Scroll Top

Android Apps Curiosidades High Tech

Android – Qual a importância da realização do Wipe?

Curso de Manutenção de Celulares

Se você instalar uma custom ROM, como a CyanogenMod, vai se deparar com um conselho geral: Fazer uma limpeza antes de realizar a instalação da nova ROM. E, embora algumas pessoas digam o contrário, a realizção de um "Wipe é necessário". O motivo? Bom, veremos a seguir.

Na realidade, o termo Wipe significa “limpar” no idioma Inglês. Por tanto, com uma limpeza, uma parte da memória interna do seu smartphone é apagada. Dependendo do que você deseja limpar, parte dos aplicativos baixados, configurações pessoais e definições do sistema e do usuário são eliminados do sistema da ROM. Já os aplicativos pré-instalados são restaurados ao seu estado original. Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como pela primeira vez que foi colocado em operação.

Atenção: antes de realizar Wipe – limpeza – do seu dispositivo móvel para liberar espaço no sistema, faça um backup dos dados do aparelho!*

Abaixo, você confere os métodos mais comuns para o modo Recovery, os quais você pode escolher dependendo da recuperação que utilizar:

  • Wipe Data/Factory Reset: Apaga todos os seus dados pessoais e o sistema volta ao estado original.
  • Wipe Cache Partition: Através desta opção apagamos a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido. Nenhum dado pessoal será excluído.
  • Wipe Dalvik Cache: No Dalvik Cache está localizada uma árvore de diretórios de todos os programas armazenados. Além disso, você pode armazenar endereços e outros gráficos. Este método é ótimo para aplicativos que ocupam muita memória RAM, já que parte deles vão para a memória interna.
    Fazendo o Wipe Dalvik Cache você não perderá nada que está salvo (contatos, game saves, etc), mas estabilizará o aplicativo para a nova versão, em relação à compatibilidade com a anterior.

Por que fazer o Wipe? Qual deles é a melhor escolha?

Se não realizarmos uma limpeza prévia do dispositivo, após a instalação de uma ROM, ainda estará poluído por todo o sistema que tínhamos anteriormente. Isto pode causar vários acidentes, problemas e, em última análise além do sistema que poderá apresentar instabilidade. Portanto, é altamente recomendável realizr um Wipe de tempos em tempos. O que significa que, antes de realizarmos uma Wipe temos que fazer um backup.

  • Ao alterar uma ROM, da original de fábrica (stock) para uma da CyanogenMod ou outra qualquer, devemos escolher a opção de fazer um "Wipe Data". Isto irá definir todo o nosso sistema completamente e podemos instalar a ROM personalizada de forma limpa e sem resíduos.
  • Para atualizações menores da ROM, por exemplo, de CyanogenMod 9.0 para 9.1, ou para instalar uma nova Nightly, é suficiente optar pela função "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache".
  • Para uma atualização maior da ROM, da CyanogenMod 9 para CyanogenMod 10, se faz necessário optar pelo seguro e fazer um "Wipe Data". Em teoria, é suficiente apenas esvaziar a memória de cache e a Dalvik Cache, mas por experiência, o melhor é fazer a "Wipe Data", que pode ser mais trabalhosa, mas garantida.

Um Wipe nos livra de muitos problemas ao instalar ROMs personalizadas (Custom ROMs). Se após a instalação você verificar alguns erros, acidentes ou problemas de arranque, limpar completamente o dispositivo de forma rápida e fácil sempre ajuda. Assim, o smartphone ou tablet vai funcionar como novo. Se depois de uma Wipe ainda existirem problemas com terminal, basta escolher "Fix Permissions" no menu de recuperação. Assim, os direitos de leitura e gravação de aplicativos e dados do sistema estarão configurados corretamente. Muitas vezes os erros vem daí.

Fonte: AndroidPit.com.br

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.