Aplicativos Celulares High Tech Notícias Redes Telefonia

Tecnologia Push to Talk: Você ainda vai usar

Curso de Manutenção de Celulares

Post exclusivo gentilmente cedido pela equipe da Nextel.

A tecnologia PTT, trazida ao Brasil pela Nextel, facilita a interação entre pessoas ou grupos com interesses em comum. Ela funciona por meio de pacotes VoIP e half-duplex, permitindo uma interação unidirecional bastante acessível e abrangente.
Ela pode ser explicada, de maneira bem resumida, como um aprimoramento do já conhecido walkie-talkie. A diferença entre eles consiste no fato de que, por meio do walkie-talkie, as pessoas ouvem e falam ao mesmo tempo. No PTT, apenas um fala por vez, facilitando conferências e, porque não, orientações de um líder para um grupo, por exemplo.


Ainda em relação ao walkie-talkie, a tecnologia PTT supera o alcance, pois ela usa as redes de cobertura de celular, que são bem abrangentes, para realizar a transmissão de dados. Outro beneficio é que ela não necessita de muita largura de banda para funcionar de maneira satisfatória.

Os principais benefícios dos usuários da tecnologia PTT são:

 

Comunicação rápida, eficiente e econômica. Não há limites de tempo para ligações de rádios e telefonia local, assim como de um aparelho Nextel para outro;

Há a opção de SMS e WAP ilimitado, além de rastreamento via GPS, o que facilita localização de usuários. A Nextel, inclusive, tem um programa localizador que utiliza o GPS, facilitando o trabalho de equipes de campo (saiba mais clicando aqui);

Conversas mais nítidas graças ao sistema de inibição de ruídos dos aparelhos.

O cenário brasileiro atual

A Nextel trouxe essa tecnologia para o solo brasileiro e, desde então, é pioneira em buscar melhorias na implementação desse tipo de serviços. O alcance da tecnologia e a resposta dos usuários são positivos, com público seleto e fidelizado.

Embora o mercado nacional conte com operadoras bem consolidadas e com potencial competitivo forte, apenas recentemente algumas demonstraram interesse em oferecer serviços baseados na PTT. Esta competição a ser instaurada é extremamente saudável para o o consumidor. Isso porque, dessa forma, as prestadoras de serviços para telefonia móvel passarão a trabalhar para se destacar, o que pode proporcionar custos mais acessíveis, além de facilitar o uso, já que quanto mais pessoas usarem a tecnologia melhor.

Fato é que essa maneira de se comunicar é mais ágil e, portanto, ganhará mais adeptos.

Site do Projeto Mais informações: nextel.com.br

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ricardo Amaral disse:

    Sou muito mais o serviço de ptt da Poctel, não fico preso em nenhuma operaadora e funciona no Brasil todo. Há e funciona em pré-pago!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.