Curiosidades Email Gmail Google Internet Notícias Segurança da Informação Tecnologia Web

Google aposta num Gmail mais seguro com criptografia end-to-end

Curso de Manutenção de Celulares

As recentes descobertas sobre a espionagem em larga escala feita pela NSA (e eventualmente outras entidades), que chegavam ao ponto de interceptar os dados  na"internet" entre servidores de empresas como o Google, trouxeram o assunto da segurança para o topo das notícias. Depois de ter criptografado todo o seu email internamente, o Google avança agora para a proteção total dos emails.

saferemail_share_en

A maioria das pessoas nunca se preocupam com as voltas que os emails dão, sabendo apenas que são enviados do seu computador e que chegam ao seu destino e pronto! O problema é que pelo meio, estes emails passam por muitos servidores, e qualquer um deles (ou de uma possível ligação entre eles) pode ser um potencial ponto de espionagem que está a espreita do conteúdo deste email. A Google quer aumentar essa segurança, e para isso, além de relembrar que utiliza criptografia em todos os seus serviços e comunicações, disponibiliza também uma nova ferramenta – ainda em fase de testes – que irá permitir o envio de mensagens completamente criptografadas entre duas ou mais pessoas.

Partindo de uma explicação sucinta a criptografia "End-to-end" significa que os dados que deixam seu navegador será criptografado até destinatário da mensagem, onde somente este irá decifra-la. Com esta extensão instalada, os emails enviados no Gmail serão criptografados antes mesmo de saírem de nosso navegador, e serão decodificados apenas no destinatário respectivo – sem que ninguém pelo meio possa ver aquilo que enviaram, nem mesmo o Google.

Com esta novidade a Google espera que isto possa a vir ser adotado por muito mais pessoas, começando por todas aquelas que sentem necessidade adicional de manter as suas comunicações longe dos olhares indiscretos. Como sempre… permanecerá a questão sobre se será possível confiar em uma empresa americana, sujeita às regras e leis do seu país, e que incluem fortes restrições e limitações no uso de tecnologia de criptografia e que não possa ser "crackeada". Mas a Google disponibiliza esta extensão como código aberto para que todos os interessados possam ver o que se ali se passa e como funciona, e claro, validarem se realmente permite o envio de emails totalmente "à prova de NSA" e outros.

[button color="#COLOR_CODE" background="#F2B60C" size="small" src="http://abertoatedemadrugada.com/2014/06/google-aposta-num-gmail-mais-seguro-com.html" target="_blank" ]Via | AadM[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.