Hardware High Tech Notícias Tecnologia

Archival Disc é o novo padrão para discos ópticos de 300GB até 1TB

Curso de Manutenção de Celulares

Após alguns meses do acordo para desenvolvimento de um “possível” substituto do blu-ray a Sony e a Panasonic, finalmente anunciaram nesta segunda-feira o lançamento do novo padrão de discos ópticos. Inicialmente voltado para uso profissional a nova tecnologia foi nomeada de Archival Disc, com capacidade de armazenamento de até 300 GB de dados e deve chegar ao mercado a partir da metade de 2015, segundo as duas empresas parceiras.

archival-disc-escreveassim.com.br

O novo formato seguirá sendo desenvolvido após seu lançamento, e a ideia é fazer sua capacidade de armazenamento aumentar gradativamente, mas mantendo as dimensões de um Blu-ray de 50 GB. De acordo com o mapa de evolução proposto pelas companhias, os Archival Discs deverão saltar de 300 para 500 GB e, posteriormente, para 1 TB, sempre em dupla-face e com três camadas (ou layers) de cada lado do disco.

Para conciliar toda essa evolução, novas tecnologias de processamento de sinal também serão inseridas conforme o padrão evoluir, garantindo o aumento no espaço e uma maior qualidade de reprodução.

A versão de 500 GB passará para um sistema de “high linear density”, que deve aproveitar melhor a superfície dos discos e ser usada também pelo Archival Disc de 1 TB. Ela ainda virá acompanhada de uma nova tecnologia para cancelar interferências, chamada de ISIC ou  “inter symbol interference cancellation”. Por fim, a unidade de maior capacidade trará um sistema de gravação em múltiplos níveis (“multi-level recording“), que permitirá a ela chegar a tanto espaço em um único disco.

Aproveitando as capacidades inéditas de armazenamento para discos ópticos, os Archival Discs ainda deverão ser bem duráveis, resistindo ao tempo de pelo menos 50 anos, segundo a PCWorld. Eles possuem “propriedades excelentes para se proteger do ambiente, sendo resistentes à poeira e à água”, de acordo com o comunicado de uma de suas desenvolvedoras, a Sony. Vale ressaltar que a tecnologia apesar de ter um custo elevado, foca sua usabilidade para uso profissional, já que as duas empresas ainda não consideram o novo padrão de discos ópticos para uso doméstico.

[button color=”#000000″ background=”#BEFF1E” size=”small” target=”blank” src=”http://info.abril.com.br/noticias/ti/2014/03/sony-e-panasonic-anunciam-novo-padrao-de-discos-opticos.shtml”]Via INFO[/button]

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.