Curiosidades High Tech Windows

20 de Novembro, Windows completa 27 anos

Curso de Manutenção de Celulares

O Windows completa 27 anos nesta terça-feira (20) e desde sua versão 1.0 até sua mais nova versão atual. De lá para cá muitas coisas mudaram já outras nem tanto…


Após abandonar seu sistema Unix, a Microsoft começou a desenvolver em segredo seu "Ambiente Operacional" Microsoft Windows 1.0 em meados de setembro de 1981. Este "sistema operacional" somente foi anunciado em 1983 e finalmente em 1985 teve seu lançamento no dia 20 de Novembro do mesmo ano e traçou sua história pelo mundo.

Na época de lançamento a nova interface gráfica do Windows 1.0 rodava sobre o ambiente DOS e para utilizá-la era necessário possuir aí sim o sistema operacional MS-DOS 2.0, com 256 kB de RAM e um disco rígido. Naquela altura, ele foi lançado em 4 disquetes de instalação de 360 kB cada.

Logo com o mercado crescente de computadores pessoais foram lançadas novas versões como Windows 2.0, Windows 3x, NT, Server, XP e o último da família: Windows 8.
Hoje o Windows é adorado por muitos e odiado também por muitos, mesmo assim é o sistema operacional mais utilizado no mundo para desktops inclusive no Brasil onde sua participação chega a ser de 92%.

Durante estes 27 anos de vida, vimos o surgimento de grandes mudanças pelo mundo e no Windows também. Fizemos download toneladas de atualizações para melhorias contínuas e correções do sistema. – Exploração de falhas vindas de ações de vírus/malwares/spywares etc, bugs ligeiramente estranhos e as temidas tela azul da morte. – Sem esquecer daquele medo de danificar o sistema operacional por desligar na pressa o PC "no dedo" com o botão POWER.


Deixando as verdades piadas de lado, o Windows também nos trouxe diversos recursos que facilitaram a nossa vida, alguns como a interatividade do usuário com o sistema através do menu "Iniciar" que já morreu, um recurso inovador vindo do Windows 95 que revolucionou e criou um hábito em todos os usuários, que agora está extremamente difícil de ser retirado pelo Windows 8.
Sem esquecer também, a primeira vez em que você navegou pela internet e ficou maravilhado, sim! Você utilizava Windows e clicava naquele putz "e" azul do lado esquerdo para entrar naquele mundo novo da internet.
Cofirme comigo quando seus olhos brilharam ao ver as novidades e cores dos menus do Windows XP ou todas as perfumarias e transparências vindas no Windows Vista.

Um longo caminho se percorreu desde aquela época até os dias atuais, agora o Windows muito mais robusto é capaz de realizar coisas das quais ninguém imaginava a 10 anos atrás, mas também continua a realizar coisas que deveriam ter sido abolidas há pelo menos 10 anos atrás, como arcaico sistema de arquivos NTFS, por ex.

Porém, com todo este tempo de vida a interação entre seres humanos com o sistema não se demonstra decadente, pelo contrário a intenção é continuar crescendo  aprimorando e claro, facilitando a integração com outros dispositivos, como smartphones, tablets, aplicativos, softwares e outros sistemas de um modo muito mais amigável e abrangente, pois o Windows 8 veio para dar início a esta nova estapa.
E ainda assim a vida vai continuar. As crianças vão aprender coisas novas sobre grandes invenções em um mundo mais brilhante daqui alguns anos, e quem sabe até lá o Windows ainda esteja operacional… Parabéns Windows pelos 27 anos, você realmente merece(!)(?)

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: do inglês, windows significa janelas. E no sistema operacional, é através delas que informações são exibidas e respondidas pelos usuários via teclado ou mouse. Este foi um marco no mundo da informática. O Windows deu início a uma nova geração de sistemas com interface gráfica, nos quais os usuários viam o que desejavam e simplesmente clicavam.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.