Scroll Top

High Tech Linux Tecnologia

Linux Fuduntu 2012.4 é lançado… Um nome engraçado, uma distro séria!

Curso de Manutenção de Celulares

A distribuição Linux Fuduntu (pronuncia-se fuhduhntoo) é caracterizada para ser uma distro Linux muito leve e amplamente divertida de se trabalhar. Esta distribuição oferece aos usuários uma experiência "esteticamente" agradável, sendo assim uma distribuição muito interessante para ter em qualquer PC. Além disso, esta distribuição está otimizada para computadores portáteis, permitindo uma redução de consumos em torno de 30%. Hoje apresentaremos as novidades do Fuduntu 2012.4.

Para quem não conhece o Fudunt, seu nome resulta de uma "fusão" dos nomes de outras duas distribuições linux bem conhecidas: Fedora + Ubuntu = Fudunto. O "fuhduhntoo" inclui algumas aplicações por padrão, das quais destacamos: o navegador Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium,  LibreOffice, e muito mais. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de "tempos em tempos" (ex. o próprio Ubuntu que sai uma nova versão de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante atualizados com as últimas versões dos pacotes disponibilizadas, permitindo um sistema mais robusto para quem não possui o hábito de trocar ou atualizar versões do SO por períodos muito curtos.

Recentemente a equipe responsável pelo projeto e desenvolvimento do Fuduntu, disponibilizou o Fuduntu 2012.4. Esta versão segue a tradição das versões disponibilizadas anteriormente. Dentre uma versão para outra são realizadas pequenas melhorias e diversas atualizações com foco em não afetar a estabilidade do sistema atual do usuário.
O ambiente de trabalho gráfico do Fudunto, continua ser o GNOME mas em sua versão 2.32.

A nova versão do Fudunto traz diversas melhorias e novas funcionalidades, tais como:

  • Uma dessas melhorias foi a forma como o TMPFS (sistema de arquivos que  manipula/gerencia informações diretamente na memória RAM. Tal como o procfs) funciona. Com esta alteração a gestão dos mount points criados via TMPFS passam a estar otimizados, aumentando a performance do sistema e reduzindo o consumo de energia.
  • Sudo pode agora ser ativo durante o primeiro boot, não havendo assim a necessidade de editar o arquivo sudoers.
  • Uma das grandes novidades incluídas foi o Elmer, uma nova interface de boas vindas.
  • Mono deixou de ser incluído na instalação padrão.
  • LibreOffice, GIMP, e Thunderbird já são incluidos agora na instalação.
  • VLC substituiu o Banshee como o programa de áudio padrão, bem como o programa de vídeo padrão
  • Kernel 3.4.10
  • Navegador Chromium 21.0.1180.89
  • Thunderbird 15.0
  • LibreOffice 3.6.1.2
  • GIMP 2.8.2
  • Fluendo MP3 Codec (Licenciado)
  • Adobe Flash Player (Licenciado)

Tendo em conta as características oferecidas pelo Fuduntu, esta é de fato uma excelente distribuição Linux para computadores portáteis como notebooks, netbooks, ultrabooks. O Fuduntu 2012.4 está disponível em versões Live de 32 e 64bits para usuários avançados e também para iniciantes no mundo Linux.;)

Faça o Download Aqui! Download 32bits: Fuduntu-2012.3-i686-LiveDVD.iso
Faça o Download Aqui! Download 64bits: Fuduntu-2012.3-x86_64-LiveDVD.iso
Site do Projeto Site: fuduntu.org
Fonte: pplware

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Charles Siqueira disse:

    Estou baixando, fiz algumas pesquisas e descobrir que esta distro é muito boa.
    Espero gostar tbm…

  2. João disse:

    Tudo bem Rafael, valeu. Fiz essa observação porque há pouco tempo lutei pra instalar o OpenSuse e… nada feito. Percebi que sempre que testo uma "distro" e dá certo, é porque elas tem o .ISO em "i386", caso eu baixe e reinicie uma "distro" que não seja "i386", simplesmente meu micro nem "vê" a distro no boot.

  3. João disse:

    Bem, estou fazendo o download dessa distro, porém, tenho receio de que não poderei fazer uso dela dado que meu micro só aceita i386 e não essas arquiteturas i586… i686… Verei.

    • Rafael Russo disse:

      Olá João, não haverá problema algum de incompatibilidade caso for instalar a distro. Pois todas as arquiteturas de processadores Intel ou baseadas (AMD), como i386, i586, i486, i686 e i786 são todas x86, ou seja, todas estas nomenclaturas suportam sistemas operacionas ou softwares de 16bits e 32bits. 😉

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.