Curiosidades High Tech Microsoft Tecnologia Tutoriais Windows Windows 7 Windows 8

Por que o Windows precisa ser reiniciado com tanta frequência?

Curso de Manutenção de Celulares

Atire a primeira pedra o usuário que nunca se queixou sobre aqueles momentos de espera enquanto o Windows é reiniciado. Um exemplo clássico é quando você necessita usar o PC com o intuito de fazer uma tarefa extremamente rápida e após o ligá-lo é mostrada a mensagem: "Atualizando o Windows – Não desligue o computador".
Entre tantos efeitos causadores da espera frente ao pc, este é o mais comum. -são as atualizações automáticas que sempre pegam o usuário de surpresa, mas existem também outras ocasiões similares como a instalação, desinstalação ou atualização de certos softwares de terceiros. Mas a pergunta final é: Qual é o motivo de tantas reinicializações do Windows?

reboot-windows-escreveassim
Diferente de outros sistemas operacionais como o Linux, o Windows geralmente necessita de uma reinicialização porque não pode (na verdade não consegue via kernel) modificar seus arquivos enquanto eles estão sendo utilizados. Esses arquivos são bloqueados e só podem ser modificados/trocados etc, quando não estão sendo utilizados por nenhum outro componente do sistema operacional.

O que a reinicialização do sistema faz?

Por padrão o Windows não pode atualizar, trocar, mover ou remover seus arquivos quando estão em uso. Quando o Windows Update faz o download de novas atualizações, ele não pode aplicá-las no sistema imediatamente. – como estes arquivos estão em uso no momento, todos foram bloqueados contra alterações e  modificações mais profundas de qualquer espécie. Para instalar essas atualizações, é necessário desligar a maior parte, mas não todos os componentes do sistema operacional. Caso fosse possível "desabilitar somente alguns módulos do sistema", teria que ser refeita toda uma engenharia na arquitetura do sistema operacional da Microsoft, um trabalho extra que não causaria grandes efeitos na relação CustoxBenefício. Justamente por este e outros fatores, a Microsoft optou pela escolha de reiniciar todo o sistema operacional por completo mesmo que não fosse preciso, somente para carregar os novos arquivos atualizados quando ele é iniciado ou desligado.

reboot-windows-escreveassim1

As reinicializações também podem ser necessárias quando há atualização ou remoção de determinados tipos de software. Por exemplo, se você estiver usando algum tipo de programa antivírus ou um driver de hardware que conecta profundamente no sistema, seus arquivos serão carregados na memória e protegidos contra modificações. Ao atualizar ou remover arquivos em uso, o Windows pedirá para reiniciar o computador e modificar os arquivos antes que o sistema seja iniciado totalmente.

A Microsoft divulga frequentemente correções para seus sistemas Windows. A grande maioria dessas atualizações modificam arquivos do sistema e não podem ser atualizadas/alteradas enquanto o Windows está em execução, então é exigida uma reinicialização. Nem todas atualizações, correções etc, vindas Windows Update requerem uma reinicialização. Por exemplo, as atualizações para o Microsoft Office não exigem um reboot – estes arquivos podem ser descarregados da memória reiniciando apenas Office.

A instalação, desinstalação e a reinicialização

Certos programas as vezes desejam reiniciar o seu computador quando você os instala, desinstala ou atualiza. Isso pode ser porque utilizam os arquivos de sistema na camada de baixo nível com drivers que não podem ser atualizados ou removidos "à força". Por exemplo, digamos que se você decida desinstalar algum antivírus e o desinstalador provavelmente não será capaz de remover todos os arquivos imediatamente, então você precisa reiniciar. O desinstalador irá agendar as exclusões dos arquivos, e o próprio Windows irá apagar automaticamente estes arquivos na próxima vez que o computador for reiniciado.

Alguns programas também podem querer que você reinicie o PC depois de instalá-los. Por exemplo, quando você acaba de instalar um antivírus, logo ele informa que é preciso reiniciar imediatamente. Alguns drivers de hardwares de baixo nível também podem exigir uma reinicialização antes de estarem aptos a funcionarem, isso acontece bastante com drivers para placas de rede Ethernet ou placas de Vídeo.

reboot

Como o Windows agenda e substitui os arquivos e exclusões na reinicialização?

O Windows oferece uma API que os desenvolvedores de softwares podem utilizar para mover, renomear ou excluir um arquivo que está em uso. A aplicação feita pelo desenvolvedor pede ao Windows que renomeie ou mova um determinado arquivo quando o computador entrar no próximo "desliga/liga". – este pedido é gravado na chave de registro HKLM \ System \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ PendingFileRenameOperations e assim que o Windows for inicializado, ele automaticamente verifica essa chave de registro e executa todas as operações que foram solicitadas pelas aplicações.

solicitacao-para-reiniciar

Agora que já você sabe qual é o real motivo por trás de tantas reinicializações do Windows, que tal à partir de agora você esperar o término do processo sem pressa? – Aceitar as mensagens de reinicialização sem evitá-las por longos períodos e abraçar de vez o informativo feito própria Microsoft: Atualizando o Windows – Não desligue o computador. O não cumprimento desta tarefa em seu sistema operacional, poderá ocasionar em erros de softwares, aplicações, dll's e muito mais, danificando todo o sistema ou parte dele. Então na próxima atualização, apenas espere e sorria! 😀

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.