Scroll Top

Curiosidades High Tech Internet Redes Tecnologia Telecomunicações Tutoriais

Redes – LAN, MAN, WWAN, RAN, WAN, PAN, SAN, CAN, WMAN… Qual a diferença?

Curso de Manutenção de Celulares

Se você está lendo isto, provavelmente você está fazendo parte de uma "Redes de Computadores" ou "Redes de Dados" ou até mesmo "Redes Informáticas". Na Tecnologia da Informação uma "Rede", pode ser definida como uma ligação ou junção em conjunto de vários equipamentos, todos inter-ligados entre si. Com essa conexão de equipamentos interligados,  é realizada a troca de informações ou Transporte de dados entre usuários e/ou sistemas. Uma rede possui diversas características distintas quando separadas geograficamente, mas como definí-las?

Qual o critério de classificação de uma Rede de computadores?


Segundo o meu melhor amigo, uma rede de comunicação entre computadores e/ou dispositivos pode ser classificada por um ou mais critérios. Podemos classificar as redes de acordo com o/a:

  • Débito (Acesso baixo, médio, alto, muito alto)
  • Topologia (bus, anel, estrela, híbrida)
  • Meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelho, bluetooth…)
  • Tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, assíncronas, plesiócronas, síncronas, etc)
  • ou segundo o Ambiente ao qual se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc)

No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área – geográfica ou organizacional e aí entram os termos que normalmente ouvimos: LAN, MAN, WMAN, PAN, SAN… etc. Vamos então mostrar uma simples explicação de algumas definições mais comuns das redes de computadores:

LAN (Local Area Network) – Também chamada de Redes Locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. Salas de Aula, Residências, Praças de Alimentação, etc).

WAN (Wide Area Network) – Permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc).

MAN (Metropolitan Area Network) – Permitem a ligação de redes e equipamentos em uma área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade). O serviço NET Virtua pode ser considerado uma Rede MAN.

RAN (Regional Area Network) é uma rede de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica, RANs são maiores que as redes LAN e MAN, mas são menores que as Redes WAN. Num sentido mais restrito as Redes RANs são consideradas uma sub-classe de redes MAN.

PAN (Personal Area Network)Também é designada como redes de área pessoal, é o tipo de rede onde é utilizada tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (ex. computadores, smartphones, tablets etc) em uma área muito reduzida.
WWAN (Wireless Wide Area Network) – Rede de longa distância sem-fio é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão. (Ex. CDMA, GSM, HSPA, etc).

WMAN (Wireless Metropolitan Area Network)Muito similar a Redes MAN, mas esta não possui fios. Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX  (Worldwide Interoperability for Microwave Access) onde oferece conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots através de um único ponto linear.

CAN (Campus Area Network) – Rede que interliga computadores situados em diferentes edificações de um mesmo complexo institucional (Ex. Universidades, Condomínios, etc).


SAN (
Storage Area Network)Regularmente chamadas de Redes de armazenamento, têm como objetivo a ligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) em uma área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias diferenciadas como por exemplo Fiber Channel.

Resumindo…

As redes de comunicação ou simplesmente Redes de computadores são nos dia de hoje, infra-estruturas essenciais para nossa comunicação, investigação, desenvolvimento, compartilhamento e vida quotidiana. As pessoas cada vez mais dependem das mesmas para o desenvolvimento das mais diversas atividades profissionais ou compartilhamento e lazer.

Fonte: pplware

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

7 Comentários

  1. estou a estudar redes de computador este ano, gostei muito desta dica

  2. Manel Afonso disse:

    MUITO BOM ESTE SITE BOM TRABALHO!!!!

  3. Paulo disse:

    Excelente, parabéns. Mais qual fonte de pesquisa que vc usou??

  4. Samila disse:

    Ótimo! Deu pra tirar dúvidas.

  5. lourrane disse:

    Resume muito bem o conceito de cada um,e com fácil entendimento para iniciantes na área de redes,Muito bom!

  6. diana disse:

    gostei muito, parabens.

  7. Daniel Virgilio disse:

    Gostei das dicas, linguagem simples e objectiva.bigaaaaaaaaaaaado

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.