High Tech Linux Microsoft Notícias Software Tecnologia Tutoriais Utilitários Windows

Seu Disco Físico Virtualizado com o Disk2vhd

Curso de Manutenção de Celulares

A era da virtualização está para ficar e cada vez mais podemos aumentar o desempenho dos nossos sistemas suportando novas tarefas neste tipo de tecnologia. Apresento o Disk2vhd da Microsoft, um utilitário que cria um VHD (Virtual Hard Disk – formato das máquinas virtuais da Microsoft) a partir de discos físicos para podermos utilizar no Microsoft Virtual PC ou nas máquinas virtuais Microsoft Hyper-V (VMs).

Com este programa podemos criar cópias dos nossos discos em uso para serem utilizados com o Virtual PC, por exemplo.

Primeiro, basta selecionar o disco que pretendemos tornar como “virtual” e ele mesmo criará uma cópia do mesmo em formato VHD. Após isso temos dois caminhos.  Ou acessamos o conteúdo desse novo disco virtualizado directamente através do nosso sistema operacional, para acesso aos dados que salvamos ou usamos o Virtual PC para termos uma máquina virtual “clone” do nosso sistema operacional em uso, onde podemos experimentar sem qualquer tipo de restrição ou  medo de causar algum dano ao sistema.

Um fator muito interessante é que pode-se  usar esta ferramenta para efetuar backups do nosso Windows e mais tarde usar o mesmo para fazer um “restore” em caso de azar.

Como vemos, existem muitas formas de tornar esta ferramenta útil no dia a dia.

Aqui um exemplo de uma Virtual Machine do Windows Server 2008 baseado num backup efetuado peloDisk2vhd.

Testem e usem este aplicativo, pois é uma ferramenta com imensas potencialidades, com ele você pode criar uma cópia do disco no trabalho e executar esta imagem em casa e com a grande vantagem de ser portátil. 🙂

Licença: Freeware
Sistemas Operacionais: Windows XP / Vista / 7 /Server 2003 /2008
Download: Disk2vhd 1.63 [811.68KB]
Site: Microsoft TechNet

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.