logo

Crie um livro de artigos da Wikipedia e baixe em PDF

A Wikipédia é sem dúvida uma das melhores fontes de conhecimento na web. Há mais de 3,5 milhões de artigos na Wikipedia que é 1.488 vezes mais do que algumas das melhores Enciclopédias Mundiais. Lá encontramos muitas informações interessantes sobre qualquer tipo de assunto. Se você quiser ler alguns verbetes, tópicos e afins em modo off-line, a Wikipedia, disponibilizou recentemente um novo modo de leitura expandindo as fronteiras para fóra do ambiente Web.

Na página inicial do site, há agora o botão “Criar um livro”. Depois de clicar, o usuário pode criar um livro personalizado, adicionando verbetes – pelo link “Adicionar página ao livro”. Cada vez que escolher nesta opção, o verbete em exibição no momento é adicionado. O número de páginas do exemplar é mostrado no menu ao lado esquerdo da tela e atualizado automaticamente.
A Wikipedia disponibilizou também uma opção para criar uma impressão de cópia das páginas da própria Wikipedia, deste modo podemos escolher nossos artigos, adicioná-los e criar uma cópia impressa a partir deles.

As páginas do livro podem ser organizadas por capítulos, trocadas de ordem ou retiradas. Ao terminá-lo, o usuário pode escolher o título de sua obra. O livro pronto pode ser salvo em PDF, compartilhado com amigos na rede ou até mesmo impresso.

No contexto da ferramenta de "criar livro", o livro é uma coleção de verbetes da Wikipédia que o usuário pode escolher e adicionar individualmente. Desta forma pode-se criar um livro personalizado com as páginas wiki e posteriormente escolher uma das seguintes opções:

  • Baixar o livro no formato PDF
  • Baixar o livro no formato OpenDocument
  • Encomendar para impressão no site PediaPress, sendo posteriormente entregue via correio.
  • Compartilhar o livro neste site para que outros usuários também possam baixar ou encomendar a impressão do livro.


A editora PediaPress que é a responsável pelas versões impressas. Ao escolher essa opção, o usuário é redirecionado para o site da companhia, no qual pode customizar a capa, escolhendo a cor, título, subtítulo e imagem de acordo com sua preferência.

Andei verificando os preços e o valor sai em torno de $ 7,90 dólares para um livro de até 100 páginas. O limite é um livro de 500 páginas no máx. Se você quiser mais do que isso, então você terá que criar um outro livro.
Desta forma, você pode criar uma cópia dos artigos da Wikipedia e tê-lo como um livro ou simplesmente fazer o download dessas páginas wiki em um formato PDF ou ODF para lê-los offline mais tarde.

Abaixo um Vídeo mostrando Wikipedia Book Creator (Criador de Livros) em ação (Inglês).

Resumindo…

Conceber, criar e desenvolver um bom artigo são atividades que trazem uma grande satisfação àqueles que contribuem a Wikipedia, especialmente se o artigo vier a ser considerado como um dos melhores artigos da Wikipédia! E esta nova ferramenta de "Criar Livro" é uma idéia fantástica que nos proporciona a leitura em qualquer local, independente de estar ao PC ou ao Celular. Se tiver alguma dúvida, há também uma página de ajuda explicando com exatidão todos os tópicos deste novo Serviço. Experimentem! 😉

Site do Projeto Site Wikipédia: Wiki
Site do Projeto Site Ajuda Wikipédia: Ajuda

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Fechado para Comentários.