High Tech Linux Notícias OpenSource Tecnologia

Carros com Linux? Conheça o projeto Automotive Grade Linux

Curso de Manutenção de Celulares

A Linux Foundation, uma fundação sem fins lucrativos dedicada exclusivamente em promover o crescimento do Linux. Anunciou recentemente o seu mais novo grupo de trabalho, o AGL (Automotive Grade Linux Workgroup). Com este novo grupo de trabalho terá a intenção de facilitar e colaborar com as indústrias automotivas acrescentando avanços no desenvolvimento de dispositivos para automóveis, proporcionando uma plataforma de referência da comunidade em que as empresas poderão usar para a criação de seu produtos.

Este grupo de trabalho já conta com diversas empresas dos dois ramos: Tecnológico e Automotivo, primariamente temos a Jaguar Land Rover, Nissan e Toyota que estão entre as primeiras montadoras a participar do AGL. Já outros membros incluem as empresas do ramo tecnológico; Aisin AW, DENSO Corporation, Feuerlabs, Fujitsu, HARMAN, Intel, NEC, NVIDIA, Reaktor, Renesas, Samsung, Symbio, Texas Instruments e Tieto.

Com o GAL, sabemos que haverá em um futuro não muito distante, uma grande revolução que afetará muita coisa na indústria automotiva. As montadoras estarão utilizando novas tecnologias que atenderão as expectativas dos consumidores mantendo a mesma conectividade em seus carros, assim como os consumidores dispõe hoje em suas casas e escritórios.

A Linux Foundation vai centralizar este esforço de todos os envolvidos, proporcionando um ambiente neutro para a colaboração entre a comunidade do kernel Linux e outras comunidades de software livre e também os colaboradores da indústria automotiva.


A idéia inicial do projeto em si, será baseado na utilização do Tizen OS, um sistema operacional open source baseado em Linux com interface gráfica em HTML5, inicialmente desenvolvido pela Linux Foundation com foco em smartphones, tablets, smart TVs, netbooks e agora em veículos e diversos outros tipos de sistemas embarcadados.

[notification type=”success”] “Este grupo de trabalho irá alavancar o Tizen para criar um Debian ou Fedora-como o projeto para a indústria automotiva”, disse Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation. “Com essas distribuições da comunidade, o grupo de trabalho da AGL, rapidamente alimentará as tecnologias de ponta para montadoras e seus parceiros, que poderão construir produtos baseados em Linux  em um mesmo padrão, para os carros mais novos no futuro.” [/notification]

O foco será criar equipamentos e serviços em uma plataforma informatizada e universal aos veículos dos consumidores em que permitissem por ex. que qualquer smartphone, pudesse ligar-se com os sistemas do veículo e obter informações básicas como nível do óleo, água do radiador ou até mesmo mais complexas como parafusos faltantes, válvulas danificadas etc.


Usufruindo do grande benefício que este projeto trará, começo a imaginar diversas possibilidades – Algo como aplicativos adquiridos por mim em meu Smartphone. Por ex. um GPS , onde eu poderia transferí-lo para meu veículo com todas as minhas configurações atuais, lugares, endereços marcados e muito mais. E claro com o padrão desta plataforma universal, ao trocar meu veículo por outro de montadora ou marca diferente, a transferência dos dados e apps seria extremamente simples e confortável.

Vou esperar ansiosamente durante alguns anos pela evolução destas tecnologias e sua acessibilidade – Depois esperarei mais alguns anos para adquiri-lá no mercado de forma barateada, devido ao fato que não pertenço ao escasso grupo de pessoas afortunadas. E logo, esperarei durante mais alguns anos para usufruir da plataforma, pois eu moro no Brasil e montadoras, governos, impostos aqui… bom… deixa pra lá!
Querendo ou não, a tecnologia fará parte de todos automóveis no futuro, facilitando e adicionando conforto e mais segurança a todos. Já a parte mais engraçada e não menos interessante, será quando for levar o veículo para manutenção, e lá perguntarem: Qual é mesmo o IP do seu Carro?! 😉

Fonte: automotive.linuxfoundation.org

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.