Android High Tech Notícias Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Android 4.4 KitKat

Curso de Manutenção de Celulares

Recentemente a Google anunciou quais novidades poderemos contar com o novo Android 4.4 KitKat. As mudanças não são tão radicais mas provam que o Android se torna um sistema cada vez mais maduro, otimizado e eficiente.

Neste humilde espaço iremos abordar em certos detalhes algumas novidades e novas funcionalidades do novo Android 4.4 KitKat e descobrir o que a Google andou preparando pra os amantes do robozinho verde.

kit-kat-4.4-escreveassim

Android 4.4 KitKat: mais simples e sua interface mais limpa

A primeira coisa a ser vista neste novo Android são as novidades a nível de design.

Mais limpo e arejado, o Android 4.4 KitKat mostra-se mais simples e fácil de utilizar.

Para isso conta agora com as barras de notificações e botões transparentes. Esta última pode ser agora totalmente ocultada por aplicações que correm em tela cheia como jogos por ex.

Esta era uma das coisas que menos gostava na atual interface e é por isso com bons olhos que vejo chegar esta mudança.

android-4.4-escreveassim

 

O tipo de  fonte também foi um pouco modificado, está ligeiramente mais condensada o que nos permite ter mais informação na tela de modo simultâneo.

Há também um novo launcher de aplicativos sendo que no geral são perceptíveis alguns ajustes aqui e ali que vão precisamente no sentido de aligeirar a carga visual da interface.

 

android_4-4_chamada

A partir de agora vamos poder procurar números e contactos de empresas ou serviços directamente no marcador telefónico. Ou seja: basta ir ao marcador, digitar algumas letras que começam logo a aparecer resultados de empresas e negócios perto de nós. Muito fixe.

Mas não é só ao fazer chamadas que as coisas melhoram. Também ao receber chamadas de um número que não está na nossa lista de contatos o Android vai agora procurar diretamente na base de dados do Google Maps para tentar encontrar alguma correspondência ou informação da pessoa do outro lado da linha.

Se de fato o número em causa for encontrado então será mostrado o nome e imagem correspondente. Esta é de fato uma funcionalidade bastante interessante.

Android 4.4 KitKat Contactos

Além disso o Android 4.4 KitKat faz um gerenciamento um pouco mais inteligente da nossa lista de contatos. O sistema vai passar a ter capacidade para perceber melhor os nossos hábitos e os contatos com quem mais lidamos no dia-a-dia.

Com esse conhecimento a lista será reordenada quase que em tempo real para que seja cada vez mais fácil e rápido encontrarmos o contacto de que realmente precisamos, que são na verdade aqueles que mais ligamos.

Mensagens e Hangouts? É tudo a mesma coisa

O Hangouts é uma das funcionalidades centrais deste novo Android 4.4 KitKat. Se reperar no print do KitKat é possível ver que o app de mensagens foi substituído pelo Hangouts.

Android 4.4 KitKat Hangouts

Isto porque o Hangouts passou a incorporar o gerenciamento de SMS. Ou seja, o Hangouts quer ser cada vez mais o centro de toda a nossa comunicação. Através deste podemos agora enviar e receber SMS, mensagens instantâneas, chamadas de voz via internet ou fazer vídeo-chamadas.

Google Now e assistente pessoal também foram melhorados

Claro que no meio disto tudo o Google Now também foi alvo de diversas melhorias e novidades.

A partir do Android 4.4 KitKat o Google Now está disponível através de um gesto que tem sido cada vez mais comum: o deslizar do dedo da esquerda para a direita a partir da borda do tela.

Ou seja: quando estivermos na tela principal do telefone (portanto fora de qualquer aplicação ou menu) basta deslizar o dedo da esquerda para a direita para ter acesso ao Google Now.

Android 4.4 KitKat Google Now

As novidades do Google Now não ficam por aqui. O Google Now pode agora enviar informações que talvez possam nos interessar ou que estão baseadas em nossa localização, sites que costumamos visitar ou até mesmo programas de TV e etc..

A pesquisa agora não se limita à internet. Quando fazemos uma pesquisa através do Google Now, além dessa busca ser feita na internet o conteúdo também será pesquisado em nosso dispositivo e também nos aplicativos que estão instalados.

 

Android 4.4 KitKat Google Now

 

Além disso o reconhecimento de voz foi melhorado e a Google afirma que o Now está 25% com menos erros do que a versão anterior. Infelizmente, e que tenha conhecimento, o suporte para reconhecimento de voz offline em português assim como o suporte do Google Actions na nossa língua parece continuar de fora.

As alterações que não conseguimos ver

Tudo isto são coisas interessantes “ao simples olhar” mas de fato o as verdadeiras modificações do sistema não estão visíveis como a otimização e gerenciamento de memória.

Através de uma tentativa de reduzir no futuro a fragmentação do Android para torná-lo mais eficiente em dispositivos que tenham pouca memória RAM (como por exemplo 512MB): todas as aplicações Google usam agora menos RAM para funcionar.

Além disso as novidades introduzidas fazem com que o Android rode melhor em dispositivos mais fracos como relógios inteligentes. Há aqui uma clara indicação da meta que a Google pretende seguir o seu sistema nos próximos meses: alcançar cada vez mais dispositivos que vão além de smartphones, tablets ou relógios.

Outras novidades do Android 4.4 KitKat

1 – Sempre à escuta

Com o Android 4.4 KitKat, exatamente igual ao Motorola X, basta dizermos “OK, Google” para o nosso telefone “acordar” e ser possível comandá-lo pela voz.

Android 4.4 KitKat Ok Google

Ou seja: já não precisamos de pegar no telefone para que fazermos algumas coisas simples que precisamos.

2 – Maior autonomia para reproduzir músicas

A Google incluiu uma nova funcionalidade chamada de Audio Tunneling. Basicamente isto quer dizer que em dispositivos que tenham um processador de áudio dedicado, o som da reprodução musical passa a ser diretamente tratado por este.

Isto permite que o processador principal deixe de ser utilizado para este tipo de tarefas, poupando a bateria. Segundo a Google, graças a este Audio Tunneling o Nexus 5 permite até 60 horas de reprodução musical! :O

3 – Capas de álbuns em background e na tela de bloqueio

Ao reproduzir música ou passar um vídeo através do Chromecast o Android agora vai colocar automaticamente no fundo o álbum ou uma imagem do vídeo como fundo do nosso tela de bloqueio

Android 4.4 Artwork

4 – Multitasking mais rápido

A Google também trabalhou na otimização do sistema para que a transição entre aplicações assim como a resposta ao nosso toque seja cada mais fluída e rápida.

Android 4.4 Multitask

5 – Emojis em todo o lado

Quer seja em mensagens, emails ou notas (ou em qualquer lado que use o teclado do Android) teremos acesso aos Emojis, sim eles que vieram do Gmail com o intuito de dar mais cor e sentimentos às nossas conversas.

Android 4.4 Emoji

6 – Impressões facilitadas

Com o Android 4.4 KitKat é mais fácil imprimirmos documentos, fotos ou mesmo páginas web. Basta termos uma impressora ligada ao Google Cloud Print, ao HP ePrint ou qualquer impressora que tenha apps na Play Store.

7 – Fotos com HDR+

Já todos vimos exemplos por aí de smartphones que tiram fotos em HDR. Isto consiste em tirar várias fotos da mesma cena, com exposições diferentes, e combiná-las para obtermos uma maior gama dinâmica.

O Android 4.4 KitKat vem com um modo HDR+ que veio melhorar este processo, graças a um novo modelo de ruído que permite distinguir desfocagem por movimento do verdadeiro ruído digital vindo do sensor.

8 – Nova Galeria Google Fotos

A galeria está mais interessante, rápida, limpa e com um novo nome. – denominada de Google Fotos o seu diferencial principal é a possibilidade de realizar o login com sua conta Google e fazer backups de suas fotos no Google+.

google-fotos google-fotos-2

Resumindo

Apesar de ainda ser muito recente o Android 4.4 KitKat se mostra uma nova versão não é uma revolução mas sim uma verdadeira evolução. Nada como o “tempo” para dizer como o novo sistema se comportará diante dos diversos dispositivos móveis novos e claro, os mais antigos também, não é Google? 😉 Vamos aguardar!

[button color=”#COLOR_CODE” background=”#00C4C3″ size=”medium” target=”blank” src=”http://www.revolucaodigital.net/2013/11/01/android-4-4-kitkat-oficial-65751″]Via RD[/button] [button color=”#COLOR_CODE” background=”#COLOR_CODE” size=”medium” target=”blank” src=”http://www.android.com/intl/pt-BR_br/kitkat/”]Android Kitkat[/button]

 

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Android 4.4 KitKat
Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.