Curiosidades High Tech Internet Notícias Web

Como fasso pra escrever direitu na internet?

Curso de Manutenção de Celulares

Comesso este post de uma maneira totalmente equivocada. Se voçe veio aqui justamente pelo título da matéria, recomendo que leia atentamente até o final.

380578681_8ed606f7b0

Um pouco de História

Navego pela internet  ah um bom tempo e por consequencia, já vivenciei muita coisa desde então. Lembro de quem possuia o modem mais veloz do universo, uma  placa FAX/MODEM de 33.600 BPS que custava “apenas” R$399,00 em 1996, era coisa de gente realmente afortunada.

Quase 17 anos depois a tecnologia avansou muito, os computadores ficaram mais acessíveis, tivemos o acesso mais fácil e  rápido a internet, hoje temos o Google, Youtube e muito mais.

Então foi aí que comecei a refletir para a elaborassão desta matéria. -após, muitos anos neste ambiente, vi todo o crecimento do modo de escrever errado que pessoas se comunicam entre si na internet.

Nada escapa, Fóruns, Redes sociais, matérias em alguns sites de notícias, mensagens SMS e principalmente os comentários em sites e blogs. A quantidade crescente de usuários que escrevem errado na web de hoje é um fato relativamente alarmante.

Confeço também que resolvi seguir e investigar algumas pessoas pela web (sim, sou louco). Segui conhecidos, vizinhos, parentes e muitas, mas muitas pessoas desconhecidas.

Caso eu visualizaçe algum comentário, asunto ou diálogo com “mancadas no português“, erros ortográficos muito fóra do comum, eu passava instantâneamente a seguir e investigar se aviam outros casos similares das mesmas pessoa em específico.

Com este meu insano estudo pífio, digo que existem 4 tipos de “escritores errôneos” pela web no Brasil:

 

 O Veloz preguiçoso

servicos-de-mensagens-pela-web-como-o-whatspapp-estao-cada-vez-mais-populares-no-mundo-1367511135934_615x300
Este é o mais comum de se encontrar, vive escrevendo errado no PC, no Smartphone e no tablet. Escreve rápido a todo momento em todo o lugar, na maioria das vezes, até percebe seus próprios erros ortográficos.

Este é adepto do temido erro de digitaçãop.

-As vezes corige as vezes não.

*corrige

Mas sempre devido a pressa de escrever rapidamente aliada a preguiça, a autocorreção não é muito importante, simplesmente por demandar tempo em analisar suas palavras erradas. Por fim, fica errado mesmo.

 

O Aprendis 

tablets_crianca
Geralmente são os mais jovens, muitos são estudantes que ainda não aprimoraram totalmente o conteúdo da “facílima” lingua portuguesa de nosso pais. Por estatística de idade, cada “aprendiz” aumenta consideravelmente seu vocabulário e conhecimento ortográfico/gramatical a cada ano letivo na escola.

Entre um ano escolar e outro, surgem novas palavras sem explicação definida por terem vindo do mundo tecnológico ou do inglês. Por ex. eu ja vi muitas crianças indo “baichar” um aplicativo ou um joguinho para seu tablet.

Mas caso pergunte a essas mesmas crianças de 8,9 e 10 anos para conjulgar o verbo “Baixar” ela saberá desde o Presente do indicativo até o Pret. mais-que-perfeito de forma correta, indo além conforme aprendeu na escola.

O Desprovido incapaz?

Arne_Hoffman
Por um lado este até pode ser o menos culpado de todos. Por diversos motivos decorridos ao longo da vida, não podemos culpá-los pelo baixo conhecimento que possuí.
Geralmente são pessoas com idades mais avançadas que por escolha, tiveram que se privar dos estudos bem cedo na vida, ainda mais em um país onde a educação nunca foi a das melhores.

No entanto também podemos culpar aqueles que possuem e sabem muito bem utilizar os recursos tecnológicos de hoje, como computadores e smartphones e a própria internet. Com este conhecimento tecnológico, poderião almentar seu aprendizado com cursos online, aulas didáticas de conceituados professores no Youtube.

Tudo isso de maneira totalmente gratuíta, mas por “N” motivos, a pessoa não retoma sua volta aos estudos (online ou sala de aula) por não ter o verdadeiro interece em agregar mais conhecimento ou por não ir buscar o conhecimento faltante em sua vida com relação ao nosso idioma português.

 

O normal do meio termo

internet brasil
Deste grupo fazem parte as pessoas que tiveram uma boa educação gramatical. Generalizando, suponho que seja a grande maioria das pessoas (eu/tu/ele/nós/vós/eles :p).

ex 1.:
Ao escrever no (Word) computador, no carderno, SMS, no bate papo, chat ou Facebook.
Caso encontrem algum erro em acentuações em  frases ou palavras, já corrigem imediatamente com o sem corretor ortográfico. -corrigem por serem profissinais, pelo bom senso ou principalmente temendo ser
vítimas de gozação.

ex 2:

Sou da TI e na empresa em que trabalho converso em inglês com canadenses e franceses.
Em algum momento escolar da minha vida, lembro de ter aprendido algo sobre “Conjugação perifrástica“, mas não lembro de nada sobre o assunto.
Então como eu não trabalho com “Conjugação Perifrástica” no meu dia-a-dia profissional, por enquanto não preciso aprender nada sobre o assunto neste momento.

Os pertencentes a este grupo possuem algum conhecimento gramatical, lembram sucintamente algo sobre substantivos, adjetivos, pronomes e artigos. Mas perderam o aprendizado das aulas de português e gramática devido ao tempo que foram exporadicamente esquecidos ao longo dos anos pela não utilização.

Fato este em que EU considero quase normal, mas não o correto.

No período do ensino médio de nossas vidas aprendemos muito sobre a difícil língua portuguesa, mas hoje não executamos diariamente para nossas “conversas escritas casuais” no PC, Tablet e celular. Se erramos, podemos corrigir ou deixamos errado por preguiça, mas sempre tentamos ser coerentes.

535609_561416343868897_915785944_n

Assim como as crianças, utilizamos nossos conhecimentos baseando-se no que já aprendemos, se erramos, somos corrigidos e assim aprendemos. Alguns já aprendem da maneira mais dura possível, perdendo oportunidades valiosas na vida ou até pior: passando vergonha.

Já para o ambiente profissional de trabalho em uma empresa ou uma poscível candidatura a concursos públicos ou faculdades; Nós corremos atrás para estudar eaprender ou reaprender sobre gramática e língua portuguesa, mesmo que seja temporáriamente para o somente obter os méritos finais daquilo que almejamos no momento.

 

Conclusão

67922_557351144275417_534047684_n

Não sou nenhum especialista no assunto, muito menos professor. Nem sou do ramo, mas tento escrever corretamente sempre e a todo o momento.

Há muito tempo eu estava pensando em publicar uma matéria deste tipo e estão aí minhas opiniões.
Sinceramente eu não aguentava mais ler na internet, palavras que eram extremamente simples serem escritas tantas formas erradas onde  não eram tidas como erros de digitaçãop.

Um triste e infeliz fato que vem crescendo gradativamente com o tempo.
É até meio irônico um blog sobre tecnologia de nome “escreveassim” tratar sobre um assunto deste tipo. Assunto este que não faz parte integralmente de nosso conteúdo.

Sobre os erros, falhas gramaticais e ortográficas desta publicação, não as considere normal. Fiz de modo proposital.

[message_box title=”” color=”red”]Fiz para você leitor, refletir sobre cada erro acima e me julgar da pior maneira possível. Exatamente da mesma forma que você será julgado pelo resto da sua vida, caso continue escrevendo de forma incorreta.[/message_box]

 

Um abraço aos que prezam pelo Português Correto. – aos outros, ainda há tempo…

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Bitetti disse:

    Haahhaha excelente artigo.
    E acho q a preguiça é um problema enorme já que basta um Ctrl+T e digitar no Google a palavra que ele logo dá a ortografia e o link para a Wikipédia.

    Sou do quarto grupo. Na verdade nunca as aulas de português chegaram a entrar na minha cabeça.

  2. Maciel! disse:

    Documentário “Perveito”! 🙂

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.