Curiosidades High Tech Programação

Linguagem de programação BASIC comemora 50 anos

Curso de Manutenção de Celulares

O BASIC (Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code) foi criado originalmente em 1964 com fins didáticos, pelos professores
John G. Kemeny e Thomas. A linguagem foi executada com sucesso pela primeira vez  como programa no computador General Electric da escola que lecionavam há exatos 50 anos.

basic-50

O seu objetivo era, como o próprio nome da linguagem demonstra, criar uma linguagem de programação básica que permitisse qualquer pessoa programar. Para isso recorreram a comandos que eram transpostos da língua inglesa e que facilitavam a sua compreensão.

kemenyteaches1

O seu objetivo foi cumprido, e nas décadas seguintes muitas foram as versões e variantes do BASIC que se foram disseminando por todo o lado, tornando-se – em muitos casos – na primeira linguagem de programação com que muitos se iniciaram no mundo dos computadores.

Já na década de 1970 e início dos anos 1980, quando os computadores domésticos engatinhavam o BASIC fez tanto tornou-se uma peça fundamental pra torná-lo mais úteis. Especialmente pelas várias versões da linguagem, inclusive uma criada por uma pequena empresa chamada Microsoft.

basic-version1
Mas nem todos se tornaram fãs do BASIC. Logo desde o início houve quem criticasse a linguagem por dar demasiadas facilidades e permitir "maus hábitos" de programação, como o infame "GOTO" que permitia pular para qualquer outra linha do programa, escapando assim aos constrangimentos que as boas práticas da programação lógica e estruturada recomendam.

basic-munchkinJogo feito em BASIC

Não tenho poder de decisão para falar se tais atos são ou não corretos. – mas uma coisa é certa, não é todos os dias que vemos uma linguagem de programação celebrar o seu 50º aniversário. Parabéns BASIC, por ter sido a porta de entrada pela qual muitas pessoas se aventuraram no mundo da programação ao longo de todas estas décadas.

[button color="#COLOR_CODE" background="#FD761A" size="small" src="http://abertoatedemadrugada.com/2014/05/50-anos-de-basic.html" target="_blank" ]Via | AadM[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.