Scroll Top

Curiosidades Hardware High Tech

IBM RAMAC – O Primeiro Disco Rígido do Mundo

Curso de Manutenção de Celulares

Hoje em dia o Armazenamento digital é algo versátil, podemos carregar centenas de gigabytes em pequenos cartões de memória SD, MD e etc. – podemos até perdê-los de modo muito mais fácil devido aos tamanhos miniaturizados, fato bem diferente dos primeiros discos rígidos que tinham um tamanho assustador como o RAMAC.

1

O primeiro disco rígido para computador foi criado pela IBM em 1956 e fazia parte do IBM 305 RAMAC (que podem ver na foto abaixo). Um sistema de hardware que ocupava uma sala inteira, e prometia uma revolução no tratamento da informação: em vez de usar vagarosas fitas magnéticas que demoravam eternidades para chegar ao ponto onde estava armazenada informação, este RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) permitia um acesso quase imediato a toda a informação contida nos seus "imensos" quase 5MB de capacidade.2

O sistema de armazenamento consistia em 50 discos rígidos cobertos por uma tinta magnética que eram empilhados uns sobre os outros e rodava a uma velocidade de 1200rpm. O RAMAC conseguia ler informação a uma "alucinante" velocidade de 100 mil bits por segundo, cerca de 12KB/s!

3
Como parte de um projeto que restaurou um destes RAMAC para o Museu de História dos Computadores, os responsáveis descobriram que mesmo depois de ter estado "encostado" durante 40 anos, ainda conseguiram ler o seu conteúdo sem erros nos dados. Haviam informações sobre uma empresa de seguros, fabricantes de automóveis, campeonatos de futebol, bolsa de valores e outras informações de quase meia década atrás.

[button color="#COLOR_CODE" background="#COLOR_CODE" size="medium" target="blank" src="http://abertoatedemadrugada.com/2014/01/o-primeiro-disco-rigido-ramac-da-ibm.html"]Via: AADM[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.