Curiosidades High Tech Linux Tecnologia

O que é Unix e porque ele foi (e ainda é) importante?

Curso de Manutenção de Celulares

A maioria dos sistemas operacionais podem ser agrupados em duas famílias diferentes. Uma delas são os sistemas operacionais da Microsoft que foram baseados no Windows NT, a outra (quase todo o resto) possui uma herança voltada para o Unix.

Na outra família, temos Linux, Mac OS X, Android, iOS, Chrome OS, Orbis OS e até mesmo aquele firmware instalado em seu modem ou roteador  – todos esses e possivelmente mais alguns milhares, são frequentemente chamados de sistemas operacionais "Unix-like".

unix-placa

O Unix foi desenvolvido no final da década 60 pela empresa Bell Labs da AT & T. Desde suas primeiras versões, já traziam alguns atributos de estrutura e design importantes e que vivem até hoje em suas variantes.

Uma delas é a "filosofia Unix" de criação de utilitários pequenos e modulares, algo como: "faça alguma coisa e faça-a bem!" Se você estiver familiarizado com terminal do Linux, isso deve ser familiar para você – o sistema em si, oferece uma série de utilidades que podem ser combinadas de diferentes maneiras para realizar tarefas mais complexas no sistema.

No Unix também existe um sistema de estrutura de arquivos bastante útil, que poderia ser utilizado pelos programas e suas ligações de arquivos. Aquela frase já conhecida atrelada ao Linux onde "tudo é um arquivo", é uma verdadeira herança vinda do Unix. – isso inclui dispositivos de hardware e arquivos especiais que fornecem informações do sistema operacional. Analisando o outro lado, só o Windows nomeia suas unidades com Letras, fato totalmente herdado dos sistemas DOS.

A linha do tempo Unix

Como qualquer história que remonta mais de 40 anos, a história do Unix e seus descendentes é um pouco confusa. Para simplificar as coisas, podemos separá-las em dois grupos.

Um grupo de descendentes do Unix que foram desenvolvidos em universidades e centros de estudo. O primeiro foi o BSD (Berkeley Software Distribution), um verdadeiro Unix-Like de código-fonte aberto.  Os mais conhecidos sistemas operacionais vindos do BSD são: FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e NeXTStep. O Mac OS X, da Apple foi baseado no NeXTStep, assim como o iOS foi baseado no Mac OS X. Neste grupo existem muitos outros sistemas operacionais menos conhecidos ou de uso específico que foram baseados no BSD Unix, um deles é o sistema operacional Orbis OS utilizado pela Sony em seu PlayStation 4.

No outro grupo, faz parte o Projeto GNU do barbudo Richard Stallman que teve início com uma ação revolucionária ocasionado pelas crescentes restrições impostas em termos de licenciamento do Unix original da AT & T. Então é aí que entrou o MINIX, um outro sistema operacional Unix-like criado para fins educacionais, que se tornou a inspiração para o desenvolvimento de um outro sistema Unix-like. – juntos GNU + Minix + um jovem estudante finlandês, deram origem ao GNU/LINUX ou simplesmente "Linux". – um novo Unix-like composto por diversos utilitários livres e desenvolvidos pelo projeto GNU de Richard Stallman, que à partir dele tiveram milhares de outros Unix-like, as chamadas Distribuições Linux.

Na verdade o GNU/Linux não é um descendente direto do BSD, mas é descendente de um projeto do Unix que teve suas suas raízes nas escolas e universidades dos EUA. Muitos sistemas operacionais atuais, incluindo o Android, Chrome OS e uma enorme quantidade de outros sistemas operacionais embarcados, são baseados em GNU/Linux.

history-of-unix

Por outro lado, havia um mercado a ser explorado visando o futuro do Unix. Grandes corporações queriam criar e licenciar seu próprio Unix para comercializar suas versões "caseiras". Entre essas grandes corporações vieram o SCO UnixWare, Novell com seu maravilhoso NetWare, Sun com o Solaris, HP-UX, IBM AIX, SGI IRIX e muitas outras. Um fato que muitos desconhecem foi que até a Microsoft entrou na brincadeira criando seu próprio Unix-Like o Microsoft Xenix.

Muitas pessoas esperavam que o Unix se tornasse o sistema operacional padrão da indústria, mas foi o sistema DOS que conseguiu este lugar através dos computadores "IBM PC compatíveis", que explodiram em popularidade junto ao MSDOS da Microsoft. O DOS nunca foi baseado em Unix, é por isso que o Windows utiliza letras para identificar unidades, barras invertidas e etc. Toda esta história mostra claramente que a Microsoft não começou um projeto do zero na hora de desenvolver seu sistema, hoje todos os sistemas operacionais da Microsoft são baseados no kernel do Windows NT. Temos o Windows 7, Windows 8, o Windows RT, o Windows Phone 8, Windows Server e o sistema operacional do Xbox que utilizam um kernel vindo do Windows NT que foi concebido para manter a compatibilidade com softwares antigos herdando muita coisa do MSDOS.

Por que o Unix foi e é importante?

Você já deu uma olhada no terminal do Mac OS X ou na estrutura de seu sistema de arquivos? Bem, o Mac e Linux são sistemas operacionais Unix-like. Sabendo um pouco de toda essa história ajuda a entender melhor o que é um sistema operacional "Unix-like", e por que tantos sistemas operacionais existentes no mercado são tão semelhantes entre si, enquanto o Windows parece tão diferente dos demais. Isso explica por que ao utilizar o terminal no Mac OS X, você irá se sentir "em casa" caso você seja usuário do Linux.

[button color="#COLOR_CODE" background="#COLOR_CODE" size="small" target="blank" src="http://wikipedia.org"]Fonte: Wikipedia[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.