Scroll Top

Celulares Clássicos High Tech Microsoft publieditorial Tecnologia Telefonia Windows

Clássicos escreveassim: A era de ouro do Windows Mobile

Curso de Manutenção de Celulares

Com a proliferação em massa de dispositivos móveis por todos os lados somados as diversas quantidades de dicas e informações disponíveis atualmente, proponho a dizer que hoje somos todos privilegiados.
Há quase uma décadas atrás o ambiente para usuários de smartphones não era tão simples assim. O valor exorbitante desses dispositivos não eram para qualquer pessoa na época, sem falar da falta de suporte ou informações sobre suas aplicações, algo relativamente inexistente se comparado com o que temos hoje, onde basta acessar qualquer buscador procurar uns reviews, escolher qual dispositivo lhe é mais interessante.GOOGLE_463825921b058c6c43ed4fc6e28b9144

O Windows Mobile talvez tenha sido o sistema operacional mais utilizado em smartphones  na década passada. Suas origens remontam ao arcaico Windows CE de 1996 para sistemas embarcados, embora o Windows Mobile tenha aparecido pela primeira vez no ano 2000 como PocketPC 2000 só em 2003 foi renomeado definitivamente para Windows Mobile, onde seu público alvo era direcionado principalmente aos negócios e empresas e posteriormente aos consumidores.

O auge do pequeno sistema operacional de bolso foi em 2007, quando foi o software mais popular em smartphones nos EUA, e em alguns países pelo mundo, incluindo o Brasil.

Sobre suas funções de usabilidade o Windows Mobile tinha "por dentro" um conjunto de características padrão de um Desktop comum, como funções multitarefa, explorador de arquivos, suporte para muitos tipos de arquivo, Internet Explorer mobile, MS Office Mobile, Media Player e uma vasta lista de aplicações de terceiros que estavam disponíveis comercialmente ou gratuitamente através da loja Windows Marketplace for Mobile. – essas aplicações para Windows Mobile eram bem fáceis de instalar, vinham no formato .cab e no dispositivo "com a caneta" stylus bastava pressionar sobre o arquivo de instalação e o mesmo já começaria ser instalado.

db2
Na verdade o Windows Mobile era exageradamente muito parecido com o seu homólogo desktop. – um verdadeiro Windows de Bolso, pois no sistema havia a mesma arquitetura de pastas famosas como "\Windows\System" e "\Windows\System32" por exemplo.

maxresdefault1

Dependendo do dispositivo sob as características de hardware inseridas pelo fabricante o sistema também suportava funções à recursos essenciais que iam além de um simples Telefone Celular (sem redes de dados) como Bluetooth, Infravermelho, VPN, padrão QWERTY de teclado e GPS.

Versões do Windows Mobile

  • 2.2 Pocket PC 2000
  • 2.3 Pocket PC 2002
  • 2.4 Windows Mobile 2003
  • 2.5 Windows Mobile 2003 SE
  • 2.6 Windows Mobile 5
  • 2.7 Windows Mobile 6
  • 2.8 Windows Mobile 6.1
  • 2.9 Windows Mobile 6.5

Dentre as versões lançadas o Windows Mobile começou a fazer sucesso fora dos ambientes corporativos à partir da versão 5.0, lançada pela Microsoft em 2005. Ele foi o primeiro sistema móvel com suporte a tecnologia .NET Compact Framework e que incluía também suporte ao Microsoft Exchange Server e Outlook.

4206

Com o anúncio mundial de um smartphone revolucionário em 2007 chamado iPhone, o Windows Mobile estava em sua versão 6.0, que trazia novos mas poucos recursos referente a sua versão anterior. – talvez por todo o hype causado pelo futuro smartphone da Apple, foram lançadas outras duas versões do Windows Mobile a 6.0 e a 6.1, esta última que trouxe grandes mudanças em toda a sua interface gráfica, com ícones maiores ficando mais próximo do "touch" para ir começando a dispensar o uso das antigas canetinhas stylus.

wm653

Foi lançada também uma versão Windows Mobile 6.5, uma atualização paliativa para o Windows Mobile 6.1 que veio preencher a lacuna entre a versão 6.1 e a futura versão a ser lançada chamada de Windows Mobile 7 (mais tarde rebatizada para Windows Phone 7), que chegou somente em 2010.
Durante este período entre 2007 e 2010 o Windows Mobile ficou estagnado e o mundo mudou radicalmente. O iPhone virou um sucesso estrondoso à nível mundial, seguido pela Google/Android e todos que desejavam obter um Windows Mobile de antigamente, tornaram-se os usuários destes novos dispositivos concorrentes. Mesmo com os preços caindo aos poucos, todos ainda continuam pesados. Para aliviar essa pressão pode recorrer por exemplo ao desconto em smartphones do Pega Desconto na loja virtual Webfones.

Já o Windows Mobile infelizmente morreu, foi substituído pelo Windows Phone, um novo sistema operacional móvel que em nada se parece ou lembra o antigo WM.

Por mais incrível que possa parecer o Windows Mobile possuía funções muito interessantes das quais o Windows Phone hoje ainda não possui, como acesso remoto do dispositivo via PC, tethering para compartilhar a internet entre PC/smartphone, explorador de arquivos e outras coisinhas simples que facilitam a vida dos usuários mais avançados.

É Windows Mobile, você deixou saudades…

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.