Scroll Top

High Tech Tecnologia Tutoriais Utilitários Windows Windows 7 Windows 8

Como encontrar drivers para "dispositivos desconhecidos" no Windows?

Curso de Manutenção de Celulares

Se você está instalando o Windows em qualquer de suas versões, provavelmente você terá algum problema com drivers de certos dispositivos. Não importa se está instalando o sistema em um PC que acabou de montar, ou atualizando uma máquina para uma nova versão, há grandes chances de que o sistema não reconheça algum hardware conectado.

search-drivers-windows
Tipicamente gosto de baixar todos os drivers para os principais componentes de um PC antes mesmo de começar a instalação do sistema, mas inevitavelmente uma máquina terá uma placa-mãe com um controlador obscuro integrado (placas de rede "piratas"), ou uma placa de expansão misteriosa, que o Windows não reconhece.

As pessoas lidam com problemas com drivers de diversas maneiras. Algumas acessam o site do fabricante da placa-mãe e procuram informações sobre ela, na expectativa de identificar o componente estranho ao ler o manual ou ficha técnica. Outros preferem desmontar a máquina e procurar na web pelos números de série em chips ou placas que não reconhecem ou até mesmo utilizar o Slim drivers, que já comentamos aqui.

Você pode ter sucesso com ambos os métodos, mas existe uma forma muito melhor de identificar dispositivos desconhecidos no Windows, e você não precisará de nenhuma ferramenta especial para isso.

Rumo ao desconhecido

Pode não ser óbvio, mas o Windows lhe dá toda a informação de que você necessita para identificar uma placa desconhecida no próprio Gerenciador de Dispositivos. Você só precisa saber onde procurar.

Para começar, abra o Gerenciador: no Windows 7 basta digitar dispositivos no campo de busca no rodapé do Menu Iniciar e selecionar o item correspondente entre os resultados, no Windows 8 digite o mesmo na Tela Iniciar.

dispdesc_lista-435px

O Windows identifica quaisquer dispositivos desconhecidos com um ponto de exclamação preto dentro de um triângulo amarelo. Se você tiver sorte, o nome do dispositivo aparecerá na lista, e você pode simplesmente fazer uma busca pelos drivers no Google. Mas frequentemente estes dispositivos são indicados apenas como “Dispositivo Desconhecido”, o que não ajuda muito.

Trabalho de detetive

O "pulo do gato" é que cada item de hardware em um sistema Windows tem um identificador único. Para ver acessá-lo clique com o botão direito do mouse sobre o item na lista de dispositivos, selecione o item Propriedades no menu e clique na aba Detalhes no topo da janela que surge.

Nesta aba você verá um menu logo abaixo de Propriedade. Clique neste menu e selecione o item IDs de hardware. No campo Valor, logo abaixo do menu, irão surgir algumas informações que parecem não fazer muito sentido. O segredo é copiar um destes valores (Clique com o botão direito do mouse sobre um deles e selecione Copiar) e usá-lo para fazer uma busca no Google, seguido da palavra driver. Eu adiciono a versão do sistema ao termo, para refinar os resultados. Provavelmente em poucos minutos você conseguirá não só identificar o componente misterioso, como também baixar o driver necessário para que ele funcione corretamente.

2

O ID de Hardware de um dispositivo é a chave para solucionar o problema

Por exemplo, ao instalar o Windows 7 em um PC recentemente notei que o ID de hardware de um dos "dispositivos desconhecidos" era

PCI\VEN_11AB&DEV_4362&SUBSYS_532111AB

Então fiz uma busca no Google por PCI\VEN_11AB&DEV_4362&SUBSYS_532111AB windows 7 driver e logo não só descobri que o dispositivo era uma controladora de rede Marvell Yukon 88E8053 PCI-E Gigabit Ethernet Controller como consegui vários links para o driver. Baixei um deles, fiz a instalação e pronto! Problema resolvido.

Saber identificar e encontrar rapidamente os drivers para dispositivos desconhecidos pode lhe economizar muito tempo, especialmente se você está constantemente atualizando e montando PCs.

Via [button color="#COLOR_CODE" background="#DD473B" size="medium" target="blank" src="http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/01/30/dica-como-encontrar-drivers-para-201caparelhos-desconhecidos201d-no-windows/"]IDG NOW[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.