High Tech Notícias Tecnologia

Simplesmente 100 anos de IBM…

Curso de Manutenção de Celulares

Esta semana a Big Blue faz exatamente 100 anos, sim! Cem anos de tecnologias e histórias não é para qualquer um. A IBM foi fundada em 16 de junho de 1911 a partir de uma fusão entre 3 empresas tendo o nome de Computing Tabulating Recording Corporation (CTR). Até que em 14 de fevereiro de 1924, seu nome foi alterado para o atual, International Business Machines Corporation (IBM), nome que se tornou conhecido mundialmente até os dias atuais.


Com atualmente 400 mil funcionários por todo o mundo e após ter fabricado diversos itens como Máquinas de escrever, Calculadoras e Relógios, a IBM sem dúvida, foi responsável por importantes avanços em vários campos, onde conseguiu consagrar padrões e avanços tecnológicos dos quais fizeram um papel importante na história da humanidade.  Outros exemplos criados foram o Código de barras, Cartão magnético, o programa Apollo, onde cerca de 4000 empregados da IBM ajudaram a construir os computadores e softwares da NASA necessários para um pouso bem-sucedido da Apollo 11 na Lua, além da criação do Computador Pessoal (PC), Discos Magnéticos (HDD), memória DRAM /RAM e a invenção da Cirurgia ocular a laser contra míopia, entre tantos outros.

Eu mesmo fiquei impressionado com o pequeno Museu situado dentro do prédio da IBM aqui na cidade de São Paulo, onde a quantidade de aparelhos em exposição de todo o Século XX eram realmente muito interessantes de ver.

A importância da IBM foi mostrada até mesmo no consagrado filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey) de 1968 de Stanley Kubrick, onde é mostrado como um dos protagonistas principais o famoso super computador infalível e incapaz de erros, o HAL 9000 que pensava, agia e decidia como um ser humano, e era fabricado pela própria IBM. Se foi um jogada de marketing, realmente eu não sei, o fato interessante é que as letras HAL precedem as letras IBM em nosso alfabeto.

Já a IBM de 1980 era uma gigantesca empresa, especializada em mainframes e terminais burros. Quando falava-se de computador, vinha o nome IBM sempre atrelado. Entretanto, percebendo a crescente demanda por computadores pessoais, a IBM decidiu criar um pequeno grupo de 12 pessoas, para desenvolver um computador pessoal de baixo custo.

Foi criado o PC, que era considerado um projeto para testar a demanda do mercado. O projeto chegou a ser marginalizado dentro da empresa, pois muitos executivos acreditavam que o IBM PC poderia concorrer com outros produtos do portfólio da própria IBM.
Depois de quase um ano de desenvolvimento, o primeiro PC foi lançado em 12 de agosto de 1981 com o nome modelo de IBM PC 5150. Para cortar custos e acelerar o desenvolvimento, a equipe decidiu que usaria apenas componentes-padrão, que pudessem ser encontrados facilmente no mercado.

O modelo 5150 foi realmente um sucesso devido ao nome e fama, da IBM, a construção de alta qualidade (especialmente o teclado e monitor), expansão e grande decisão da IBM de publicar completa especificações técnicas. O IBM PC tinha manual técnico incluído e diagramas de circuito e com código fonte completo para a BIOS! O PC 5150 se tornou um padrão IBM e executou o mercado de computadores empresariais até o final da década de 80.
Agora, podemos considerar que cerca de 90% dos microcomputadores são PC compatíveis e podem executar o finado MS-DOS ou Windows (No início, o Windows era apenas uma interface gráfica para MS-DOS, mas isso é outra história). Até mesmo o Machintosh em versões um pouco mais antigas, utilizou por muito tempo os processadores PPC (Power PC) que eram fabricados também pela IBM.


Hoje, os sistemas eletrônicos de processamento de dados têm fundamental importância nas atividades de exploração espacial, produção e aproveitamento de energia nuclear e em inúmeros outros campos da ciência e da indústria. Até mesmo os vídeo games atuais como  Wii, Playstation 3 com o Cell e Xbox 360 com Xenon, possuem processadores fabricados pela da própria IBM.

Abaixo segue um Vídeo comemorativo dos 100 anos da International Business Machines.

Se você utiliza um PC, usa cartão de crédito ou joga Video Game, agradeça a IBM por desenvolver e inserir estas tecnologias e padrões nos dispositivos que mais utilizamos hoje e que fazem parte da nossa vida. Parabéns IBM! 😉

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.