Scroll Top

Curiosidades High Tech Segurança da Informação Tecnologia

Qual é a diferença entre um vírus, cavalo de Tróia, worms e rootkits?

Curso de Manutenção de Celulares

Todos os dias ouvimos algo sobre spywares, malwares, vírus, cavalos de tróia, worms, rootkits e outros "wares", mas na verdade nós realmente sabemos a diferença entre eles? Há tantos tipos de ameaças soltas por aí que torna-se uma tarefa muito difícil de acompanhá-las. Neste artigo, vamos falar sobre as mais importantes e tentar mostrar as diferenças entre elas.

malw

Qual é a diferença entre spyware e malware? Um spyware (spyware), originalmente é um programa que é instalado sem sua permissão em seu sistema operacional, muitas vezes é escondido em um programa legítimo que recolhe informações pessoais e as envia para um computador remoto. No entanto, o spyware eventualmente ultrapassou o seu objetivo principal e hoje não é apenas um instrumento para monitorar seu computador, com isto o malware é agora termo mais apropriado para eles. O malware é basicamente qualquer tipo de software malicioso, que foi projetado para danificar o seu computador, coletar informações e obter o acesso a dados sensíveis. O malware inclui vírus, trojans, rootkits, worms, keyloggers, spywares, adwares, e todas as outras pragas virtuais.

Vírus

Então, o que é um vírus? O vírus de computador é basicamente um programa que pode se reproduzir automaticamente e se espalhar de um computador para outro por diversas formas. O método mais comum é a possibilidade de "infectar" um arquivo executável comum (qualquer programa de instalação .exe fica vulnerável) e se espalhar para outros locais no sistema, danificando arquivos e documentos.

topthreadsbyms

Cavalo de Troia

Um cavalo de Tróia é um malware que não está tentando se replicar, mas finge ser um software legítimo para que o próprio usuário possa instalá-lo em seu sistema como seu fosse um programa ou software comum. Seu nome foi dado devido à mitologia grega devido a sua forma de agir, pois é tido como um software extremamente inofensivo no início, mas na verdade esconde um código malicioso "por dentro".

alert

O objetivo comum dessas infecções através do Trojan Horse é infectar seu sistema para que ele seja membro de uma botnet. Uma botnet é uma grande quantidade de máquinas ligadas entre si através da Internet para envio de spam ou ataques múltiplos a sites ou servidores.

Worm de computador

Um worm é algo similar a um vírus, exceto pela capacidade se se auto copiar. Estes geralmente usam a rede como um diferencial para se propagarem pela LAN. Isto significa que o worm pode causar sérios danos em uma rede, enquanto vírus simples tem seu foco somente naquele PC infectado.

wormsdfsdfsdfsdf

Muitos worms replicam-se apenas através da rede ocasionado um aumento de tráfego. Outros tipos menos comuns de worms temtam executar algumas tarefas mais complicadas, como a exclusão de arquivos, envio de e-mails ou a instalação de backdoors. Backdoor é a  maneira de ignorar autenticação no sistema para obter o acesso remoto ao computador infectado.

Rootkit

Um rootkit é um malware que é muito difícil de detectar, porque ele fica ativamente tentando se esconder do usuário, do sistema operacional e também dos antivírus. Este software é instalado com sucesso em seu sistema de várias maneiras, incluindo o uso de vulnerabilidades do próprio sistema operacional e obtendo privilégios de administrador.

Rootkit_with_borders

Uma vez que o programa é instalado ele obtêm privilégios totais de administrador para se qualificar e consecutivamente tentando esconder-se para modificar o sistema operacional. Um rootkit muitas vezes desativa o anti-vírus para se instalar no sistema operacional, onde maioria das vezes a melhor solução torna-se uma re-instalação completa do sistema operacional para evitar lixos e vestígios do Rootkit.

Bom, é isso pessoal! Esperemos que este breve resumo irá lhe dar uma melhor visão do significado de alguns termos das pragras virtuais mais comuns em Computadores e Smartphones. E para evitá-los, mantenha sempre seu sistema operacional atualizado assim como um bom antivírus instalado em Windows e no Linux também.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.