Scroll Top

Apple Dicas Mac Tutoriais

Dica: Como abrir uma janela do terminal diretamente de uma pasta do Finder no OSX

Curso de Manutenção de Celulares

O Terminal do OSX dá ao usuário acesso facilitado a um conjunto de funções e de aplicações, que podem ser usadas para tarefas tão simples como o gerenciamento da máquina ou até mesmo o gerenciamento completo de serviços e processos no sistema. O acesso ao Terminal é normalmente feito pela lista de aplicações do OSX, mas existe um pequeno truque que podemos usar para o abri-lo de qualquer lugar do qual estivemos navegando através do Finder.

mac-terminal

O Shell ou Terminal, é semelhante ao mesmo encontrado em qualquer distribuição Linux like, onde muitas vezes é usado para acesso remoto a máquinas, como via SSH, ou para testar o acesso à Internet, fora do Ambiente gráfico ou das janelas do sistema operacional.

A forma de acessar o terminal pode ser feita através de um simples atalho ou de um ícone na "Doca". Mas estes acessos ficam sempre limitados a uma pasta, podendo o usuário depois navegar para a pasta pretendida já dentro do terminal.

Mas e se for possível acessarmos diretamente o Terminal dentro de uma pasta escolhida no momento?
É simples e o OSX tem essa função presente, mas não ativa por padrão.

Para ativar essa funcionalidade precisamos de abrir as Preferências do sistema e depois acessar à opção Teclado.

Aqui devemos procurar o separador Atalhos e depois a opção Serviço. Nesta área devemos ver agora todas as opções associadas aos Serviços e e configurações que podemos ativar.

lollipop_nexus_3

 

A opção para passar a ter o acesso direto ao Terminal é Novo terminal na pasta. Podem também escolher qual o atalho que queremos associar a esta nova opção.

Uma segunda opção que também podemos ativar é Novo separador do Terminal na pasta, que abre um novo terminal, mas na forma de um separador numa janela de terminal já aberta.

Depois destas opções ativas, estas já ficam imediatamente disponíveis para serem usadas. Para isso basta acessar o Finder e no ícone da pasta pretendida clicar com o botão direito do mouse ou do touchpad.

Do menu de contexto apresentado basta acessar a opção Serviços e depois escolher uma das opções que ativamos. – Novo terminal na pasta ou Novo separador do Terminal na pasta.

 

lollipop_nexus_4

A partir daí a opção de nova janela do Terminal vai ser aberta e a localização vai ser exatamente a da pasta que estivermos ou escolhermos, pronta a trabalhar ou a acessar os arquivos que ali estão presentes. 😉

[button color="#COLOR_CODE" background="#1770F1" size="small" src="http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/osx-como-abrir-uma-shell-directamente-de-uma-pasta-do-finder/" target="_blank" ]Via | Pplware[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.