Scroll Top

High Tech Músicas Produtividade Tecnologia Utilitários

Como digitalizar o conteúdo de Fitas Cassete para o Computador

Curso de Manutenção de Celulares

Fitas cassete de áudio iniciaram um mundo de portabilidade inimaginável nos dias em que os LPs governavam o mercado. Hoje, no entanto, fitas cassete perderam completamente seu valor (ou, em muitos casos, caíram no esquecimento) e, diferente dos LPs, não parece que elas irão voltar à tona tão cedo. Fitas cassete eventualmente se deterioram ou são "comidas/engolidas" pelo seu toca-fitas, além do fato de que os toca-fitas estão cada vez mais raros de se encontrar.
É possível transferir o áudio de fitas cassete para o seu computador, onde este áudio pode ser armazenado em formatos digitais como WAV e MP3, ou mesmo gravados em CDs. Neste guia, vamos mostrar como converter suas coleções antigas para arquivos digitais, e as melhores práticas para fazê-las.

1-cassette

Preparando-se para Gravar

2
Primeiramente é necessário uma placa de som apropriada – Você não precisa de nada extravagante, você só precisa ter uma entrada microfone no seu computador.

3-microphone-jack

Junte os materiais necessários. Veja a seção Materiais Necessários no final deste artigo para uma lista completa e de todas as opções possíveis. Mas o essencial é: um cabo que conecte o seu toca-fitas a uma porta de entrada do seu computador.Este artigo pressupõe que a parte de áudio do seu computador tenha uma porta de entrada para som de 3.5 mm.

  • Quase todos os toca-fitas possuem uma porta de entrada de 3.5 mm para fones de ouvido, em mono ou stereo, dependendo das características do aparelho. Para conectar-se ao computador pela entrada do fone de ouvido, você precisará de um cabo com um pino de 3.5 mm em cada ponta (ou um cabo com adaptadores que permitam que ele se encaixe em ambas as pontas em um pino stereo de 3.5mm).

3

  • A maioria dos toca-fitas tem saídas desiguais. Você vai reconhecê-las pelos anéis de plástico brancos e vermelhos onde você insere os pinos brancos e vermelhos correspondentes – vermelho para o canal direito e branco para o canal esquerdo. O cabo necessário para tanto tem 2 fones conectores em um aponta e um pino de 3.5 mm na outra. Você pode usar adaptadores, como este com dois conectores RCA em uma extremidade e um fone de ouvido de 3,5 mm na outra.

4
Se você estiver usando um dispositivo que só tenha um fone de ouvido de 3,5 mm, use um cabo com o plugue de 3,5 mm em ambas as extremidades.

5

  • Alguns toca-fitas mais incrementados apresentam saídas equivalentes, com conectores XLF-F duplos ou entradas de 0.6 mm. Para esses aparelhos você precisará de cabos equivalentes que tenham XLR-M ou um pino de 0.6mm em uma ponta e pinos para se encaixarem nas entradas de som do seu computador na outra ponta. Caso esteja usando um toca-fitas desse tipo, é bastante provável que o hardware de som do seu computador tenha saídas equivalentes também. Caso contrário, você precisará de um adaptador que transforme seus sinais equivalentes em sinais desiguais. Consulte uma técnico de uma loja de aparelhos de som sobre o melhor hardware para o que você deseja.

6
Caso necessite de adaptadores os mesmos podem ser encontrados facilmente em lojas de equipamentos eletrônicos ou musicais.

7

Conectando-se a uma entrada de fone de ouvido. Insira uma das pontas do cabo à entrada para fone de ouvido do seu toca-fitas e a outra ponta na entrada de linha para mídia (não é a entrada para o microfone) do seu computador. A tradicional "entrada de linha" de um computador é azul e tem o símbolo de ondas de comunicação espalhando-se para fora. Essa entrada normalmente se encontra perto da entrada do fone de ouvido (verde) e do microfone (cor-de-rosa). Caso você esteja usando o software Audacity, confira se ele está ajustado para "entrada de linha" clicando no menu perto do ícone do microfone.

  • Confira se os pinos estão inseridos completamente e que estão firmes no lugar.

8

Conectando-se a saídas. Conecte os pinos brancos e vermelhos RCA do cabo às entradas brancas e vermelhas correspondentes do toca-fitas ou gravador. (Alguns gravadores tem uma "saída de gravação especial," conectando-se a outras saídas. Insira o pino de 3.5mm na entrada de linha do seu computador.

  • Confira se os pinos estão inseridos completamente e que estão firmes no lugar.

10

Conectando-se a saídas equivalentes. Insira o XLR ou os pinos do fone na saída direita e na esquerda, e a outra ponta dos cabos equivalentes na entrada de som do seu computador. Caso esteja conectando-se a uma entrada de 3.5mm desigual, você vai precisar de um adaptador que converta as saídas equivalentes em saídas desiguais e que correspondam ao conector de entrada do cartão de áudio do computador.

  • Obs.: Jamais conecte as saídas dos auto-falantes em nenhuma porta de entrada do seu cartão de áudio. Isso não somente iria destruir o seu cartão de áudio como também danificaria os seus amplificadores.

Ajuste a entrada e os níveis em um computador. Abra o painel de controle de Sons clicando no botão Iniciar, e então no Painel de Controle. Digite "som," e então clique no Som que aparecerá nos resultados.

12

Clique na aba Gravações, então clique em Receptor (Line in), e finalmente, em Set Default.

13

  • Clique em Propriedades e depois na aba Levels (níveis). Leve o botão do volume para a direita para aumentar o volume da gravação, e então clique em OK. Ao voltar para a caixa de diálogo Som, clique em OK.

15

Decida qual programa de computador você irá usar. Suas necessidades, incluindo o número de fitas que deseja converter, a qualidade das gravações e a forma como você quer executar as gravações no seu computador; são todos fatores que vão influenciar na escolha do softwre mais eficaz. Este artigo abrange a gravação básica I/O e o software, já que aqueles que possuem programas de nível profissional muito provavelmente já têm experiência e habilidade em conversões.

16
O Audacity (download no final do post) é um aplicativo totalmente gratuito que pode ser baixado com as devidas características e capacidades. Além de ser de graça, ele é muito mais flexível do que muitos concorrentes similares.

  • Ajuste a entrada de som para o Audacity. Confira se ela está ajustada para a Entrada de Linha (Line Input) clicando no menu próximo ao ícone do microfone.

17

  • Aperte o botão redondo e vermelho que tem "Record" escrito nele, e então na sequência aperte o "Play" no seu toca-fitas. Ao terminar a gravação, aperte o botão quadrado e dourado escrito Stop no Audacity e finalmente, pare o seu toca-fitas.

18

  • O Audacity permite que você faça edições no seu áudio para melhores resultados: encurtar momentos de silêncio, normalizar para que você obtenha o máximo volume possível, dividir a gravação em faixas, etc.

19

Depois para exportar o áudio com qualidade de gravação, podemos salvar os dados em um arquivo de áudio no formato MP3. Para isso no Audacity vá ao menu (File)Arquivo> (Export)Exportar e aqui serão apresentado diversos formatos para a exportação de áudio.

12-export

Para manter um padrão de arquivo de áudio leve e com qualidade, sugerimos a escolha da opção MP3 Files hora de exportar. Claro que nada impede a escolha de outros formatos de áudio de acordo com sua necessidade.

13-audio-formats

Agora você já consegue copiar e transformar digitalmente suas músicas vindas das antigas fitas cassetes para ouvi-las em Cd's, MP3 Players, Smartphones e muito mais. 😉

[button color="#COLOR_CODE" background="#93B874" target="blank" size="medium" src="http://pt.wikihow.com/Transferir-o-Conte%C3%BAdo-de-Fitas-Cassete-Para-o-Computador"]Via: WikiHow[/button] [button color="#COLOR_CODE" background="#010193" target="blank" size="medium" src="http://audacity.sourceforge.net/"]Download Audacity[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.