logo

Hackers utilizam phishing para roubar senhas de usuários Google

Um novo ataque aos usuários com conta no Google deixa claro que nem mesmo o "Gigante da Internet" está livre de ter seu nome usado indevidamente na rede. Nesse golpe, hackers utilizam uma técnica avançada de phishing para ter acesso às senhas de usuários. Uma vez logados, esses hackers podem comprar aplicativos no Google Play, ter acesso a documentos confidencias no Drive e outros serviços oferecidos pelo Google.

 

golpes em e-mails

Como ocorre a invasão

O golpe começa com um e-mail falso enviado ao usuário em nome do Google. O título ou assunto da mensagem pode variar entre "Mail Notice", "New Lockout Notice", entre outros. Já no corpo do e-mail está a mensagem: "This is a reminder that your email account will be locked out in 24 hours due to not being able to increase your Email storage Quota. Go to the INSTANT INCREASE to increase your Email storage automatically". Ao clicar no link indicado no e-mail, o usuário é direcionado para uma falsa página de login do Google, onde deve preencher os campos de nome de usuário e senha como de costume, só que ao invés de logar em um programa legítimo, a vítima fornece suas informações aos hackers.

Phishing Scam, um dos golpes mais utilizados

Esse tipo de golpe geralmente utiliza o nome de empresas famosas como o próprio Google, Facebook, agências bancárias, órgãos do Governo e empresas de telefonia. Nesse golpe em especial, esquemas de URI foram utilizados, o que permitiu que os scammers incluíssem dados online nas páginas como se eles fossem recursos externos. O esquema utiliza Base64 para representar o conteúdo do arquivo, fornecendo o conteúdo da página falsa em uma sequência codificada dentro do URI de dados.

Segurança

roubo de senhas online

Utilizar o nome de órgãos do Governo ou de bancos pode ser um golpe já conhecido pela maioria de usuários, principalmente para os mais avançados, mas usar o nome de um serviço amplamente utilizado e online, como aconteceu com a Bitdefender é mais “tentador”. Por isso, é preciso abrir os olhos para golpes menos óbvios. Para que isso seja realmente possível, é indispensável a utilização de um antivirus 2014.

 

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site EscreveAssim.

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Fechado para Comentários.