Clássicos Curiosidades Games Jogos

Clássicos escreveassim: 20 anos de DOOM

Curso de Manutenção de Celulares

Este mês fazem 20 anos que o jogo DOOM foi lançando. Desde 1993 este foi o game que introduziu diversos conceitos e técnicas utilizadas até hoje em muitos FPS atuais. DOOM foi o game que fez a alegria de muitos jovens no início da década de 90, um dos pioneiros do gênero em "tiro em primeira pessoa" (first-person shooter, FPS) que fez muito sucesso devido as suas grandes novidades, assim como sua violência gráfica na época.

doom-

O clássico DOOM foi um jogo para PC desenvolvido em meados de 1992 e finalmente lançado no final de 1993 pela empresa Id Software, a mesma criadora do game Wolfenstein 3D, o primeiro game em FPS do mundo. Com dois disquetes de instalação as características pricipais das novidades de DOOM era sua interface de gráficos quase "3D", renderizados em tempo real através do hardware. A engine de DOOM era representada internamente como um plano bidimensional, com certas diferenças de altura e diversos efeitos adicionados separadamente entre a tela e outras novas funcionalidades melhoradas que vieram diretamente de Wolfenstein 3D.

doom-disk-escreveassim.com.br

O personagem principal do jogo o famoso "cara do DOOM" até hoje não possui um nome em específico. Na história do jogo é mostrado que este cara durão, foi para o planeta Marte devido a desavenças com seu superior e lá foi forçado a trabalhar para um complexo militar-industrial que realizava experiências secretas em métodos de teletransporte entre as luas de Marte, Phobos e Deimos. Mas como qualquer filme de terror, alguma coisa saiu errado e criaturas demoníacas vindas do inferno começam a se teletransportar sem parar. Com isso, toda a área foi rapidamente dominada por demônios e zumbis. Ao mesmo tempo a lua Deimos desaparece inteiramente. Para descobrir respostas sobre estes fatos, é enviado a lua Phobos um grupo para investigar o incidente, mas outra catástrofe ocorre e apenas um deles permanece vivo e ele é "o cara do DOOM", cuja sua única tarefa é permanecer vivo.

Doom escreveassim.com.br

O objetivo de cada fase é simplesmente encontrar a saída que leva ao próximo nível, um botão com um sinal (inesquecível) "EXIT" em vermelho. Entre os obstáculos estão monstros, zumbis, barris com lixo tóxico, tetos que vêm abaixo, portas trancadas, porta com cartão-chave ou interruptor.
Além de muito sangue e imagens satânicas, um dos apelos mais notáveis de DOOM era seu arsenal de armas, que se tornou uma espécie de protótipo/inspiração para os jogos de tiro em primeira pessoa (até mesmo os mais atuais) onde o jogador começa armado com pequenas armas tipo uma pistola, e com o passar das fazes e maior exploração dos labirintos, podia-se encontrar outras armas muitos melhores como a temida motoserra, a escopeta, a divertida metralhadora giratória, o lança foguetes e a mais poderosa de todas, a BFG 9000 (Big Fucking Gun), que disparava enormes bolas de fogo. Para os itens havia a mochila com capacidade de carregar munição, armadura, kit de primeiros socorros e as quase incontravéis esferas que podiam dar o poder da invencibilidade e invisibilidade.

doom2

Resumindo…

Além da natureza emocionante do jogo single-player, o modo deathmatch foi também um outro fator importante na popularidade do jogo onde DOOM, foi o primeiro game a utilizar Conexões Ethernet para partidas Multiplayer pela rede. Por esta e outras novidades na época, "DOOM foi a causa número um da improdutividade nas empresas ao redor do mundo". Devido ao seu sucesso, DOOM se tornou um grande inconveniente em locais de trabalho, ocupando o tempo dos empregados e entupimento das redes de computadores com tráfego causado pelos deathmatches. Na época com meus 11 anos de idade, eu não ligava muito pra isso (pois eu não trabalhava :P), mas até hoje tenho saudades deste verdadeiro clássico e principalmente da motoserra ;).

O link para o jogo online está disponível abaixo. Reviva toda a violência deste clássico de 20 anos atrás sem instalar nada em seu computador. –agora vá jogar e mate todo mundo, inclusive toda a sua saudade dentro destes 20 anos de DOOM! 😉

[button color="#COLOR_CODE" background="#E9A30C" size="medium" target="blank" src="http://www.newgrounds.com/portal/view/470460"]Site: DOOM Online[/button]

Outros clássicos escreveassim:

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Andrézão disse:

    Sem sombra de dúvidas, esse foi um grande divisor de águas na vida de muitos gamers! Jogo mítico!

  2. gadarf disse:

    É um mega clássico, um divisor de águas, atualmente existem alguns MODs que melhoram os gráficos originais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.