Scroll Top

Curiosidades Dicas High Tech publieditorial Segurança da Informação Tecnologia

Mensagens Instantâneas: Como Proteger as Informações Compartilhadas

Curso de Manutenção de Celulares

Muita gente está preocupada sobre quem acessa seus detalhes pessoais, e muita gente toma as devidas precauções para proteger seus dados quando envia emails. No entanto, estas mesmas pessoas perdem em ver a importância da segurança quando usam diferentes serviços e aplicativos de mensagens instantâneas.

mspy-escreveassim.com.br
O Aumento de ataques aos aplicativos de Mensagens Instantâneas

Estes apps são uma grande maneira de comunicar com outras pessoas, contudo, num contexto empresarial, estão sendo bastante utilizadas por criminosos para lançar ataques de hacking a vários negócios. Estes ataques aumentaram devido ao fato que os serviços de mensagens instantâneas também permitem a troca de arquivos bem como mensagens.

Prevenindo ataques a MI

Estes são alguns métodos que se pode usar para proteger seus dados quando utilizar serviços de mensagens instantâneas. A primeira coisa que tem de fazer é de dar um nome visual. Para se manter seguro, o seu nome visual não deve dar pistas de sua identidade real.

Guarde as coisas para si

A segunda coisa que precisa fazer para manter seus dados pessoais seguros quando usar mensagens instantâneas é evitar falar com pessoas que não estão em sua lista de contatos. Você pode se surpreender ao saber que é possível aos hackers descobrirem seu endereço IP a partir de uma simples mensagem instantânea, e que para uns hackers com habilidade, é tudo o que precisam para iniciar um ataque cibernético.

Evite clicar em Links desconhecidos

Uma maneira que os hackers usam bastante para entrar em seu computador é convidá-lo a abrir um link malicioso. Os links serão criados para o enganar mediante a curiosidade de abri-los por qualquer razão, como uma promessa de um prêmio ou porque o conteúdo é divertido, provavelmente será algo que irá despertar seu interesse. Infelizmente, estes links apenas levam a algo que contenha códigos maliciosos, como trojans e spyware, que é depois baixado para o seu computador.

Não compartilhe arquivos sem ser necessário

Como mencionamos antes, é importante não compartilhar arquivos com ninguém através de mensagens instantâneas, e este conselho é ainda mais importante se estiver conversando com alguém que não conhece. Compartilhar arquivos também é algo que não deve ser feito, e se estiverem em seu computador, estes ficheiros maliciosos podem facilmente espalharem-se a outros computadores introduzindo-se em e-mails e mensagens que envia para pessoas presentes em sua lista de contatos.

Mantenha seu cliente de mensagens rápidas sempre atualizado

Quando usar serviços de mensagens instantâneas, certifique-se de que está utilizando a última versão, em vez de usar uma versão antiga. Os programadores destas aplicações estão constantemente atualizando seus programas de modo a ajudar as pessoas a evitar os problemas associados a ataques de hackers. Isso significa que é prudente que atualize seus programas de mensagens instantâneas assim que as atualizações ficarem disponíveis.

Evite Plug-Ins de terceiros

Uma tática que os hackers usam muito é tentar fazer que o usuário baixe plug-ins de terceiros. Os plug-ins são anunciados como melhoradores da experiência geral do usuário, mas quando baixado, tudo o que faz é introduzir malwares e spywares em seu computador ou dispositivo móvel. É por isso que deve evitar essas transferências a menos que sejam oferecidas pelo criador do mensageiro.

Certifique-se que tenha encerrado a sessão

Pode ser tentador simplesmente fechar o mensageiro instantâneo quando terminar de conversar, no entanto, isto deixará sua sessão iniciada, e isso pode levar a ataques de hackers. O problema com estes aplicativos é que permitem as pessoas saber quando está ligado, mesmo que tenha fechado o programa. Terminar sessão é essencial se quiser ficar seguro, e isso é algo que é bastante importante se estiver usando um dispositivo móvel, computador público ou compartilhado. Evite marcar a caixa que permite a aplicação lembrar-se de seus detalhes de sessão como nome de usuário e senha.

Instale um bom Antivírus e Firewall

Apesar de todos os conselhos acima, irão haver alturas que tem de abrir um link ou baixar um arquivo, e por isso irá precisar de um bom firewall e antivírus. Estes irão ajudá-lo a detectar e proteger o seu computador de malware e vírus que os hackers usam de modo a ganharem controlo de seu computador ou então de seu dispositivo móvel.

Preocupação dos parentes

As mensagens instantâneas tiveram um crescimento astronômico entre adolescentes, e isso pode causar preocupações em seus pais. Adolescentes são conhecidos por pensarem que são indestrutíveis e isto pode levar a que ignorem todos os conselhos dados aqui. Também pode significar que estão mais propensos a falarem com estranhos pela internet que pode levar a situações perigosas. Uma das maneiras que os pais estão gerenciando isto é instalando programas espiões em celulares como o mSpy de modo a monitorar comunicações de Mensagens Instantâneas para que possam interceptar possíveis problemas com seus filhos.

Conclusão

Mensagens instantâneas são uma boa maneira de nos comunicarmos pela internet, e isso pode levar a uma certa negligência em não nos preocuparmos muito com a segurança de nosso computador, dispositivo móvel  e outras informações pessoais. Na realidade isto pode deixar qualquer um exposto a ataques, por isso é vital que façam o que puder para se manter seguro.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.