Clássicos High Tech Internet Programas Web Windows

Clássicos escreveassim: Lembra do ICQ ?

Curso de Manutenção de Celulares

Se hoje você utiliza algum comunicador instantâneo para conversar enquanto está online, você deve agradecer a um grupo de 4 israelenses que em 1996 tiveram a simples idéia de criar um programa para Windows que garantisse uma comunicação instantânea entre usuários deste sistema. Pois o próprio sistema operacional da Microsoft ainda não incluia este recurso no início da internet e muito menos a tecnologia necessária para localizar e conectar os usuários.


Foi aí que este grupo Israelense criou o primeiro comunicador instântaneo, o ICQ. O nome do ICQ é uma brincadeira com a frase em inglês "I seek you" que significa "Eu procuro você" onde é uma adaptação do código Morse "CQ", que significa "chamar qualquer estação".

A primeira versão do ICQ foi lançada exatamente em 15 de novembro de 1996 em fase beta, para sistemas com Windows 95 e NT 4 e se tornou o primeiro comunicador instantêneo do mundo com sua tecnologia patenteada, onde suas características permitiam o envio de mensagens de texto, chats multi-usuário, diário gratuito limitado, emoticons e sons personalizados.

O software permitia diversos recursos, até mesmo o celular que não era um apetrecho muito comum na época, o ICQ também permitia o envio de mensagens SMS. Além destas características haviam jogos multiplayer, histórico de pesquisa e transferências de arquivos. Uma qualidade do ICQ que também fez muito sucesso na época, era a possibilidade do envio de mensagens para usuários que estavam off-line, assim como temos hoje no Messenger/Live da Microsoft, só que isto aconteceu mais de 10 anos antes da função ser inserida pela Microsoft em seu programa.

Seu único ponto negativo em suas primeiras versões, era o fato de não ter suporte para imagens de divulgação da foto do usuário por exemplo. Função quase não muito necessária, pois ter uma foto sua no computador não era muito fácil de se obter na época.


Para utilizar o ICQ era necessário baixar o programa onde o mesmo disponibilizava um registro rápido onde você adquiria o famoso UIN (Número de identificação único), ou "Número do ICQ" que era um código de identificação (que todo mundo sempre esquecia) onde outros usuários e amigos poderiam nos encontrar e adicionar para realizar as conversas em tempo real.

O sucesso do ICQ foi estrondoso e em pouco mais de 3 anos desde seu lançamento o ICQ tinha 38 milhões de usuários ativos por todo o mundo. Devido a este sucesso o ICQ ganhou inúmeros prêmios, um deles foi por ter sido o software mais baixado da década e outro por ganhar o primeiro lugar entre os melhores downloads do ano de 2000.
Anos mais tarde os usuários do ICQ foram migrando para um concorrente bem conhecido atualmente e seu declínio deve-se ao fato da Microsoft agir agressivamente com seu produto concorrente, o Msn Messenger que se encontrava nas versões 6.0/6.2 (pessoalmente, o 6.2  foi o melhor até hoje) que era integrado ao serviço de e-mail Hotmail, onde mesmo sendo muito simples, já continha maioria dos recursos ÚTEIS que atualmente temos hoje, conquistando assim a enorme quantidade dos usuários do ICQ.

Após passar por diversas aquisições de empresas, hoje o ICQ apesar de não fazer o mesmo sucesso do seu passado, ainda continua vivo em alguns países como Rússia e Ucrania. Além da possibilidade de integração com o Twitter e Facebook, há também um app disponível para Android e IPhone assim como suas versões desktop para Windows e Mac.

Eu tenho saudades do ICQ, pois há 10 anos atrás quando eu ainda o utilizava, lembro que foi uma época em que conversar e conhecer pessoas pela internet ainda era legal. Agora me diga… você já usou o ICQ ? 😉

Site do Projeto Site: icq.com

 

Artigos relacionados dos Clássicos escreveassim:

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.