Curiosidades High Tech Notícias Tecnologia

NASA realiza update de software do Curiosity

Curso de Manutenção de Celulares

Pode parecer “coisa de outro mundo“, mas o jipe-robô explorador do planeta vermelho, foi atualizado remotamente pela equipe de engenheiros resposáveis da NASA.
Não são apenas os nossos pequenos dispositivos do dia a dia que precisam de ser atualizados. O Curiosity, descrito como a máquina de exploração espacial mais evoluída já lançada, também precisa de pequenos ajustes e certas configurações. Ao contrário do que acontece com os nossos dispositivos este update não serve para corrigir bugs, mas sim para instalar um software melhorado para futuras missões.


Esta atualização de software é explicada pela própria NASA sendo uma forma de adaptar o “cérebro” do Curiosity às novas missões que a mesma terá que desempenhar. O software até agora instalado tinha informações descartáveis que neste momento não seriam mais necessárias, como os procedimentos de aterrissagem por exemplo.

A atualização do software do robô ocorreu em uma série de etapas que foram iniciadas no dia 10 de agosto e terminadas dia 13 de agosto.
Com as novas capacidades atreladas ao novo update, o jipe-robô explorador será capaz de detectar e evitar obstáculos durante deslocações, funcionalidade basicamente essencial para o sucesso da missão. Isto permite movimentações mais longas, dando mais autonomia para identificar e evitar potenciais riscos e perda de alguns bilhões de doláres (US$ 2,5). Já os outros novos recursos facilitam o uso das ferramentas como a do braço robótico e seu pequeno “kit” que contém um instrumento a laser para controle da composição elementar de rochas; sua broca e recepiente. É através deste braço robótico que são colhidas as amostras de solo para serem peneiradas e posteriormente separadas e analisadas.

Agora deixo a pergunta no ar, nesta missão qual é o mais importante, Hardware ou Software? 😉

Site do Projeto Fonte: NASA

NASA realiza update de software do Curiosity
Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.