Scroll Top

High Tech Internet Redes Tecnologia Telecomunicações

Redes – Conheça os tipos de endereços IPv6

Curso de Manutenção de Celulares

Num momento onde a Internet das coisas começa a ganhar forma, certamente há uma aceleração na adoção do IPv6. Como já referimos em alguns artigos anteriores, este "novo" protocolo caracteriza-se por oferecer um espaço de endereçamento superior ao IPv4, pelos endereços de 128 bits, pelo suporte nativo a mecanismos de autenticação, privacidade e tantos outros elementos…

Hoje vamos conhecer quais são os três tipos de endereços IPv6.

background


De acordo com o RFC 4291, são três os tipos de endereços IPv6: Unicast, Anycast e Multicast. Ao contrário do IPv4 não existem endereços de broadcast mas tal funcionalidade pode ser conseguida através de endereços multicast.

Endereços Unicast

Os endereços unicast identificam de forma unívoca a interface de uma máquina. Um pacote enviado para um endereço unicast é apenas recebido pela interface que está associada a tal endereço. Há no entanto vários tipos de endereços Unicast:

  • Endereços Unicast globais
  • Link Local
  • Loopback
  • Unique local
  • Endereços IPv6 com endereços IPv4 embutidos

Endereços Unicast globais

Este tipo de endereços são similares aos endereços públicos IPv4. Podem ser configurados de forma manual ou atribuídos dinamicamente.

1global_unicast_address

Link Local

Este tipo de endereços são usados pelo mecanismo de auto-configuração, para que um dispositivo possa comunicar com outro, dentro da mesma rede. Os endereços link local não são encaminhados para outras redes. Os endereços Link Local começam sempre por FE80 (1111 1110 1000 0000)

2link_local_address

Exemplo: fe80::200:5aee:feaa:20a2

Loopback

Tal como no IPv4, serve para uma máquina enviar um pacote para si mesma. Este tipo de endereços não pode ser atribuído a uma interface física. O endereço Loopback IPv6 é ::1.

Únicos locais ou "site local"

Semelhantes ais endereços privados IPv4. Este tipo de endereços, sem prefixos globais,  começam em FC00::/7 até FDFF::/7 e devem ser usados apenas dentro de um determinado ‘site’/segmento de rede.

3unique_local_address

Exemplo: fdf8:f53b:82e4::53

Endereços IPv6 com endereços IPv4 embutidos (IPv4 embedded )

Usados normalmente em mecanismos de transição/tradução de IPv4 para IPv6.

Endereços Anycast

Na prática são iguais aos endereços unicast, no entanto, podem ser atribuídos a mais do que uma interface.

Endereços Multicast

Um endereço Multicast identificam um grupo de interface, podendo cada interface pertencer a outros grupos. Os pacotes enviados para esses endereço são entregues a todas as interfaces que fazem parte do "grupo".

Veja na tabela abaixo os tipos de endereços IPv6 e seus equivalentes na versão IPv4.

ipv6-address-types_Page_2 ipv6-address-types_Page_1

[button color="#COLOR_CODE" background="#177EE5" size="small" src="http://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/ipv6-quais-os-tipos-de-enderecos/" target="_blank" ]Via | Pplware[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.