Scroll Top

Hardware Linux Notícias Tecnologia

A máquina mais poderosa do mundo tem GNU/Linux

Curso de Manutenção de Celulares

O Windows não é sistema para supercomputadores!

Pelo quinto ano consecutivo, o Tianhe-2 aka Milky Way-2, o supercomputador criado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, na cidade de Changsha (China) , mantém-se líder no TOP 500 dos computadores mais poderosos do mundo.

O Tianhe-2 tem uma performance de 33.86 petaflops (Trilhões de cálculos por segundo) e obviamente tem como sistema operacional o Linux.

Tianhe-2_00_thumb

Não há surpresas! O Linux continua a dominando por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com dados recentes, no TOP 500 existem 486 máquinas usando Linux, apesar do número de máquinas com Linux presentes no TOP ter descido de 76,7%  para 71.8%(referente a 2014). Com Windows apenas existe uma máquina.

 

Linux_02_thumb

 

Relativamente ao TOP 10, como referimos, o o Tianhe-2 continua líder com quase o dobro de performance comparativamente ao “Cray Titan” dos Estados Unidos (que é usado no Laboratório de Energia Nacional), que está na segunda posição. O Sequoia (que já ocupou a primeira posição) encontra-se atualmente no terceiro lugar e tem também quase metade da potencia do Tianhe-2.

top10_00_thumb

Comparativamente a 2014, há uma entrada nova, o Shaheen II. Esta super máquina está na Arábia Saudita ao serviço da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) . A sua capacidade de cálculo é de 5,536 petaflops o que lhe garante a sétima posição. Os Estados Unidos lideram os países com mais máquinas super potentes, tendo actualmente 233 supercomputadores.

No que diz respeito às empresas, a HP é a grande líder com 178 máquinas. Segue-se a IBM com 11 e o terceiro lugar pertence à Cray.

[button color="#COLOR_CODE" background="#COLOR_CODE" size="small" src="http://www.top500.org/statistics/list/" target="_blank" ]Via | top500[/button]  [button color="#COLOR_CODE" background="#103E85" size="small" src="http://pplware.sapo.pt/linux/tianhe-2-a-maquina-mais-poderosa-do-mundo-tem-gnulinux/" target="_blank" ]Fonte | Pplware[/button]

Comente via:

  • Facebook
  • WordPress
  • Google Plus

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Isso nem é uma grande surpresa, haja vista que a própria Microsoft e Apple utilizam servidores linux para realizar algum trabalho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.