Curiosidades High Tech Notícias Tecnologia

Padrão Qi para a tecnologia de carregamento sem fio – O seu tempo é agora?

Curso de Manutenção de Celulares

Garanto que o Capitão Kirk teria levantado uma sobrancelha vendo os maravilhosos recursos e benefícios que tecnologia sem fio de hoje nos oferece e claro, sendo utilizada também a bordo da sua nave Enterprise.
Atualmente temos em nosso alcance diversos equipamentos sem fio para os mais variados fins. Temos internet sem fio, controles remotos, equipamentos médicos, fones de ouvido, teclados, mouse e telefones sem fio. Mas com toda essa tecnologia sem fio ao nosso dispor, talvez o Capitão Kirk ou Spock não darão aumento de salário para a tripulação da Entreprise, justamente porque ainda necessitam recarregar suas armas na tomada elétrica.

Voltando a realidade, nos atuais é tedioso ainda ver que nossos gadgets necessitam permanecer presos a um fio e uma tomada sempre que precisam de energia para serem recarregados. De um modo geral é um fator irritante, dado que a tecnologia de carregamento sem fio está disponível desde que Nikola Tesla demonstrou pela primeira vez  através da indução magnética ainda na década de 1890.
É lógico dizer que o carregamento sem fio nem sempre foi tão eficiente como ligar em uma tomada, mas a tecnologia melhorou muito. Com receptores sendo integrados diretamente em dispositivos, a indução magnética e seu método de carregamento está tão rápido nos dias atuais, que se assemelha como se estivessemos utilizando uma tomada com fio.

Devido aos avanços desta tecnologia de carregamento sem fio, foi criado um padrão pela Wireless Power Consortium o padrão de nome Qi.

O Wireless Power Consortium define Qi como o padrão internacional para carregamento sem fio interoperável. Qi (vem uma palavra chinesa sendo significado para “fluxo de energia vital”, pronuncia-se “tchi”) é uma nova propriedade padrão de interface, desenvolvido pela Wireless Power Consortium para a transferência de energia indutiva elétrica em distâncias de até 40 milímetros.
Logo todos os produtos serão interoperáveis e poderão ser reconhecidos pelo logotipo “Qi“. Telefones, câmeras, controles remotos, telefones sem fio e todos os eletrônicos móveis que levam o logotipo irão funcionar com o carregamento sem fio.

O sistema Qi compreende que um dispositivo transmissor de energia está posicionado próximo a um receptor compatível (bateria do dispositivo portátil) então irá começar a carregá-lo através da indução magnética, caso o mesmo necessite de energia.

Este será o padrão na indústria, ou seja, através do Qi qualquer dispositivo receptor de energia poderá obter carga de carregamento de energia através de qualquer transmissor. A idéia deste padrão adotado é genial, pois facilitaria recarregar seu dispositivo utilizando um carregador sem fio do seu amigo.
Quem não se  lembra da temida época em que não havia um padrão de carregamento de energia? Lembro que os diversos fabricantes de celulares tinham seus diversos modelos de carregadores diferentes, onde cada tipo de carregador com fio, não funcionava em celulares ou telefones diferentes por serem de outros fabricantes. Sim, isto era horrível…


Hoje os fabricantes de dispositivos móveis que estão envolvidos nesta tecnologia são HTC, Huawei, LG Electronics, Motorola Mobility, Nokia, Samsung e Sony que já estão trabalhando com o padrão Qi para um futuro próximo e interoperável entre seus dispositivos.

Características principais do padrão Qi

  • Conectores e cabos desnecessários
  • Alta flexibilidade
  • Tecnologia confiável e conveniente.
  • Interoperabilidade 
  • Blindagem eficaz
  • Detecção de objetos estranhos e métodos de análise
  • Energia não radioativa

Fique Ligado, mas não amarrado! É comum dizer que um desenvolvimento tecnológico trará mudanças imensas em nossas vidas e, no caso de energia sem fio, estamos começando a ver essa transformação ocorrendo. e… começo a ver o esboço de um sorriso no rosto do Capitão Kirk!😉

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.