Scroll Top

Curiosidades Tecnologia Telefonia

Dicas espertas na hora de comprar um Smartphone

Curso de Manutenção de Celulares

Você pode pensar que comprar um smartphone é muito fácil. Mas pensando mais uma vez , qual software você escolheria:  Android 4.2 Jelly Bean, 7 iOS, BlackBerry 10 ou talvez um telefone Windows Phone 8?

smart

E em relação ao modelo,  você precisa do dispositivo mais novo ou você está contente com uma versão mais antiga? Depois de tudo isso você ainda precisa escolher o contrato mais conveniente ou plano mensal para atender às suas necessidades – quem não quer fazer tudo pelo smartphone? O plano ideal seria um que você pudesse ao mesmo tempo mandar mensagens de texto, e-mails, navegar na Internet e baixar aplicativos. Mas de acordo com o Fresh Business Thinking consumidores presos em contratos e a falta de transparência são ainda grandes problemas em muitos países.

Ao aderir a uma operadora os usuários geralmente têm duas opções: podem fornecer seu próprio dispositivo desbloqueado, pagando apenas os serviços, ou comprar um aparelho da operadora de telefonia móvel de sua escolha por um preço reduzido em troca de um contrato vinculando o usuário a esta operadora específica. Este tipo de “pacote” de serviço vinculado a venda de um aparelho celular, poupa o consumidor de uma boa quantidade de dinheiro através de ofertas incríveis – ou pelo menos é o que as operadoras móveis querem que os consumidores pensam.

Mas dê uma olhada mais de perto e você verá que a compra de aparelhos desbloqueados lhe dará uma vantagem: eles não amarram os usuários de smartphones a uma operadora específica e assim podem escolher qual contrato ou plano mensal é o melhor para eles, comparando as várias alternativas. Em alguns países, os usuários não têm sequer a opção de poder comprar um smartphone desbloqueado. No Canadá, por exemplo, o iPhone costumava estar disponivel somente em um contrato de longo termo; uma clara violação das normas de concorrência no mercado que foi proibida pelas autoridades.

Comparando estes dois métodos de compra, muitas vezes torna-se claro que os aparelhos desbloqueados tendem a ser mais baratos do que um contrato de pacote. Isso é algo que a maioria dos consumidores pode não perceber, assumindo que pacotes economizam muito mais dinheiro. Para evitar esta confusão, as operadoras de telecomunicações móveis têm sido aconselhadas para exibir o custo do aparelho separadamente do preço do plano em seus anúncios e nas contas mensais. Fornecer informações claras sobre o custo do dispositivo faz com que seja muito mais fácil comparar as duas opções financeiramente.

Infelizmente, a maioria das operadoras preferem deixar seus clientes no escuro sobre os custos reais. Mas é claro que nem todos os contratos são mais caros: assinando um serviço como esse pode significar atualizações regulares para modelos de smartphones mais recentes em alguns pacotes de contrato.

Essencialmente, os clientes devem estar cientes das várias opções disponíveis para poderem fazer suas pesquisas. Consumidores informados devem comparar planos de celular e optar por um contrato que permita a maior flexibilidade. Eventualmente contratos que te prendem vão se tornar algo que os operadoras móveis não vão mais poder se dar ao luxo de oferecer, devido à maior concorrência no mercado, e ao poder aquisitivo do cliente.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.