Android High Tech Microsoft Notícias Tecnologia

Nokia adere ao Android e apresenta sua Família X, mas sem os serviços do Google

Curso de Manutenção de Celulares

Os rumores estavam certos. A Nokia decidiu aderir à plataforma Android para complementar seu portfólio de smartphones em uma faixa de preço entre as famílias Asha e Lumia. A companhia apresentou durante o Mobile World World Congress (MWC) em Barcelona os três primeiros modelos: Nokia X, Nokia X Plus e Nokia XL. Os dois primeiros têm tela de quatro polegadas e o terceiro, de cinco polegadas. Os preços serão 89, 99 e 109 euros, respectivamente, com vendas previstas para o primeiro trimestre, no caso do Nokia X, e segundo trimestre, para os outros dois modelos. O foco estará nos mercados emergentes, disse Stephen Elop, vice-presidente de devices e serviços da Microsoft.

1

A famila Nokia X

O Nokia X é o modelo básico: por fora, temos um display IPS de 4 polegadas com resolução 800 x 480. Por dentro, há um processador Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de espaço interno, expansível via microSD. Ainda temos uma bateria de 1.500 mAh e câmera de 3MP sem flash; não há câmera frontal. São 10,4 mm de espessura e 129 g.

Por sua vez, o Nokia X+ é ligeiramente melhor: tudo é igual ao Nokia X, exceto memória (768 MB de RAM) e armazenamento (vem incluso um cartão 4GB).

E temos também o grandão Nokia XL, com tela IPS de 5″ e resolução 800×480 pixels. Ele também possui Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz, 768 MB de RAM e cartão SD incluso, e ainda vem com câmera de 5 megapixels, flash LED, câmera frontal de 2 megapixels e bateria de 2.000 mAh. São 10,8 mm de espessura e 190g.

nokia-x-6

A grande diferença da família X para outros smartphones Android do mercado é que, em vez de virem com os apps tradicionais do Google embarcados (Google Maps, Gmail, Google Play etc), a família X trará serviços da Nokia e da Microsoft, como os mapas do Here e o MixRadio, além de permitirem o acesso à conta de usuário da Nokia e à loja de aplicativos Nokia Store, que passa a incluir apps Android. Elop lembrou que, ao contrário da Google Play, a Nokia Store oferece a opção de testar os apps antes de comprar e tem acordos de faturamento através do billing das operadoras em 60 países. O usuário pode também acessar outras lojas Android, como a russa Yandex, ou copiar apps de terceiros para dentro do seu smartphone a partir da entrada microSD. Em resumo: em vez de acessarem os serviços em nuvem do Google, os usuários de smartphones Nokia X vão acessar os serviços na nuvem da Microsoft. Para mostrar seu apoio à iniciativa, a Microsoft vai oferecer um mês gratuito de assinatura do Skype e 10 GB de armazenamento no OneDrive para os primeiros consumidores que adquirirem o Nokia X.

nokia-x-1
Outra diferença importante é o design da home screen, que lembra bastante aquela dos aparelhos com Windows Phone, organizada em quadrados coloridos que podem ter seus tamanhos reajustados e incluir informações em tempo real. Ou seja, é um Android com cara de Windows Phone.

Estratégia

Elop justificou a adoção do Android como sendo uma estratégia para cobrir a faixa de preço logo abaixo de 100 euros para smartphones Android, segmento que mais cresce no mundo, especialmente em países emergentes. Ele ressaltou que a empresa continuará baixando os preços da família Lumia, mas fará o mesmo com a família X, o que deixa no ar a possibilidade de os aparelhos Asha desaparecerem no futuro. Outro motivo para aderir ao Android reside na oportunidade de atrair um ecossistema de desenvolvedores locais em mercados emergentes.

Durante a coletiva, um jornalista perguntou se a plataforma estava em chamas novamente, fazendo referência à expressão usada por Elop quando a Nokia decidiu abandonar o Symbian e adotar o Windows Phone três anos atrás, e por que a empresa não optara por Android naquela ocasião. Elop respondeu: "Alguns fabricantes que fizeram a escolha por Android anos atrás e que estão presentes nesta feira não conseguiram se diferenciar. Nossa escolha foi para se diferenciar. O Windows Phone é a plataforma que mais cresce no mundo, dobramos vendas ano a ano. E isso vai continuar acelerando". Sobre o futuro da Lumia, Elop disse: "A Lumia continua sendo a nossa principal família de smartphones, na qual concentraremos nossos esforços de inovação", afirmou.

BBM

Na coletiva, Elop anunciou também a chegada de alguns novos apps para Windows Phone, com destaque para o BBM, aplicativo de mensagens instantâneas criado pela BlackBerry, que recentemente se tornou disponível também para Android e iOS.

Via: [button color="#COLOR_CODE" background="#6CBD48" size="small" target="blank" src="http://www.mobiletime.com.br/24/02/2014/nokia-adere-ao-android-sem-servicos-do-google/369359/news.aspx"]Mobile Time[/button]&[button color="#COLOR_CODE" background="#6CBD48" size="small" target="blank" src="http://gizmodo.uol.com.br/nokia-x-android/"]Gizmodo[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.