High Tech Notícias Redes Tecnologia Telecomunicações Web Wi-Fi Windows

Redes – Novo padrão IEEE 802.16m para WiMax

Curso de Manutenção de Celulares

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) aprovou o novo padrão da norma técnica IEEE 802.16m, referente às redes locais e redes metropolitanas para a próxima geração do WiMax, que pode proporcionar velocidades de download com mais de 300 Mbps.

O IEEE 802.16m, também é conhecido como WirelessMAN-Advanced ou WiMAX-2, foi desenvolvido como o próximo passo na evolução do padrão tecnológico WiMax, o 802.16e. Esta nova tecnologia trata-se da primeira versão global para o WiMAX móvel.
A tecnologia que está em desenvolvimento há mais de quatro anos, surge em um momento em que uma maioria significativa dos operadores já se comprometeu a desenvolver redes 4G LTE (Long-Term Evolution). Esta norma compartilha algumas das características básicas da tecnologia WiMAX antiga, mas foi consolidada principalemte por um corpo de normalização tecnológica diferente.

O WiMAX atualmente é usado como serviços fixos e móveis de banda larga em muitas partes pelo mundo. O padrão 802.16e WiMAX móvel foi aprovado no meio da década passada, ao invés do LTE. Mas é esta última tecnologia que está recebendo maior suporte por parte da indústria. Além disso, no início deste ano, os maiores fabricantes mundiais de celulares apoiaram entre eles a Samsung, que é um dos grandes fabricantes que apostam fortemente no padrão WiMax-2. A empresa já realizou demonstrações públicas de uma versão provisória da norma 802.16m, usando velocidades de 330 Mbpsm, ano passado e para este ano a versão final do LTE-Advanced, com capacidade para aumentar sua velocidade até 1 Gbps.


O padrão IEEE 802.16m utiliza várias técnicas, tais como a Mimo (Multiple-In Multiple-Out), capaz de gerar de modo simultâneo múltiplos fluxos de dados. E também pode ser usado com unidades de femtocell e redes capazes de se auto-organizarem.

O WiMAX atualmente é usado como serviços fixos e móveis de banda larga em muitas partes pelo mundo. O padrão 802.16e WiMAX móvel foi aprovado no meio da década passada, ao invés do LTE. Mas é esta última tecnologia que está recebendo maior suporte por parte da indústria. Além disso, no início deste ano, os maiores fabricantes mundiais de celulares apoiaram a versão final do LTE-Advanced, com capacidade para aumentar sua velocidade até 1 Gbps.

Agora nos resta somente esperar para usufruirmos com qualidade total da tecnologia que o WiMAX2 nos oferecerá! 😉

 

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.