Scroll Top

Curiosidades Hardware High Tech

Você realmente sabe como fazer Overclock?

Curso de Manutenção de Celulares

O termo overclocking vem da ação de aumentar a velocidade de algum componente em um computador, forçando-o a trabalhar numa frequência  mais alta do que a especificada pelo fabricante. Este método é normalmente aplicado ao processador ou GPU, mas outros componentes também podem usufruir do overclock.

original

Aumentar a velocidade de um componente provoca o processo de mais tarefas e operações por segundo e como consequência, é gerado um aumento adicional na temperatura do componente que em muitas vezes é preciso maior refrigeração e cuidados adicionais.

O que é overclock?

A CPU do seu computador vem de fábrica configurada para trabalhar em uma velocidade máxima pré-determinada. Se você executar sua CPU com mais velocidade que o padrão de fábrica, não haverá problemas, desde que este processo de aceleração tenha uma refrigeração adequada. Na maioria das vezes, você não está limitado somente a velocidade padrão de sua CPU. Podemos aumentar sua velocidade definindo um clock maior ou alterando o multiplicador na BIOS/UEFI do computador, forçando-o assim a realizar mais operações por segundo.

Este processo pode acelerar sua CPU – e, portanto, também acelera o seu computador. A idéia é fazer o sistema operacional ficar mais rápido ou executar softwares de terceiros mais rapidamente. Se o seu computador é lento ou severamente mais limitado devido ao modelo de seu processador, o método de overclock irá produzir um calor adicional em sua CPU. Este método poderá tornar-se um tremendo problema, podendo até danificar seu hardware fisicamente caso você não forneça uma refrigeração adequada. Na melhor das hipóteses o seu sistema operacional "dará dicas" pela instabilidade, ocasionando uma linda tela azul ou até mesmo a reinicialização sem motivo aparente.

Você pode fazer overclock?

Você pode não ser capaz de realiza um overclock da CPU. Hoje muitas placas-mãe e processadores "para pessoas comuns" estão vindo com bloqueios, impedindo de alterar as formas de velocidades para fazer overclock da CPU. A Intel disponibiliza a "Extreme Edition" uma CPUs com multiplicadores destravados, voltados para os entusiastas que querem fazer overclock e espremer cada gota de performance da CPU. -claro, tudo isso a um custo muito mais elevado.

Se você quer construir um PC poderoso focado somente para jogos, com um sistema líquido de refrigeração. Leve em conta que ao comprar os componentes necessários, certifique-se de comprar um hardware amigável para fazer overclock. Agora se você tem apenas uma CPU comum, provavelmente você não será capaz de extrair maiores velocidades com ela.

Pra que fazer overclock?

As vantagens para realizar um overclocking são claras: Você ganha um processador mais rápido podendo realizar mais operações por segundo. No entanto, o método de overclocking tornou-se menos útil ao longo do tempo – Desde os anos 90 pra cá os computadores tornaram-se poderosos o suficiente para que a maioria dos usuários nem sintam falta da "velocidade extra" ocasionada pelo overclock.

Já entre os mais entusiastas e principalmente os gamers que querem sempre o seu hardware seja  mais rápido possível ainda podem querer fazer overclock. No entanto, até mesmo os jogadores irão descobrir que as CPUs modernas são tão rápidas e os jogos são tão limitados devido as placas gráficas que fazer overclock as vezes também não compensa.

Como fazer overclock corretamente?

Lembre-se que cada CPU é diferente, e cada placa-mãe tem diferentes opções na BIOS. Não existe um tutorial genérico para fazer overclock em todos os modelos de processadores disponíveis no mercado. Mas vamos tentar traçar pelo menos o básico:

  • Certifique-se de seu sistema possui refrigeração adequada: Se sua CPU vem com um dissipador de calor e ventilador/ventuinha de fábrica, que foram projetados somente para lidar com a temperatura padrão da CPU, acelerá-la irá produzir mais calor.
    Isso significa que você provavelmente vai precisar de mais refrigeração. Isso pode ser na forma de um dissipador de calor mais robusto ou de um ventilador mais potente para seu processador. Lembre-se também que é sempre bom ter uma quantidade de espaço livre razoável dentro do gabinete. Isso é para que o ar possa se mover e, eventualmente, ser soprado pelo ventilador para fora do gabinete. O fluxo de ar é um fator muito importante para lidar com o calor e ter apenas um simples dissipador ou ventilador não irá ajudar muito, caso todo o ar quente fique preso dentro do gabinete.
  • Considere um Water-Cooling: Os overclockers mais hardcore podem preferir usar o sistema de refrigeração líquida, que é muito mais caro. Um líquido à base de água é bombeado através dos tubos para absorver o calor, que é então bombeado para fora, onde o radiador de calor expele o ar para o exterior do gabinete. A água de arrefecimento é muito mais eficiente do que o ar de arrefecimento.
  • Overclock na BIOS: Neste você precisa ir na BIOS/UEFI do seu computador e aumentar o clock ou a tensão da CPU. Aumentar por uma quantia pequena, em seguida, inicializar o computador com o S.O. Verifique se o sistema é estável. – se for, execute um teste de benchmark muito exigente como o Prime 95 e simule o uso pesado da aceleração de hardware, monitorando sempre a temperatura do seu computador. Se for realmente estável, tente ir aumentando a velocidade gradativamente. – em seguida, execute um outro teste para garantir que o PC ainda está estável. Vá aumentando a velocidade pouco a pouco sem pressa, até o momento que tudo se tornar instável ou quente demais. Depois disso, volte para uma velocidade inferior e verifique se tudo encontra-se estável novamente. O método verdadeiro de fazer overclock assim: "Pouco a pouco", por etapas. – assim você garante que todo o processo seja completamente estável sem dores de cabeça. Não basta simplesmente ir e aumentar de modo exagerado a frequência da CPU de uma só vez, pois problemas com certeza acontecerão.


As desvantagens de se fazer Overclock

Quando realizamos um overclock no processador, estamos fazendo algo que por padrão não devíamos fazer. Primeiramente este é um método que em muitas vezes, anula a garantia da CPU ou GPU. E assim como a velocidade o calor também irá aumentar e sem uma refrigeração adequada o seu hardware pode ficar danificado permanentemente.

Ter um hardware danificado por overclock não é tão comum nos dias de hoje se compararmos à uma década atrás, o comum mesmo é ao realizarmos um overclock falho o resultado principal é obter um sistema operacional completamente instável. – a CPU pode retornar resultados incorretos tornando-se instável, resultando em diversos erros de instruções que serão "atropeladas" entre si, então é aí que o sistema operacional é reiniciado praticamente "do nada".

05_Flatbed_WEB - MAY

Se você está fazendo overclock, você deve aumentar lentamente a taxa de clock e ir testando a cada novo nível de frequência para ter certeza que tudo está estável. Você também deve monitorar a temperatura de sua CPU e claro, garantir que a mesma tenha uma refrigeração adequada.  Se você estiver usando um notebook, que por si já não tem espaço para um maior fluxo de ar, não tente fazer um overclock – não há espaço.
Nunca se esqueça que de quanto maior for a velocidade atribuída no overclock, maior também será o consumo de energia elétrica. – fato que naturalmente influencia no aumento da temperatura.

Recursos do Overclock

Se você está interessado em overclock no seu processador, você vai querer obter mais informações destinadas ao seu hardware em específico. Na internet há inúmeros fóruns onde as pessoas discutem suas experiências ao fazer overclok em seus processadores.

Uma última observação é que mesmo em CPUs do mesmo tipo e modelo, elas não são completamente idênticas. Uma CPU pode ter uma maior tolerância para uma determinada aceleração, enquanto outra CPU no mesmo modelo pode não ser estável às mesmas velocidades. Isso tudo se resume a variações naturais no processo de fabricação, ambientes climáticos, localidade e etc.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.