Scroll Top

Android Apps Celulares Google High Tech Internet Telefonia Tutoriais Utilitários

Faça acesso Root no Samsung Galaxy S II (GT-I9100)

Curso de Manutenção de Celulares

Para termos um mundo recheado de novas funcionalidades em nossos celulares Android, independente do fabricante é necessário obter o acesso Root para que consigamos instalar certos aplicativos para tarefas mais específicas.

O Android, como um SO (Sistema Operacional) Linux, baseado em sistemas Unix, ao ser comercializado para terminais e dispositivos móveis é adaptado pelo seu fabricante ou pelas operadoras, onde é-lhe bloqueado o acesso "root" devido questões unicamente de marketing!


Sim, apenas marketing… O usuário, não podendo evoluir e melhorar da forma que pretende o seu SO "open-source" que usa, para cumprir "o contrato de permanência ou fidelização" (conhecido como garantia) fica preso normalmente a uma versão de software as vezes até desatualizada, (Hello Moto) de forma a ser incentivado futuramente à compra de um novo smartphone de forma a ter acesso a uma nova versão do Android mais atualizada.

Mas afinal… a questão do acesso "root" não é a segurança?

Talvez, mas não é definitivamente a principal relevância do assunto.

Todos os motivos que levam a desbloquear o acesso "root" estão associados à melhoria da experiência e usabilidade do Android e do smartphone inerente, permitindo fazer uma enorme quantidade de tarefas adicionais. Para isso apresento a todos como realizar acesso root em seu Smartphone Samsung Galaxy S2 / GT-I9100.

Iniciando o acesso Root

Antes de qualquer coisa, verifique se seu aparelho possui algum bloqueio feito pela operadora, para isso, clique no botão para Chamadas (como se fosse discar um número qualquer para realizar uma ligação) e digite:

*#7465625#

Para darmos início ao procedimento será necessário baixar e instalar o próprio software Kies da Samsung (no final do post) para que o mesmo instale os drivers necessários do Galaxy S2 no PC. Tenha em mente que você também precisará de:

  • Um PC com o Windows XP/ Vista / 7.
  • Cabo USB do Galaxy SII.
  • Bateria do SGSII Carregada em 100%
  • Programa Odin.
  • Firmware XWKDD.tar para Galaxy SII.
  • Programa SuperOneClick ou S2 Root
  • Dispositivo USB em modo de depuração: Vá em Configurações >> Aplicações >> Desenvolvimento >> USB debugging.

Após ter instalado o software Kies, reinicie seu computador para evitar possíveis problemas. Após o reinício, conecte o cabo USB em seu Samsung Galaxy S2 e deixe que sejam instalados os drivers necessários.

Agora abra o programa Odin (Link p/ download no final do post) e veja se o Galaxy SII é identificado como na imagem abaixo:

Se deu tudo certo, reinicie seu dispositivo em modo de Boot/Download. Para isso para isso, ainda conectado via cabo USB, desligue o Galaxy S 2 e em seguida ligue-o novamente pressionando e segurando as teclas de volume Down (para baixo), Home e Power tudo ao mesmo tempo até aparecer a tela indicada na imagem abaixo.

Se tudo ocorreu bem, abra o Odin novamente e verifique se o Galaxy SII está conectado. Marque as opções nas caixas de seleção "Auto reboot" e "F. Resey Time"  e não altere mais nada! Agora clique no botão "PDA" e selecione o arquivo "WKDD_insecure.tar" que não precisa ser descompactado ou extraído, em seguida clique em "Start". Agora o ODIN irá realizar um flash no firmware de kernel e depois reiniciará o celular. (Se o celular não reiniciar automaticamente, reinicialize de forma manual após o término da tarefa de flash.)

[notification type="alert"] Devido a alguns relatos de usuários, o método abaixo feito através do software SuperOneClick, poderá travar ao fim da execução variando na realização da tarefa e por fim tendo casos de sucesso ou não como a maioria.
Para evitar isso, pule esta etapa e faça o procedimento através do software S2 Root mostrado mais abaixo. [/notification]

Via SuperOneClick

Após reiniciar seu Galaxy S2, abra o programa SuperOneClick e apenas clique em "Root" depois aguarde…

Após o término seu telefone será reiniciado automaticamente. Atenção nesta parte, pois o processo pode demorar um pouco além do normal, não se desespere e apenas aguarde! (Se não reiniciar automaticamente, reinicialize de forma manual após o término da tarefa de root.).

Via S2 Root

Lembre-se que para ter o S2 Root funcional, em seu Windows precisa estar instalado o Microsoft .NET Framework 4.

Após reiniciar seu Galaxy S2, abra o programa S2 Root e clique no botão "Root Device" e espere o processo terminar. Seu aparelho irá reiniciar automaticamente no fim.

Após a última reinicialização, instale o aplicativo (apk) Superuser procurando no Market do Android ou pegue Aqui!

Se tudo der certo, tanto pelo S2 Root quanto pelo SuperOneClick o seu dispositivo já estará apto a receber diversos aplicativos que necessitam poderes de super usuário como estes mostrado aqui e aqui.

[notification type="success"] ATENÇÃO: Este Firmware é somente para roms Gingerbread 2.3. Este processo não irá alterar sua ROM. A única alteração será feita na substituição do próprio Kernel onde será trocado o Kernel original para um Kernel "Rooted". Após a última reinicialização do dispositivo já na tela de boot, se aparecer um Triângulo Amarelo com um Sinal de Exclamação, seu Samsung Galaxy SII já estará com poderes de Super Usuário (Root). [/notification]

Resumindo…

Pensando nas vantagens de fazer root com as imensas restrições impostas pelas garantias do fabricante ou das operadoras, estou convencido que compensa *sempre* desbloquear / "rootear" um aparelho. Mas lembre-se FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais: Android
Faça o Download Aqui! Download Pack: Odin+SuperOne+XWKDD+S2Root
Faça o Download Aqui! Download Kies: Samsung Kies
Faça o Download Aqui! Senha: escreveassim

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

106 Comentários

  1. Tulio disse:

    Rapazeada. Tudo é muito mais tranquilo do que parece. Perdi muito tempo me preocupando com as consequências e riscos de fazer esse procedimento. É tranquilo e se demorar mais de 5 minutos é melhor fazer de novo pra pegar prática. Hehehe.

  2. Andre disse:

    ola eu gostaria de sabe se isso da certo no galaxy mini, obrigado

  3. Henrique disse:

    Pessoal…uma dúvida… só funciona no i9100? é que eu comprei nos EUA o último modelo que saiu o T989 e queria saber se dá pra fazer o mesmo esquema com esse aparelho também…
    E outra mais nada a ver… por acaso isso já desbloqueia para todas as operadoras também ou não!?!? tem algum esquema?!!
    Valeu!

  4. Alberto disse:

    Como posso remover uma foto que coloquei como papel de parede da tela de bloqueio do celular samsung galaxy s 2?
    Já deletei o arquivo mas mesmo assim continua lá a foto.

  5. Everton de Paula disse:

    O root do meu aparelho ocorreu, tudo certo, porem me surgiu uma duvida ao ler a postagem do nosso colega Tulio, gostaria de saber se existe uma forma de tirar o triangulo amarelo da tela inicial, caso eu tenha que levar a alguma autorizada ou coisa do tipo.

    Desde já agradeço pela atenção!

  6. Xande disse:

    No campo ID:COM o serial do meu esta esse ae -> 0:[COM20] e o da sua imagem é -> 0:[COM9] posso dar sequencia mesmo assim?

  7. Everton disse:

    Segui os passos porem caiu num buraco negro, o oneclick trava e o S2 Root diz que meu aparelho não está conectado, estou em modo debug e tudo o mais, mas ele simplesmente não reconhece o aparelho… estou com o Kies Instalado

  8. RIVALDO disse:

    Amigos preciso de ajuda comprei o samsnug galaxy SII, e tentei instalar o KIES no meu PC, para sincronizar os conatatos etc… Meu PC tem o sistema operacional Windows 7 / 64 bits, todas as vezes que tento instalar o Kies, ele mostra uma mensagem que o drive não foi instalado com sucesso. Como devo proceder?

  9. Bernardo disse:

    acompanhei todas as indicações listadas no tutorial e o telefone está devidamente rooteado. Grato!

  10. Tulio disse:

    Depois de muito camelar, descobri, por meus próprios meios, a resposta para as perguntas que fiz anteriormente.
    O kernel CWM (ClockworkMod) foi feito especialmente para fazer restaurações, recuperações e manutenções no celular, quando o kernel original não permite. É uma pretensão mais ampla do que simplesmente tornar-se Root do sistema. Conforme visto aqui: http://www.addictivetips.com/mobile/what-is-clockworkmod-recovery-and-how-to-use-it-on-android-complete-guide/
    A ferramenta de recuperação original de fábrica somente permite resetar as configurações originais de fábrica e fazer o “reflash” da ROM original em formato ZIP. Só isso e nada mais. O CWM oferece mais que isso. É tanta coisa que é melhor ler o artigo mencionado acima.
    O kernel recomendado acima, o XWKDD, é um kernel inseguro feito especialmente para dar root em Galazies S II especialmente feitos para o Reino Unido. Mas pelo visto funciona nos aparelhor vendidos em outros países como o nosso. Ou seja, ele é voltado exclusivamente para conseguir instalar as ferramentas necessárias para tornar-se root. Após tornar-se root, ele se torna obsoleto. Pode restaurar o kernel anterior para tirar aquele triângulo que aparece.
    Para baixar o kernel original, e não a imagem completa, pode baixar aqui: http://www.multiupload.com/3P5AEHVIA6
    A senha é intratech@XDA e é só fazer exatamente o mesmo procedimento que foi feito para instalar o kernel inseguro para restaurar o kernel original, sem perder o privilégio de root, pois as aplicações necessárias para ser root já estarão instaladas (S2 Root e SuperUser). E o triângulo vai embora. Qualquer kernel, portanto, serve para ser root, mas o CWM tende a aumentar o desempenho do aparelho, pois desativa algumas funções, como as de log (logcat, Kernel debug, Samsung debug, CONFIG_FTRACE). Ele também é compilado com otimizações, com algumas configurações diferenciadas para o processador, o que melhora a responsividade. Há muita coisa interessante nesse kernel. Veja aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1182498

  11. Ne disse:

    O que eu nao estou conseguindo baixar é o apk Superuser (o resto fui seguindo passo a passo e consegui)…. aparece uma msg dizendo: Não há telefones Android associados a esta conta. Faça login com uma conta diferente. e eu ja fiz uma conta no gmail… pode me ajudar? obrigada

  12. Felipe John disse:

    Ótimo tutorial!

    Tenho um Defy e fiz ontem o root pelo SuperOneClick e não houve perda alguma, nem de programas, nem de dados.

    Mas algumas dúvidas ainda persistem, e por isso sugiro um próximo tema para o tutorial: que mostre as funcionalidades (ensinando algumas) do próprio root, como retirar o logo da operadora, desinstalar programas-base do aparelho (e quais realmente podem ser desinstalados) e aplicação de roms personalizadas.

    Abraços!

  13. LP disse:

    caro venancio, é só vc fazer a ligação de dados, conectar o celular na usb do pc, cancelar o compartilhamento dos arquivos com o pc atraves da tecla "MENU", ir em configurações > ligações sem fios > ancoragem usb e pa movel > marcar ancoragem usb e esperar o computador achar a rede 3g/hsdpa do SGS2.

  14. venancio disse:

    alguem sabe como faço para usar a internet do meu GALAXSII no pc?
    pois uso o cel no not e trabalho com ele

  15. Antonio S. Neto disse:

    Olá pessoal, acabo de resolver o problema, mas usando outra aplicação ao invés do Super One Click. O nome é S2 Root e está disponível aqui (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1125414).
    Executou em segundos e garantiu o root.
    Segue a log:
    Checking Device Connection…
    Device Connected!
    Restarting ADB Server…
    Checking ROOT Access…
    Device Has TEMP ROOT Permissions!
    Attempting To PERM ROOT Device…
    Remounting '/system' as Read/Write…
    Pushing Required Files To Device…
    Setting Permissions…
    Installing 'BusyBox'…
    Remounting '/system' as Read Only…
    PERM ROOT Success!
    Syncing Device…
    Cleaning Temporary Files…
    Rebooting Device…
    Done!
    Um abraço.

    • Rafael Russo disse:

      Valeu Antonio, obrigado pela dica. Este é uma caso que não consegui resolver, pois é muito variável. Existem PCs que travam e outros não com o Super OneClick. Mas vou dar um upgrade no Tutorial agora e indicar o S2 Root. Valeu! 😉

  16. Antonio S. Neto disse:

    Olá pessoal. Estou com o mesmo problema que muitos já reportaram na etapa do Super One Click. A última linha do log à direita diz "Rooting device… – Step #6" e fica nisso até que eu finalize o processo. Estou usando Windows 7, bateria do telefone em 100% e modo avião ligado. Alguém no mesmo cenário conseguiu resolver? Um abraço.

  17. Alessandro disse:

    Valew Mestre todo ok aqui!!

  18. Camila disse:

    Galera, Fiz o procedimento, mas assim como a maioria, na parte do SuperOneClick também travou, simplesmente eu aguardei, finalizei a tarefa(ctrl alt del) e repeti o passo, e deu tudo certo..
    E está funcionando bonitinho *-*, nenhum programa nem nada que eu havia instalado foi por agua abaixo. Obrigada aí pra quem fez o tutu, que deu tudo certo!
    <3

  19. Roberto Sabbag disse:

    Pessoal Ja tentei varias vezes mas o SuperOneCick simplesmente trava, por favor me ajudem. Aparecem aquela mensagem de que o aplicativo não esta respondendo. Com a Fase 01 correu tudo bem, até esta aparecendo o sinal de alerta que dou o reset no celular, mas infelizmente o SuperOneCick trava durante o processo.

  20. Eduardo Cairo disse:

    O procedimento realmente funciona, mas a bateria precisa estar 100% carregada, agora eu aprender como altero o boot inicial e final da Tim que aparece quando inicia ou desliga o aparelho, se alguem souber o end, compartilhe

  21. Morcegao30 disse:

    Ola Tulio, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho. Bom comprei o meu Super SGS2 e estou maravilhado, porem não consegui fazer com que ele entre na VPN Cisco da minha empresa através da internet. Me disseram que para isso eu preciso rootear ele, isso é verdade. Pois em outros post verifiquei que o SGS2 já vem nativo com drivers cisco e sendo assim a entrada em uma VPN cisco é tranquila, alguem ja obteve esse sucesso. Desculpe se talvez minha pergunta fuja um pouco do foco em transformar em root. Mas essa for a solução então assim terei que fazer, embora ter um pouco de receio em melar o aparelho rsrsrssrs.

  22. Marcelo disse:

    Galera, fiz tdos os passos e deu certo…
    apaguei o claro radar e claro widgets pelo titanium, mas alguem sabe me informar como apago o logo da claro ao iniciar e desligar o aparelho??? qual seria o nome do aplicativo? obrigado

  23. Igor disse:

    Cara ja tentei varias vezes com o debugging ligado mas o SuperOneCick simplesmente trava, por favor ajuda

    Obrigado

  24. Guilherme disse:

    Fala pessoal, boa tarde.

    O primeiro passo foi realizado corretamente, porém estou com um problema no Super OneClick pois no passo 6 o software trava e não continua o procedimento, ficou travado por horas. Isso pode ser algum problema na alteração? Como faço para reverter o processo voltando a ROM original do aparelho?

    Obrigado, excelente post.

    Obrigado.

  25. Henrique disse:

    Rafael,
    Essa kernel também alterar a versão do Gingerbrad 2.3.3 para 2.3.4 ou somente trocando a ROM mesmo ?

    Abs

  26. Tulio disse:

    Luiz Santos: sua questão já foi respondida nesse mesmo tópico. Não perde nada. Somente um elemento do sistema operacional é substituído: o kernel. Não é TODO o sistema operacional que é sobrescrito.
    Caro Rafael Russo: por favor apague as postagens do usuário Patrick, pois ele está estorvando a discussão, e não acrescenta nada ao tópico, nem em forma de questão, nem em forma de resposta.

  27. Luiz Santos disse:

    Rafael,

    Estou pensando seriamente em fazer este procedimento. Mas ja estou com diversos programas instalados. Corro o risco de perder ?

    Vi outros topicos perguntando mas nao achei a sua resposta sobre isso.

    Grato.

  28. patrick disse:

    o galaxy ja vem com o kies air e necessario baixar esse no final do post

  29. patrick disse:

    tentei fazer tudo isso mas ele pede um cd !!!mesmo assim continuei e mesmo assim ele deu erro

  30. patrick disse:

    oi gostaria de saber como faço pra sair do samsung kies pois nao consigo entrar com o cabo usb no pc por que diz que tenho que sair !!!! como faço pra isso acontecer se puderem me ajudar ficarei bastante grato…

  31. Sérgio disse:

    Eu de novo, agora para uma dúvida que pode parecer estúpida. Minha intenção em rootear era tirar o logo da Claro, substituir o navegador "Portal Claro" pelo "Internet", e poder usar o Google como busca default. Como faço isso?

  32. Sérgio disse:

    Bem pessoal, funcionou!!

    Eu achei q ia levar a noite inteira para o SuperOneClick fazer seu trabalho, quando postei uma mensagem acima.
    Desliguei o aparelho, liguei-o novamente, conferi se o USB Debuggin Mode estava ativo, espetei na USB, rodei o SuperOneClick novamete, e instalou tudo suave. Segue imagem mostrando o tempo de cada tarefa: http://imageshack.us/photo/my-images/844/superoneclick.png/

  33. Sérgio disse:

    Tive o mesmo problema com o SuperOneClick, ele travou e aguardei 15 minutos. Matei o processo e iniciei novamente o SuperONeClick. Vou deixá-lo ligado a noite toda e pela manhã vou ver se demora mesmo ou se trava.

  34. Tulio disse:

    Meu caro amigo. Venho novamente abusar de sua experiência para expor uma ultima dúvida que tenho antes de mudar o kernel do meu Galaxy S II: O seu tutorial sugere a instalação do kernel XWKDD.
    Esse (http://bit.ly/mV3Nal) e esse (http://bit.ly/nDHIh9) sugerem o uso do kernel CWM4.
    Esse (http://bit.ly/rg2yq6) sugere o mesmo kernel que você sugeriu.
    Além disso, encontrei aqui (http://bit.ly/nH1zp8) e aqui (http://bit.ly/q3MDCH) um grande repertório de kernels teoricamente compilados para celulares do mundo todo, inclusive para o meu (UHKE2), que usa o kernel UHKE4.
    Pergunta: qual é a diferença entre todos esses kernels? Por acaso você sabe o que quer dizer cada código? Se eu pudesse entender a lógica de cada um, entenderia o significado e daí ficava fácil. Em todo caso, se você diz que não muda o idioma do aparelho, ainda assim deve haver alguma diferença entre cada um. Nesse ultimo link que transcrevi tem inclusive a recomendação para usar o kernel feito para o código de aparelho que tenho. Essa dica é válida? Ainda que todos funcionem sem risco, deve haver alguma diferença na instalação de cada um desses kernels. Você pode dizer qual é essa diferença?
    Obrigado.

  35. André Luiz disse:

    Alguém me ajuda. Eu tinha instalado o kernel há pouco tempo atrás, mas aí meu amigo me passou a versão atualizada do software 2.3.4
    Só que agora, sumiu a exclamação, não consigo fazer o root pelo SuperOneClick (o que eu não tinha chegado a fazer antes por falta de tempo); e não consigo mais instalar o kernel que eu tinha instalado antes.

  36. Cliford Mendes disse:

    Depois do Root, se a Samsung liberar uma atualização, eu consigo fazer normalmente?

    Qual a diferença entre o firmware XWKDD e o XWKE7?

  37. Ramon Campos disse:

    Rafael,
    apesar de ainda não ter feito o acesso root, já o parabenizo pelo post.
    Sou meio perfeccionista e tenho a mesma curiosidade do Anderson (quanto ao ícone).
    Eu gostaria de ter o acesso root, sem que isso fique "explícito". Você poderia nos explicar? Pois estou apenas no aguardo disso para poder fazer o acesso.
    Agradeço desde já.

  38. Luis Felipe disse:

    Oi,eu estou na duvida na verdade com medo de fazer o root!!!
    Eu queria saber o que isso pode trazer de ruim para o meu aparelho.
    Por favor fala a verdade
    Desde então,
    Agradeço

  39. anderson disse:

    Me tira uma dudiva… fiz o flash, instalei o lighting rom. E aparece o sinal de exclamação. O tel funciona de boa com nova ROM. Tem como tirar essa exclamação e permanecer com root?

    • Rafael Russo disse:

      Anderson, tem sim como retirar o sinal de exclamação. Apesar de ser um detalhe insignificante em ter apenas o sinal de exclamação no boot, o procedimento é quase o mesmo, pois já estou até preparando um novo post sobre o assunto. Visite-nos regularmente e fique por dentro das novidades! 😉

  40. Júlio Meira disse:

    Prezado Rafael, uma vez realizado este procedimento, ele pode ser desfeito? Em caso positivo, como proceder?

    • Rafael Russo disse:

      Julio, o procedimento pode ser desfeito sim. O a parte chata é que vc precisa procurar uma versão de "firmware do kernel" da versão do seu android ou da rom da operadora. Outra opção é onde recomendo pegar um "firmware de kernel" tipo "stock" que é o original da própria samsung sem as frescuras de operadoras. Voltando este FW "stock" seu SGSII voltará ao normal com privilégios de usuário comum.Haa e o procedimento de troca é o mesmo.

  41. Walker disse:

    Ae, o processo e "demorado"mesmo… quando vi cada passo sendo executado em menos de 1 segundo, e achei que seria assim com todos… segue o screenshot

    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/849/capturejg.png/][IMG]http://img849.imageshack.us/img849/2431/capturejg.png[/IMG][/URL]

  42. Walker disse:

    tambem estava usando o W7…

  43. Walker disse:

    Rafael, tive o mesmo problema com travamento no passo #5 (ShellComand). Alguem que teve o mesmo problema, conseguiu resolver? Como? PS: tenho um SGSII da Claro.

  44. Henrique disse:

    O que o Tulio perguntou também é a minha pergunta, após acesso "root" o celular vai perder tudo que tem instalado, configs, idiomas ???

  45. Bruno disse:

    tive o mesmo problema do Fernando
    o programa trava na mesma imagem mostrada aqui no site
    segui todos os passos corretamente…
    pode me ajudar????

  46. Carlos Vieira disse:

    Parabéns pelo tutorial. Fiz todo passo-a-passo e consegui o acesso ROOT. Depois apaguei os app da operadora atraves dos apps Titanium Backup e Busybox Installer.

    Tulio relaxe pois o aparelho volta com a mesma configuração…
    abrç

  47. Tulio disse:

    Da primeira vez q li sobre root eu pensava que a substituição era apenas do KERNEL. Quando vejo tutoriais dizendo "baixe o firmware tal" fico com uma forte impressão de que todo o sistema operacional será reintalado e eu vou perder as configurações, os aplicativos já instalados e o idioma em português. Afinal de contas, após fazer o root, o celular voltará a iniciar exatamente com a mesma interface, linguagem e aplicativos instalados, além das configurações???

  48. Fernando disse:

    Sim mostra exatamente como está na imagem..
    travando logo em seguida

  49. Rafael Russo disse:

    Olá Fernando, realmente é estranho travar assim. Mas o programa chega a mostrar as mensagens na descrição?

  50. Fernando disse:

    Boa noite..

    fiz dodos os passos até a ultima tela "SuperOneClick" onde o programa trava e não vai mais.

    tens idéia o que pode ser?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.