4.0

A classe C possui um conjunto de endereços que vão desde o 192.0.0.0 até 223.255.255.0, onde os três primeiros octetos (24 bits N.N.N.H) de um endereço IP identificam  a rede e o restante octeto ( 8 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe C – 192.168.10.0

Resumindo…

Endereços Classe A permitem menos redes mas mais hosts por rede, enquanto por exemplo endereços Classe C permitem mais redes e menos endereços disponíveis por cada rede. Espero que tenham percebido esta questão das classes IP e que a partir de agora saibam identificar qual a classe pertencentes a um determinado endereço IP.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

8 Comentários

  1. ariba ariba disse:

    muitchos thenquios

  2. RodrigoSt4l3y disse:

    Muito bom, mas observação:
    Os primeiros octetos da classe A vão de 1 até 126, pois o 127 é reservado!

  3. Ronny Andrade disse:

    Muito bom , Perfect !

  4. parabéns, bem resumido, fácil de entender
    obrigado por compartilhar.

  5. Ssd disse:

    D+ parabéns!

  6. diego disse:

    to precisandu muito mesmo.
    vai ajudar bastante.

  7. Luciano disse:

    Seu tópico esta muito bom e foi muito útil, estou cursando superior em redes e consegui entender melhor a referencia das classes de rede. obrigado

  8. adm disse:

    ajudou bastante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.