Scroll Top

High Tech Microsoft Tutoriais Windows Windows 8

Como utilizar gestos em imagens no Windows 8 em vez de uma senha?

Curso de Manutenção de Celulares

Utilizar uma senha para proteger o acesso a contas de usuários do Windows 8 agora é padrão, assim como outros dispositivos – celulares e tablets, por exemplo. Estes dispositivos oferecem certos recursos de segurança como proteção por PIN e desbloqueio por reconhecimento facial. Já o Windows 8 também permite proteger sua conta de usuário com uma senha de imagem, tanto para tablets quanto para Desktop's.

1

Este método significa que você é pode desenhar formas, toques, cliques ou gestos em um determinado padrão sobre uma imagem que você mesmo escolheu. É um recurso que realmente foi projetado tendo dispositivos touchscreen em mente, mas não há nada que o impeça de usá-lo com um mouse em um simples PC padrão.

Este pode muito bem vir a ser um meio mais rápido de fazer log in, sem a necessidade de sair digitando sua senha de 25 caractéres por ex.

Ativando senhas de Imagem

Pressione a tecla Windows na tela inicial e no menu "charm" do lado direito, acesse a opção "Configurações" em seguida, acesse "Mudar configurações do computador" na parte inferior.

Clique no link Usuários na lista do lado esquerdo e ao centro, clique em "Criar uma senha com imagem". Antes de continuar, você terá que digitar sua senha padrão de login, o que ajuda a impedir que outras pessoas causem confusão, alterando as configurações em seu nome. Não seria possível bloquear alguém de sua conta através da criação de uma senha de imagem, como veremos. 2

Uma senha com imagem é para ser pessoal, assim como qualquer outra senha.  Então clique "Escolher imagem" para selecionar a imagem que você gostaria de usar.

3

Quando você tiver feito a seleção de sua imagem, clique em "Use esta imagem" e você será convidado a configurar os gestos que serão definidos como senha na imagem.

4

Você estará limitado a utilizar três gestos, podendo escolher entre toques (ou cliques), linhas retas e círculos.

6

Você vai ter que se lembrar exatamente como você executou estes gestos. Quando você desenha um círculo, ou usar uma linha para juntar dois pontos em uma imagem, a direção também tem que ser correta. Depois de ter configurado os seus três gestos, você vai ter que repetí-los para provar que você lembrou da combinação na imagem.

Agora, quando você ligar o seu computador, ou ativar a tela de bloqueio, você  terá que introduzir o seu novo gesto criadoo para ter acesso a sua conta de usuário no Windows 8.

Limitações e Problemas

Em teoria, usando uma senha com imagem deveria ser algo extremamente seguro. – afinal, podemos realizar infinitas combinações de gestos, cliques, linhas e formas das quais podemos utilizar sem medo algum. Mas isso não é a realidade.

A primeira coisa a ter em conta sobre senhas de imagem é que elas podem ser substituídas. Configurando uma senha baseada em gestos, ela não substitui sua senha alfanumérica padrão, mas na tela de bloqueio do Windows não é mostrada a opção para voltar ao modo de login padrão.

Além de não ser uma camada extra de segurança, este é apenas um meio alternativo de fazer login. Tenha em mente que estas senhas com imagem devem ser vistas como algo útil ao invés de adicionar mais segurança. Se esta alternativa é boa ou ruim, por fim quem decide é você! 😉

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.