logo

Veja o novo logotipo HTML5 e conheça suas classes

A W3C (World Wide Web Consortium) anunciou hoje (19/01/2011) um logotipo HTML5 , no caso, seria uma identidade visual marcante para a plataforma web aberta e para suas novas funções que serão destinadas a informar ao visitante quais os tipos de recursos o site visitado contém.

Entre os avanços do HTML5 estão um maior suporte gráfico e integração com elementos de hardware, criação de aplicações na web com gráficos 2D e 3D, integração de busca por voz e até mesmo a movimentação de objetos na tela conforme se move o notebook, por exemplo.

Além do Logo do HTML5, há também um tipo de logotipo para cada função contida no HTML5. Em geral isto é uma forma de quem deseja dizer ao mundo que eles estão usando ou referindo-se ao HTML5, CSS, SVG e outras tecnologias usadas para construir aplicações na Web moderna.

A W3C mostra total incentivo aos pioneiros a usar HTML5 e fornecer feedback para o W3C HTML Working Group , como parte do processo de normalização.

De um modo interessante, mostro abaixo as simbologias do vocabulário do HTML5 distribuídas em 8 novas classes de identificação.

1. Classe: Semântica

Esta classe tem a função principal em dar sentido à estrutura semântica com o HTML5. Um rico conjunto de tags, atribuído ao conjunto de  microdados e microformatos, que permitirá uma Web mais útil e orientada a dados para ambos os programas, aplicativos e seus usuários.

2. Classe: Offline & Armazenagem

Aplicativos do HTML5 começarão mais rápido e também funcionarão mesmo se não houver conexão com a Internet, graças ao cache do App, que será em armazenado localmente, Banco de dados cadastrados, e APIs do próprio arquivo local.

3. Classe: Acesso a dispositivos

Com localização geográfica o  HTML5 ajudará os aplicativos desenvolvidos para dispositivos que não estão relacionados com seu navegador mesmo estando conectado ao seu computador.

4. Classe: Conectividade

Uma conectividade mais eficiente significa uma melhor comunicação em tempo-real, ou seja: Jogos muito mais rápidos e uma melhor comunicação via chat. Eventos enviados do servidor serão praticamente "empurrados com força total" de dados entre cliente e o servidor de uma forma muito mais rápida do que nunca.

5. Classe: Multimídia

Áudio e vídeo serão os cidadãos de primeira classe na web com  HTML5, vivendo em harmonia com as suas aplicações e sites. Então… Luzes, câmera, ação!

6. Classe: 3D, gráficos e efeitos

Entre o SVG, Canvas, WebGL, CSS3 e recursos 3D, você está certo para surpreender os seus usuários, com efeitos visuais deslumbrantes originalmente apresentado no browser com suporte a HTML5, claro!

7. Classe: Desempenho e Integração

Faça a seu aplicativo web, muito mais rápido com uma variedade de técnicas e tecnologias de integração. Nenhum usuário vai mais esperar olhando para um relógio.

8. Classe: CSS3

O CSS3 oferece uma vasta gama de estilos e efeitos, reforçando a aplicação web sem sacrificar a sua estrutura semântica ou desempenho. Além disso Open Web Font Format (WOFF) oferece também a flexibilidade e controle tipográfico muito além do que a web tem oferecido antes do HTML5.

No site w3.org você pode criar um logotipo personalizado que mostra o que você tem da tecnologia HTML5 e inserí-lo ao seu site, mostrando à todos quais as classes e tecnologias que seu Blog/Site contém do HTML5.

Eu já criei o meu utilizando o construtor do próprio site, acesse e crie o seu também! 😉


HTML5 Powered with Connectivity / Realtime, and CSS3 / Styling

Resumindo…

Apesar de não estarmos utilizando 100% do HTML5, esta evolução da linguagem padrão para web pode eliminar a necessidade de plug-ins para aplicações multimídia em navegadores. Enquanto a versão final está prometida para 2012 podemos nos aprimorar na linguagem e aos poucos ir inserindo o padrão em nossos sites e blogs. Com a disponibilização dos logos e imagens, acredito que ficará muito mais fácil a correção de problemas específicos tratando-se de incompatibilidade. É isso aí, rumo ao futuro! 😉

Site do Projeto Site W3C:  W3.org
Site do Projeto Site: HTML5: HTML5

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Fechado para Comentários.