Scroll Top

Arquivos Clássicos Games High Tech Internet Microsoft Programas Windows

Clássicos escreveassim – Original Prince of Persia (1989)

Curso de Manutenção de Celulares

Se você acha que conhece o game Prince of Persia desde seu "início" em 2003 com Prince of Persia: The Sands of Time, então vou informar que você está errado meu amigo. Conheci Prince of Persia o game original, na mesma época em que ter um computador com 16Mb de memória RAM era coisa de gente afortunada!

O game Prince of Persia ou simplesmente Príncipe da Pérsia no Brasil, foi um jogo de aventura, desenvolvido por Jordan Mechner em meados de 1989 para Apple II e na sequência já em 1990, foi portado para o padrão IBM-PC (DOS).

Na época o jogo apesar de ser à primeira vista meio repetitivo, conseguiu surpreender e cativar a todos que o jogavam. Isto foi conseguido intercalando quebra-cabeças muito inteligentes e armadilhas mortais ao longo de todo o caminho que o príncipe deveria tomar para completar o jogo.

O jogo é fixado na cidade "Ancient Persia" e sua história é elaborada entre o sultão que está lutando na guerra em uma terra estrangeira e seu conselheiro Jaffar.  Na ausência do sultão, Jaffar então toma o poder e seu único obstáculo ao trono é a filha do sultão. Então Jaffar tranca a bela moça em uma torre e ordena que ela, sob pena de execução se torne sua esposa e então é jogada para as masmorras do palácio.

É aí que entra o protagonista adorado pela princesa e pronto para resgatá-la (que não é o Mário), o mesmo protagonista que até hoje não possui um nome no jogo. Para ganhar o jogo, o jogador deve levar  o protagonista para fora das masmorras até a torre do palácio, derrotando Jaffar e libertando a princesa. Tudo isso em menos de 60 minutos.

Anos mais tarde, a empresa Ubisoft comprou os direitos da série e iniciou a produção de mais um novo título com o nome de: Prince of Persia: The Sands of Time, que foi lançado em 2003, e em 2010 virou filme. Este é o game que a maioria do jovens conheciam como sendo "o primeiro" Prince of Persia.

Resumindo…

Esta versão que apresentei acima, não possui nenhum tipo de efeito em 3D e nada de correr pelas paredes. Mesmo sem estas características dos jogos mais atuais da franquia, Príncipe da Pérsia de 1989/1990 é um jogão. Aqui o jogador precisa apenas pensar e ser inteligente o bastante para resolver os quebra cabeças e sentar a espada no bucho de quem se opor em seu caminho. Abaixo disponibilizo o link de download do jogo para Windows 32bits. Agora você já pode matar toda a saudade deste game. 😉

 

Artigos relacionados dos Clássicos escreveassim:

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais: Windows XP / Vista / 7 [x86]
Faça o Download Aqui! Download: Prince of Persia

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

12 Comentários

  1. Geter Tel disse:

    Esse é o jogo mais legal que já joguei no PC, eu até baixei recentemente pra matar saudades!
    Queria saber se fizeram outro na sequência desse, porque os que produziram recentemente perderam a característica do original, que era o grande lance!

  2. Reginaldo Ornellas disse:

    Hahaha, mto bom. Joguei mto esse Prince of Persia, e outros ótimos jogos da época. Bons tempos.

  3. Kadu disse:

    CARA ESSE JOGO FEIZ PARTE DA MINHA INFANCIA!!!! ANIMAL!!!

  4. Glenn Hummes disse:

    P.S.: Muitos nos comentários dizem que tinham o CD do jogo… gente. PoP era executado no DOS, e vinha em um único disquete. Vocês estão falando de uma versão que não tinha nada a ver com algumas que apareceram anos depois, que era uma modificação do original de Jordan Mechner, incluia mais cenários e mais desafios que o original.
    Eu jogava em 1987 num Apple IIe e depois em um 286 executando o DOS 2.1… era muito mais divertido do que as versões posteriores.

  5. Glenn Hummes disse:

    Esse Prince of Persia foi um exercício de criatividade de Jordan Mechner, que não sabia como desenhar, por isso, utilizou uma câmera e gravou seu irmão David fazendo os movimentos, para passar para o jogo original:
    http://www.youtube.com/watch?v=WAjRNU3DbSY
    Parabéns pelo post!!!

  6. Monhinha Azevedo disse:

    Eu tentei jogar… Quando compramos nosso 1º P e não tínhamos telefone pra colocar net… rsrs
    Depois q comprei um cd com aqle jogo de dança (q não lembro o nome) – q no PC se joga com os dedos (dããã)- esqci geral do Principe da Persia.

  7. prih disse:

    eu tenho o cd desse jogo ate hoje em casa
    quando eu era criança eu consegui zera-lo
    mas agora não consigo passar da 2fase
    rrss

  8. Lucas disse:

    Nossa, saudades desse jogo…
    um dos primeiros jogos que joguei =)

  9. gabriel disse:

    pra jogar é so ir no vnes o emulador online do nes
    http://www.virtualnes.com/

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.