High Tech Internet Notícias Tecnologia Telefonia

Novo record de 26 Terabits/s para transmissão de dados

Curso de Manutenção de Celulares

Enquanto navegava pelo site da BBC, reparei numa notícia que anunciava um novo record relativamente à transferência de dados através de fibra óptica. A nova tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Karlsrushe, na Alemanha, conseguindo assim atingir uma marca notável de 26 terabits/s, usando apenas um único feixe de luz num cabo de fibra óptica.

Segundo informações, o “truque” para conseguir tais velocidades de transmissão deve-se à aplicação de transformadas (rápidas) de Fourier (muito usadas para processamento de sinais), que permitem dividir um único feixe de luz em mais de 325 cores diferentes. A informação é codificada recorrendo a técnica de Multiplexação por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM) permitindo assim cada cor transportar a sua própria informação.


Lembramos que o record anterior pertencia ao mesmo grupo de investigadores, liderado pelo professor Jürg Leuthold, que no ano passado tinham conseguido atingir a marca dos 10 terabits/s.

Segundo o professor Jürg Leuthold, "com um 26 terabits por segundo é possível por exemplo transmitir até 400 milhões de ligações telefônicas por segundo". Para atingir esta marca, foram produzidos processadores ópticos que têm a capacidade de ler e decodificar com sucesso toda a informação.

Segundo os responsáveis por este projeto, este é sem duvida mais um passo para se conseguir atingir a denominada “Internet Terabit”, onde a transmissão de dados é realizada com velocidades “supersônicas”.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.