High Tech Internet Redes Tutoriais Web Windows

Redes – Conheça o protocolo FTP

Curso de Manutenção de Celulares

Se você já utilizou um computador pelo menos uma vez na vida, certamente já ouviu falar do famoso protocolo FTP. Mas o que seria esse tal de FTP?


O protocolo FTP (File transfer Protocol) Protocolo de transferência de arquivo, nada mais é que um protocolo de rede padrão, que opera na camada de aplicação do modelo OSI onde é utilizado para transferir arquivos de um local para outro através de redes TCP/IP, assim como a Internet. A fim de fazer isso, um servidor FTP precisa estar rodando na espera de receber os pedidos de um computador cliente que seja capaz de comunicar-se com o servidor FTP na porta 21.

Apesar de ser menos conhecido que o protocolo "quase" similiar protocolo HTTP, o protocolo FTP é muito mais antigo, sua data de criação é de 1971 onde era ( e ainda é) construído sobre uma plataforma cliente-servidor utilizando a arquitetura de controles separados de conexões de dados entre o cliente e o próprio servidor.

O protocolo FTP tem como os principais objetivos:

  • Permitir o compartilhamento de arquivos entre máquinas distantes
  • Permitir uma independência dos sistemas de arquivos das máquinas clientes e servidores
  • Permitir transferir dados de maneira eficaz
  • Transferência ilimitada de arquivos

O Modelo FTP

O protocolo FTP inscreve-se num modelo cliente-servidor, ou seja, uma máquina envia ordens (o cliente) e a outra espera pedidos para efetuar  as ações (o servidor).

Em uma conexão FTP, dois canais de transmissão estão abertos :

  • Um canal para os comandos (canal de controle)
  • Um canal para os dados (transferência)

Segurança

O além de possuir segurança através de login com usuário e senha, o FTP pode ser executado no modo ativo ou passivo, que determinam como a conexão de dados é estabelecida. No modo ativo, o cliente envia ao servidor o endereço IP e o número da porta em que o cliente vai ouvir, e o servidor inicia a conexão TCP. Em situações onde o cliente está atrás de um firewall e incapaz de aceitar conexões de entrada TCP, o modo passivo pode ser usado. Neste modo, o cliente envia um comando PASV para o servidor e recebe um endereço IP e o número da porta em troca.

Resumindo…

O serviço do protocolo FTP ainda é muito utilizado hoje em dia, principalmente em empresas. Com sua maneira prática e segura para transferir arquivos ainda é o principal meio de transmissão de dados alternativo ao email, que na maioria dos casos permite o limite de apenas 10mb.
Para quem desenvolve websites ou blogs com hospedagem não gratuíta, o FTP sempre será uma mão na roda. 😉

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.