Scroll Top

High Tech Notícias Redes Tecnologia Telecomunicações Tutoriais

Redes – Você sabe o que é uma VLAN?

Curso de Manutenção de Celulares

Devido aos crescimento e complexidade das redes de computadores, é muito comum nos dias de hoje as redes físicas serem constituídas por várias redes lógicas, denominas de VLANs. Uma VLAN é basicamente uma rede lógica onde podemos agrupar várias máquinas de acordo com vários critérios (ex. grupos de usuários, departamentos, tráfego e etc).

As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um roteador ou outro equipamento capaz de realizar o encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas.

Mas porquê ter VLANs em uma rede?

Quando me questionam sobre o que é uma VLAN, começo sempre por dar um exemplo. Imaginem por exemplo que foram contatados para montar uma rede em uma Universidade. Considerando que vamos ter usuários/serviços/perfis distintos (ex. Apoio à Direção, pessoal da contabilidade, pessoal dos recursos humanos, externos, etc) se conectando à mesma rede física, é importante que as máquinas estejam em redes separadas (mesmo estando ligadas no mesmo switch ou mesmo segmento de rede). Não faz sentido (essencialmente por questões de segurança), que um usuário (ex. um aluno), se ligue à mesma rede onde estão os usuários que fazem parte do serviço da contabilidade.

Vejam o seguinte cenário para um edifício: 3 grupos distintos de usuários que pertencem a contabilidade, gestão de recursos humanos e apoio à direção. Os usuários dos três serviços encontram-se distribuídos pelos andares no mesmo edifício, mas em termos de rede (uma vez foram configuradas VLANs), encontram-se na rede (VLAN) definida para cada serviço.

A comunicação entre usuários de serviços diferentes só é possível, se configurado o encaminhamento no roteador.

A constituição de VLANs numa rede física, pode dever-se a questões de:

  • Organização – Diferentes departamentos/serviços podem ter a sua própria VLAN. De referir que a mesma VLAN pode ser configurada ao longo de vários switchs, permitindo assim que usuários do mesmo departamento/serviço estejam em locais físicos distintos.
  • Segurança – Pelas questões que já foram referidas acima, ou por exemplo para que os usuários de uma rede não tenham acesso a determinados servidores.
  • Segmentação – Permite dividir a rede física, em redes lógicas mais pequenas e assim tem um melhor controle/gestão a nível de utilização/tráfego.

Para finalizar, apenas referi que podemos configurar várias VLANs num mesmo switch criando assim vários domínios de broadcast  – o tráfego de uma VLAN não é enviado para outra VLAN. Para que tal aconteça é necessário que haja encaminhamento (por exemplo através de um roteador).

Resumindo…

Espero que tenham percebido o conceito de uma VLAN, e caso queiram colocar em prática podem sempre consultar a data sheet dos vossos switchs para saber se suportam VLANS.

Existem ainda outros conceitos dentro do assunto das VLANs como por exemplo VTP, trunking (protocolo 802.1Q ou ISL da Cisco), subinterfaces, etc. Espero trazer estes temas em próximos artigos aqui no escreveassim ;).

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

3 Comentários

  1. Pedro disse:

    bom, aqui na empresa que trabalho, tem Vlans mais nunca usei por que o cara que faz essa parte aqui, não repassa essa parte pra mim. gostaria de saber como posso dominar e configurar Vlans e como posso mapear a rede da minha empresa.
    hája vista que ele é contratado, e eu sou funcionario da parte tecnica de informatica so que meus conhecimentos em rede é limitado. desde já agradeço a ajuda dos amigos.

  2. Z.zee disse:

    Muito bom o POST.
    Me ajudou muito!
    E q o conhecimento continue se disseminando por meio de pessoas assim como vc!

    Parebens amigao…

    Abraço

    • Rafael Russo disse:

      Obrigado amigo, ficamos felizes por ter gostado da matéria. Volte sempre aqui no escreveassim, pois traremos muito mais conhecimento sobre redes de computadores e tecnologia. Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.