Android Conversão High Tech Notícias Tecnologia Tutoriais Utilitários

Conheça e Crie seu QR Code

Curso de Manutenção de Celulares

O QR Code também chamado de Código de Barras em 2 Dimensões, é um código de barras bi-dimensional, criado por volta do ano de 1994 por uma empresa subsidiária da Toyota no japão. As letras QR significam Quick Response, possui este nome devido a rapidez com que o código pode ser interpretado, seus criadores precisavam de um código que permitisse que o conteúdo fosse decodificado em alta velocidade, mesmo em imagens de baixa resolução. O QR Code pode ser lido por scanners, telefones celulares com câmeras e smartphones. O código dentro do QR Code é constituído por módulos pretos em um padrão quadrado ao fundo branco. A informação ali é codificada que pode resultar em um simples texto, uma URL de link para algum site ou local e outros dados para uma integração mais fácil do usuário.

Muito comum no Japão, o código QR é um dos mais populares tipos de códigos de barras utilizados no dia-a-dia.
Embora inicialmente fosse usado para catalogar diferentes partes na fabricação de veículos, o QR Code são muito utilizados em um contexto mais amplo,  incluindo aplicações de localização comercial e orientada para aplicações destinadas a
telefones celulares de usuários e anúncios e propagandas.

Os Códigos QR,  armazenam endereços e URLs que podem aparecer nas revistas, nos sinais, ônibus, cartões de visita, ou em praticamente qualquer objeto sobre o qual os usuários podem precisar de informações.

Os usuários equipado um celular com o leitor correto da aplicação pode digitalizar a imagem do QR Code, tirando como se fosse uma simples foto para exibir o texto, informações de contato ou abrir uma página web no navegador do celular. Em termos mais futurísticos essa integração ao QR Code pode ser chamada de “Vinculação de objetos do mundo físico”.

Alguns celulares inteligentes atuais também suportam o QR Code, o Google tem o seu sistema operacional Android que suporta o seu uso, incluindo o scanner de código de barras e o suporte ao direcionamento de URL do browser. Assim como o IPhone da Apple e e alguns modelos do S.O Symbian da Nokia.

O interessante é a licença do QR Code, pois está claramente definido e publicado como um padrão ISO. Aos poucos o QR Code vai criando o seu sucesso na busca pelos mais variados tipos de usuários.

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008. A Revista Galileu também aderiu QR para que o usuário tivesse acesso a informações extras através do seu celular. Muitas pessoas foram movidas pela curiosidade em saber da novidade e da possivel descoberta em saber oque realmente era aquilo.

Capacidade de armazenamento do QR Code

  • Numérica – Max. 7.089 caracteres
  • Alfanumerica – Max. 4.296 caracteres
  • Binário (8 bits) – Max. 2.953 bytes
  • Kanji/Kana – Max. 1.817 caracteres

Gostaria de criar o seu prório QR Code do seu Site assim como eu criei o meu no início desse post?
Então ligue a camera do seu celular e divirta-se! 🙂

Está com problemas em acessar? Ok, vou facilitar a sua vida e vou disponibilizar o link para a criação do seu QR Code:

Site do Projeto Site: qrcode

Site do Projeto escreveassim:

Conheça e Crie seu QR Code
Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Rafael Russo disse:

    Felipe, eu particulamente nãotenho conhecimento de algum software para o seu caso. Mas supeito que tenha algum do tipo em Java. Vou dar uma pesquisada.

    E obrigado pela Visita!

  2. Felipe disse:

    Muit bom o post, tirei algumas duvidas sobre qr code.

    Gostaria de saber qual programa eu uso para meu cell xing ling ler qr code?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.